sábado, 4 de agosto de 2012

O Poder das Trevas


Não podemos negar que as trevas têm poder. Nas trevas não enxergamos o que há no caminho, é mais fácil cairmos, trombarmos ou até nos assustarmos com algo, porque tudo nos parece desconhecido. Embora treva seja a ausência de luz, ainda assim é treva. No mundo espiritual sabemos que forças malignas se manifestam na vida de uma pessoa sem luz, ou seja, sem Deus, cujo espírito se encontra em trevas. Os filmes de terrores tentam apresentar estes poderes embora os potencializando para aterrorizar aos telespectadores, mas na vida real também ouvimos ou até mesmo vivemos histórias onde o poder das trevas é manifesto.

 “Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas” Mateus 6.23

Uma pessoa em trevas pode ter a mente manipulada por forças malígnicas e lhe traz pensamentos terríveis, vontade de praticar atos de violência ou outras ações que vão ao encontro com tudo o que Deus abomina. Os pensamentos, desejos e vontades são dominados pela escuridão, então a pessoa já não domina a si mesma, mas esta influencia é que lhe domina e ela passar a praticar tudo aquilo, consolidando assim o pecado.

“Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.”I João 2.11

Às vezes pensamos que as trevas estão em um determinado espaço, como um terreno, uma empresa, uma casa. E neste espaço sentimos opressão e medo, e inclusive podemos até ver manifestações como se houvessem pessoas ali, talvez como sombras ou algo assim. Coisas estranhas acontecem, objetos desaparecem e aparecem, luzes piscam, acendem ou apagam sem ninguém lhes tocar. Também existe aquele que é possuído pelas trevas, ou seja, seu espírito está em trevas tão profundas que em certo momento ele é aprisionado e espíritos das trevas o dominam, fazendo sair de sua boca palavras que ele não quis dizer, ele se torce ou se repuxa.

Lemos em Lucas 22 sobre a traição de Judas, prisão e o início do martírio de Cristo. E logo quando os soldados vieram lhe prender, Jesus disse que aquela era a hora e o poder das trevas. 

"Tenho estado todos os dias convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim, mas esta é a vossa hora e o poder das trevas." Lucas 22.53

Mas até onde vai este poder?

Este poder é tão limitado, tão pequeno que basta um mínimo de luz para acabar com uma grande e profunda escuridão. Veja o exemplo de uma lâmpada incandescente, ela possui um pequeno filamento, uma espécie de arame enrolado, são apenas poucos centímetros, porém pode iluminar todo um espaço. No mundo espiritual também é assim, basta uma atitude, basta conhecermos só um pouquinho de Cristo que é a Luz do mundo, e já há iluminação e quanto mais conhecermos, mais luz recebemos e já não haverá treva alguma em nós.

“Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” João 12:46

Paulo foi chamado para pregar sobre Jesus Cristo e com isto abrir os olhos das pessoas retirando-as das trevas e as levando para a luz. 

“Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” Atos 26.18

Ao abrirmos nosso coração para Deus e o convidarmos a entrar e morar nele, estamos acendendo a verdadeira luz em nós. Pois Deus Pai nos permitirá participarmos da herança dos santos na luz, pois Ele nos retirará da potestade das trevas e nos trará para o reino de Cristo, seu Filho amado. (Colossenses 1:12-13)

Mas, como isso é possível, se lemos anteriormente que Jesus passou por tanto sofrimento que antecede sua morte, e ainda teve morte de cruz, tudo isso pelo poder das trevas? Esta é outra resposta simples. Tudo isto foi permissão do Senhor que desde a queda do homem (quando o homem pecou pela 1ª vez), já havia planejado que as trevas teria este momento de manifestar seu poder sobre o Filho de Deus, porém a vitória final seria de Deus através de Seu Filho Jesus. 

Lemos isto em Genesis 3.15 “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Neste texto, Jesus é a semente da mulher, Ele pisa na cabeça da serpente através de sua vida dedicada a obra de redenção e principalmente por sua ressurreição, e a serpente (satanás) lhe feri o calcanhar porque Jesus sofre muito com este ato de sacrificar a si para que toda a humanidade se reconciliasse com Deus.

Resumidamente, o poder das trevas termina quando chega à luz, pois as trevas não resiste à força da luz.
”E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” João 1:5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente