sábado, 10 de novembro de 2012

Batalha Espiritual – Fortalezas


Na semana passada falamos sobre batalha espiritual – o início,  o texto base utilizado foi:
“Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.” 2 Coríntios 10:3-6

Mas, o que são fortalezas?

Do ponto de vista carnal, fortaleza é uma construção fortificada para defender um local.  Podemos chamar de lugar forte, que biblicamente é a mesma coisa de fortaleza. Em um dos trechos da história de Davi, ele primeiramente conquistou a fortaleza de Sião que se tornou a cidade de Davi, depois esteve escondido ali, pois Saul procurava-o para lhe matar. Com base nesta história, relatada no livro de I Crônicas capítulos 11 e 12, podemos compreender que fortaleza ou lugar forte serve de esconderijo, lugar protegido de difícil acesso e extremamente seguro para quem habita ali. Portanto, fortaleza demoníaca é um lugar fortemente estruturado, de difícil acesso onde os demônios podem se esconder ou ter acesso para realizar seus planos. Mas, para nossa surpresa estas fortalezas estão dentro de nós.

Muitos cristãos acreditam que não podem ser possessos porque neles habita o Espírito Santo, porém algumas vezes notamos que, alguns cristãos em reuniões de libertação ou de pentecostes acabam tendo manifestações demoníacas, e o que significa isto? Normalmente são novos convertidos ainda não totalmente libertos ou pessoas que, devido a sua fraqueza espiritual foi dando “brechas” para o inimigo ir invadindo sua mente a ponto de ter liberdade de acorrentar seu espírito e dominar o seu corpo (é isto que ocorre quando há manifestação demoníaca em alguém, o espírito desta pessoa fica aprisionado e o demônio então se manifesta usando o corpo de sua vítima), isso ocorre porque nesta pessoa não há o Espírito Santo, ele é um mero religioso e não um Cristão Genuíno

Portanto, podemos dizer que aquele que é cheio do Espírito Santo não pode ser possesso porque a luz e as trevas não dividem o mesmo espaço (2 Coríntios 6:14, 15), porém pode ter uma ou mais fortalezas dentro de sua mente. Como assim? O inimigo não precisa ficar literalmente dentro da fortaleza, ou seja, dentro da fortaleza pode estar apenas os conselhos, ensinamentos, orgulhos e pensamentos que são contrários o conhecimento (ou vontade) de Deus. Então o inimigo, que é como um leão bramando ao nosso derredor, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8), usará seu “bramido” para impedir que façamos a vontade do Pai, ou seja, o inimigo, falará aos nossos ouvidos, manipulando nossa vida sem tocar em nós, porém usando aquilo que ele sabe que tem em nossas mentes (nas fortalezas). E esta é uma estratégia de guerra, muito famosa, que é usar a fraqueza do adversário contra ele mesmo. Analisemos um acontecimento com Pedro:

Jesus perguntou quem os discípulos achavam que Ele era, e Pedro respondeu que Jesus era o Cristo. Então Jesus lhe disse que ele falou aquilo pelo Pai que está nos céus e o abençoou (Mateus 16:15-19). Mas, logo na continuação do texto, Pedro diz coisas para Jesus com base em seu conhecimento e opinião humana (Mateus 16:22), e Jesus repreendeu Satanás da vida de Pedro.

“Ele (Jesus), porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.” Mateus 16:23

Pedro não estava possesso, mas havia uma fortaleza demoníaca nele. Estas fortalezas são alojadas no aspecto mental. Jesus dizia sobre coisas espirituais as quais a fortaleza que havia na mente de Pedro formada por pensamentos e aprendizados que ele possuía, impediram-no de ver com olhos espirituais e então disse coisas a Jesus que eram contrarias a vontade de Deus (Mateus 16:21-25). Por isso que Paulo diz no versículo 5 de 2 Coríntios 10 que precisamos destruir os conselhos, destruir o orgulho e todo pensamento que se levanta contra o conhecimento de Deus. 

Um exemplo mais familiar para nós seria: quando alguém te desmoraliza na frente de várias pessoas e você fica ali humilhado, buscando seguir o modelo de Cristo, mas vem pensamentos ou alguém e lhe diz para não ser trouxa, que ser crente não quer dizer fazer papel de bobo. Pois bem, este conselho é o tipo de material que o diabo usa para estruturar sua fortaleza demoníaca em nossa mente. Sabe por quê? Porque é contrário aquilo que Deus nos ensina. O Senhor nos ensina a esperar que Deus é quem nos exalta (Salmos 75:5-7; I Pedro 5:5)  

O objetivo da fortaleza demoníaca:
O objetivo desta fortaleza é levar o indivíduo a agir contrariamente a Palavra de Deus, e de uma fortaleza criar várias outras, assim ir conquistando cada vez mais terreno na mente da pessoa.

O diabo se aproveita de chagas, feridas da alma para construir sobre elas suas fortalezas, e seus muros são fortalecidos com os conselhos, os orgulhos e pensamentos contrários a Deus. Por que a tendência de alguém ferido é proteger o lugar que foi machucado. Se você está com o braço esquerdo machucado ao se aproximar de alguém já o esconde para evitar que ele trombe sem querer e você sinta as dores novamente. Uma pessoa ferida na área sentimental terá mais resistência a se entregar para um novo amor, ela cria barreiras apoiadas em sua experiência e fortalece esta barreira com o medo de se ferir novamente e ainda com ensinamentos errados como a teoria que nenhum homem é fiel por muito tempo, e ainda com outros pensamentos que muitas vezes são auto-maldições do tipo: “eu não tenho atrativos para manter meu marido fiel” ou “eu não nasci para ter alguém” ou “eu não nasci para ser feliz”, etc.

Fortalezas demoníacas se tornam mais fortes com a religiosidade, o auto-engano ou doutrinas falsas.
Uma das maiores dificuldades no processo de libertação de um cristão é a falta do reconhecimento de sua necessidade. Ao falarmos para um cristão que há nele fortalezas demoníacas a primeira reação é dizer que não, que ele é totalmente liberto. Isto é simples de saber, basta ele olhar para os apóstolos, após o batismo com Espírito Santo ou mesmo para Cristo, se este cristão já anda sobre as águas, ou sua sombra cura os enfermos, ou ainda ele é transportado de uma cidade para outra (em matéria) então ai sim poderemos acreditar que nele já não há fortalezas, mas se estas manifestações da Glória de Deus ainda não acontecem, é muito provável que há fortalezas sim e o que falta é se humilhar debaixo da potentes mãos de Deus (1 Pedro 5:6).

É necessário que todos seus pensamentos sejam entregues cativos a Deus. É necessário crucificar todas as suas vontades e abrir mão da sua vida. Veja o que Jesus disse aos discípulos logo após repreender Satanás de Pedro: 

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” Mateus 16:24-25

Uma pessoa que renunciou a si mesma não pode ter manifestação de orgulho ferido, não se ofende, não pensa com base em seus conhecimentos carnais e antigas experiências, mas possui a mente de Cristo que considera o plano mestre de salvação a razão de todas suas atitudes, Cristo não viveu para si, mas para o Pai, Ele pensou apenas em cumprir os planos do Pai em sua vida e amou a todos, perdoando e amando até os que o levou a morte. 

Busque conhecer mais a Palavra de Deus, pois ela nos liberta, em alguns dias daremos continuidade a este assunto, se tiver dúvidas faça um comentário ou nos envie email (melhore.se@gmail.com)

”E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32


Melhore-se




3 comentários:

  1. Muito esclarecedora esta explicação,me ajudou bastante. Obrigado, Deus te abençoe em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedora essa explicação, me ajudou bastante. Obrigado. Deus te abençoe em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir

Comente