domingo, 18 de novembro de 2012

Batalha Espiritual – Estratégias


Recentemente explicamos a origem da batalha espiritual, quando e porque tudo começou (Batalha Espiritual – O início”), compreendemos que mesmo não desejando participar desta guerra, não temos escolha, a única escolha é o lado em que desejamos lutar. Se não quiser lutar se torna escravo do inimigo. Para isto não precisa praticamente nada é só se entregar as vontades de sua carne e pronto, afinal já nascemos ligados ao pecado por herança de nossos pais Adão e Eva. 

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23)
“Quem peca é dominado pelo pecado e é seu escravo.” (João 8:34 e 2 Pedro 2:19b)
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo” (1 João 3:8).

A melhor estratégia é o conhecimento e é necessário que conheçamos:
1º O(s) território(s) de combates
2º Quem são nossos inimigos
3º As estratégias de nossos inimigos
4º As principais armas
5º A nós mesmos

1. O(s) território(s) de combates

Nossa mente
Neste território o inimigo atua de pelo menos duas formas bem parecidas, a primeira através de fortalezas demoníacas e a segunda através de sofismas. Ambas as armas nos cegam, parcialmente e até totalmente a ponto de deixarmos a fé ou nunca chegar a tê-la, negando assim o sacrifício de Cristo e, portanto não participando com Ele de Sua vitória (em cristo somos mais que vencedores Rm 8:37).

Nos lugares celestiais (Efésios 6:12)
Estes “lugares celestiais” ao qual Paulo se refere é em nossa atmosfera, ou seja, em todo nosso derredor. Pois conforme a Palavra de Deus, e entraremos neste tema em outra ocasião, existem três céus, sendo o 1º nossa atmosfera terrena, por isso Pedro afirmou que Satanás está ao nosso derredor (1 Pedro 5:8).

2º Quem são nossos inimigos

Nosso corpo (nosso eu)
A carne é fraca, mesmo quando o espírito está pronto (Mateus 26:41), grande parte das tentações, sofremos no corpo. Principalmente através de nossos sentidos e o mais comum é através da visão, pois nossos olhos olham para o que não deve (Mateus 5:27-30). E grande parte de nossos pecados é através do corpo, como os pecados de ordem sexual, pecado do roubo, pecado de violência ou assassinato, entre outros. Enquanto estivermos neste corpo que é corruptível teremos a tendência ao pecado. Portanto nossa primeira batalha é com a nossa própria carne (Gálatas 5:17)

Satanás e seus demônios
Se nós lutamos ao lado do Senhor, então todos seus inimigos são os nossos. E conforme vimos no artigo “Batalha Espiritual – O início” Satanás e seus demônios se levantaram contra Deus (2 Pedro 2:4). Satanás é aquele que combate a obra do Senhor (Zacarias 3:1; 1 Tessalonicenses 2:18).  Satanás é presunçoso (Jó 1.6; Mateus 4:5,6); orgulhoso (1 Timóteo 3:6); poderoso (Efésio 2:2; 6:23); perverso (1 João 2:13); maligno (Jó 1:19; 2:4); tentador (Apocalipse 20;2,10); enganador (2 Coríntios 11:14; Efésios 6:11); feroz e cruel (Lucas 8:28; 9:39,42; 1 Pedro 5:8) e covarde (Tiago 4:7). Os demônios fortalecem todas as maquinações do diabo, seguindo suas ordens, atuando em áreas específicas conforme sua área de atuação e lutando para atrapalhar a obra do Senhor (aprofundaremos sobre este assunto em outra ocasião).
O mundo 
O mundo jaz no maligno (1 João 5:19). Quem é amigo do mundo se faz inimigo de Deus (Tiago 4:4)


3º As estratégias de nossos inimigos
Estas sãos as principais armas do nosso inimigo e seu exército, tendo como objetivo, nos cegar, endurecer nossos corações e nos distanciar de Deus, impedindo a obra do Senhor. Nosso inimigo usa estratégias de forma global (contra a humanidade) e também individual ( contra o indivíduo) ele é espirito eterno e retentor de muito conhecimento e astucia. Veja abaixo alguns exemplos de suas extratégias: 

Em relação à Obra redentora de Cristo
1) predição de conflito (Gn 3.15)
2) na tentação (Mt 4.1-11)
3) usou várias pessoas para atrapalhar (Mt 2.16; 16.23; Jo 8.44)
4) possuiu Judas para a traição (Jo 13.17)


Em relação às nações (igrejas):
1) engana (Ap 20.3)
2) reunirá para a batalha (Ap 16.13-14)

Em relação aos homens:
1) cega o entendimento ( 2 Co 4.4)
2) apaga a palavra dos corações ( Lc 8.12)
3) usa como instrumento (Ap 2.13)
4) tenta a mentir ( At 5.3)
5) acusa e difama o servo ( Ap 12.10)
6) dificulta o trabalho ( 1ºTs 2.18)
7) usa demônio para tentar derrotar o servo ( Ef 6.11,12)
8) tenta à imoralidade ( 1º Co 7.5)
9) semeia o joio entre os Servos ( Mt 13.38,39)
10) levanta perseguições contra os Servos ( Ap 2.10)


4º As principais armas

Fortalezas
Conforme falamos no artigo anterior (Batalha Espiritual - Fortalezas), o inimigo usa fortalezas dentro de nós, estas são normalmente iniciadas com base em uma ferida da alma, raiz de amargura, magoa ou orgulho ferido. E combatemos através da renovação de nossa mente (Rm. 12:2) onde todas as brechas (pensamentos contrários ao conhecimento de Deus) serão tapadas pela Palavra libertadora do Senhor (João 8:32).  

Sofismas
Sofisma segundo o dicionário é um argumento capcioso com que se pretende enganar o adversário, e sofismar significa iludir, dar aparências de verdade à algo falso, é torcer a verdade com fortes argumentos. O diabo só conseguiu enganar a Eva através de sofismas (Gên. 3.1-15), pois Eva ainda não havia dentro de si a tendência ao pecado, nem tão pouco fortalezas demoníacas, Eva era pura, nascida diretamente das mãos de Deus que a modelou usando uma costela de Adão. Eva andava nua junto com Adão e ambos não tinham vergonha nem mesmo quando estavam na presença de Deus, pois não havia maldade alguma neles (Gên. 2.25). Com isto o diabo conseguiu a queda do homem, de imagem do incorruptível para imagem do corruptível (Rom. 1.23); e ele usa esta arma (sofisma) para continuar nos tentando até o dia de hoje (Ap. 20.2,10). Todas as seitas possuem fortes argumentos, até o satanismo, estes são sofismas e o inimigo muitas vezes usa ações e até sinais para validar seus sofismas e mentiras.

Tentações
Tentação é o desejo e a cobiça da carne que, se não resistirmos caimos em pecado. Satanás é quem nos tenta, e ele conhece nossas fraquezas, esta é uma arma personalizada, ele usa o que o indivíduo mais gosta para o tentar e levá-lo ao pecado. Desde o inicio da criação nós somos alvos do tentador para trazer sobre nós o desejo da carne e assim nos levar a uma vida de pecado, nos separando e mantendo-nos separados do Senhor (Rom.3.23). Resistir na tentação é resistir ao diabo e nossa resistência fará com que ele fuja de nós (Tiago 4:7).
 


5º Conhecendo a nós mesmos
É necessário que nos conheçamos, pois assim vigiaremos com nossas ações, entregaremos nossos pensamentos, sentimentos e emoções cativas em obediência a Deus e reconheceremos nossas fraquezas que são usadas contra nós e assim evitaremos e teremos entendimento para não cairmos em tentação. Julguemos pois a nós mesmos. (2 Coríntios 10:4,5; Provérbios 4:23: Filipenses 4:8).

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo,...”(1 Coríntios 11:28)



Melhore-se





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente