sábado, 25 de agosto de 2012

Se Deus Quiser

Sempre ouço pessoas dizerem “se Deus quiser”. Se bastasse a vontade de Deus para que tudo acontecesse então todos estaríamos felizes, salvos, curados, e só na benção. Porém, não é a vontade de Deus que domina sobre todos, como pudemos ler na mensagem da semana passada: “Deus está no controle de tudo?”. Todos têm o “livre arbítrio” que significa “juízo livre”, ou seja, a capacidade de escolha por sua vontade própria entre o bem e o mal, entre o certo e o errado. Portanto para ter efeito a frase “se Deus quiser” é necessário que a pessoa que a pronunciou seja alguem que vive fazendo a vontade de Deus e entregou sua vida por completo em suas mãos. Mas, como chegar a este nível de entrega? Como alcançar a vitória, a cura, a libertação? Jesus nos dá a resposta em Mateus 7:7 que diz : Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.”

Um grande exemplo de busca foi o da mulher do fluxo de sangue. Encontramos esta história em Lucas 8:43-48; que nos conta que havia um mulher que tinha uma hemorragia há mais de 12 anos, esta já havia gasto todo dinheiro com médicos e sofrera muito com tudo isto, não só com tratamentos malucos, afinal a medicina era bem diferente da de hoje, mas também com toda a humilhação e rejeição que uma mulher com fluxo sofria naquela época. A mulher era considerada imunda (Lev. 15:19;25-27), não podia tocar em ninguém e nem ser tocada. Sua cama e todo o lugar que se assentava eram imundos e deviam ser separados para não contaminar aos outros. Ela não podia tocar nos alimentos que não fosse o dela e a função de ser mãe, que era uma das maiores honras de uma mulher, não poderia ocorrer já que seu marido não a tocava e muito menos deitaria com ela. Sem carinho, sem honra, humilhada, desenganada pela medicina e fraca fisicamente (afinal não havia transfusão de sangue nem tão pouco complexos vitamínicos para suprir a falta de todo o sangue perdido), vivia escondida para fugir dos comentários e não tinha mais alegria na vida.

Esta mulher representa a muitos de nós, há momentos que queremos nos esconder de tudo e de todos, nos sentimos fracos, desmoralizados, humilhados, sem esperança, sem animo e não há ninguém que possa nos ajudar, mal temos coragem de encarar a nós mesmos no espelho quem dirá aos outros. O sangue simboliza a vida, a mulher estava perdendo toda a sua vida, como nós, em muitas situações, num casamento infeliz, escravos a uma situação financeira embaraçosa, com depressão, com a perda de alguém ou de algo importante para nós, talvez a falência de um negócio ou mesmo ver um filho nas drogas ou no crime, tudo isto nos traz vergonha, humilhação, fraqueza e muitos nos dizem que não há mais solução e então não há mais alegria em viver, a vida se torna pesada.

Mas aquela mulher ouviu dizer sobre Cristo e que este estaria ali na região. Logo ela entendeu que era necessário ir atrás, era preciso BUSCAR. Então ela venceu ao desanimo, se vestiu de forma a ocultar-se, pois havia uma grande multidão e se a vissem ela seria expulsa, pois onde há multidão há aperto e um toca no outro. Ela continuou com sua busca. Mesmo fraca conseguiu se desvencilhar de todos e entre cutucões, empurrões e apertos ela estava ali, próxima das costas de Cristo, mas não tão perto. Era preciso mais atitude, precisava se humilhar ainda mais. Então ela se ajoelhou, recebendo mais cotovelas e até pisadas por estar em um nível mais baixo que todos ali. E esticando seu braço ela conseguiu tocar na orla da veste de Cristo, pois ela cria que isto bastaria para receber sua cura. Seu fluxo era contínuo e forte e então ela sentiu imediatamente que o mesmo havia cessado. Ela estava curada.

Sua vida mudou completamente, acabaram os dias de humilhação, rejeição, isolamento, fraqueza, agora ela poderia ser tocada, abraçada, beijada, poderia se deitar com seu marido, se alimentar junto com a família. Ela seria uma nova mulher, teria uma nova história, mas para Jesus isto não era o suficiente, Deus sempre nos surpreende quando somos sinceros e nos humilhamos diante de Seu Poder.  Então Cristo lhe deu mais uma oportunidade, agora era preciso que ela confessasse sua fé diante da multidão.

“Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem. Mas disse Jesus: Alguém me tocou; pois percebi que de mim saiu poder.” Lucas 8:45-46

E ela, mesmo estando muito tremula, se prostrou diante de Cristo, em sinal de submissão e humilhação e não somente confessou seu ato de fé, como testificou sobre o  Poder de Deus, e com isto exaltou e glorificou o nome santo do Senhor.

 "Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostando-se diante dele, declarou-lhe perante todo o  povo a causa por que lhe havia tocado, e como fora imediatamente curara." Lucas 8.47

E Cristo a recompensou com o maior presente que podemos receber Dele. Ele lhe deu a salvação.

 "Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou: vai-te em paz."Lucas 8:48

Seja uma pessoa de atitude, faça sua parte, melhore-se.

“Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.” Josue 1:18b







2 comentários:

  1. Amei a maneira como expõe suas doces palavras. Sua mensagem está muito esclarecedora, objetiva e acima de tudo: está edificante para nós, que pertencemos ao Corpo de Cristo.
    Que o Senhor Jesus a conserve na plenitude do Espírito Santo em toda a sua maneira de viver e testemunhar o Nome dEle.

    Você é benção em nossas vidas!

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Visite também o blog do irmão J.C. de Araújo Jorge
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/
    Temas bíblicos e mensagens abençoadoras.

    ResponderExcluir

Comente