domingo, 23 de setembro de 2012

Como Vencer as Dificuldades

Algumas pessoas crêem erroneamente que quem está em Deus não tem problema algum. Jesus mesmo nos alertou que vir após Ele não é sinônimo de uma vida sem lutas, mas às vezes teremos até mais aflições porque poderemos ser perseguidos por amor ao Seu nome.

“Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”  João 16:33

“...Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós...” João 15:20

Então dificuldades e problemas aparecem na vida de todos, basta estar vivo para ter problema. Claro que haverá tempos de alegria, de paz, de gozo santo, de total tranqüilidade, porque na vida há tempo para todas as coisas (Eclesiastes 3:1-8) Inclusive quando entendemos de verdade isto conseguimos ter domínio sobre a ansiedade e controlamos nosso tempo como pudemos ler no artigo “Ansiedade a Grande Ladra”. 

O que nos torna um vencedor é justamente ter lutas, pense como vencer se não há com o que lutar? Portanto, faz parte da nossa vida e a grande diferença é do lado de quem lutamos. Ao entregarmos nossas vidas ao Senhor, Ele estará do nosso lado e passaremos tranqüilos seja qual for a situação. Se for algo que vem para nos sufocar, como um rio de dívidas, não afogaremos, antes teremos um escape. Se a luta é algo feroz como o fogo consumidor que se alastra destruindo tudo a seu redor, não tema porque você passará por ele sem nenhum dano.

“Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Isaias 43: 1,2

Mas afinal como devemos agir quando vierem as dificuldades e os problemas?

Não temas. Na palavra de Deus encontramos esta frase 366 vezes, isto porque esta frase é uma para cada dia do ano já contanto com os anos bissextos. Quando tememos é porque não estamos com fé o suficiente, e sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

Creia apenas no Senhor Jesus e não creia na gravidade de seu problema. Quando o Jairo chegou até Jesus pedindo por sua filha moribunda logo veio a noticia de seu falecimento, porém o Senhor o orientou para apenas crer Nele (Marcos 5:22-43). Da mesma forma quando meu filho já estava na beira da morte e todos os médicos já o desenganaram, Deus dizia para eu crer Nele e não no que meus olhos mostravam e meus ouvidos ouviam. Não creia no problema, creia no Senhor, pois absolutamente nada é impossível ao que crê.  

Não fuja. Alguns acreditam que ignorar o problema é a melhor solução. Esta alternativa é bastante comum as pessoas que tem um ente amado nas drogas, no alcoolismo ou em uma situação que aos olhos humanos é muito complicada e nos deixa sem saber como agir. Porém fugir é sempre uma péssima escolha, porque ao fugirmos ignorando o problema ou nos escondendo na frase “entreguei nas mãos de Deus” estamos na verdade virando as costas para o ataque demoníaco, e quando estamos de costas podemos ser apunhalados a qualquer instante. Se você se encontra em uma situação que te aflige e não sabe ou não tem o que fazer, isto significa que deve orar constantemente para aquilo, porque uma das maiores arma que temos é a oração (veja o artigo “O Poder da Oração”). Se for necessário que você faça algo além de orar, isso lhe será revelado após um período de oração e então verdadeiramente estará entregando a situação nas mãos do Senhor e ai sim receberá a garantia da vitória.

Obedeça, faça sua parte, mesmo que com pouca fé. Aquilo que é nossa parte o Senhor não fará. Temos inúmeros exemplos disto na Palavra. Na festa de casamento que acabara o vinho, os empregados, sob o comando de Cristo, buscaram barris e os encheram de água, depois serviram aos convidados a água que imediatamente se tornara vinho. Eles não conheciam ao Senhor porque creriam? Mas eles obedeceram e foram participantes de um grande milagre (João 2:1-10). Os pescadores experientes após uma noite exaustiva de pescaria sem sucesso, então lançaram novamente suas redes ao mar, sob o comando do Senhor e tiveram a maior pesca já vista por eles (Lucas 5:1-8). Na ressurreição de Lázaro as pessoas retiraram a pedra da cova, depois desenrolaram o morto que ressuscitara (João 11). Em todas estas histórias o Senhor contou com os homens fazendo suas partes, ou seja, obedecendo ao Senhor, mesmo com pouca fé ou sem entender ao certo o que o Senhor faria.

Tome posse da vitória. Não compreendemos muito bem quando alguém nos diz para tomarmos posse da vitória, pensamos que basta dizermos para Deus que tomamos posse e fecharmos nossa mão como um sinal que recebemos. Isto pode ser apenas uma simbologia e ela sozinha de nada serve, mas tomar posse de algo é dar como já vencido, já resolvido, já concluído. O centurião de Cafarnaum tomou posse da vitória no ato de crer na Palavra do Senhor, se Jesus diz que seu servo ficará bom, ele já está bom, não há necessidade de ver o Senhor operar. Jesus nem mesmo foi até o local, tal era a fé do centurião (Mateus 8:5-7). Tomar posse da vitória é confiar que se o Senhor prometeu já está resolvido.

O Senhor está conosco e é Ele quem nos garante a vitória. A Sua Palavra serve, entre muitos fins, testificar tudo o que Deus tem pra nós. O Senhor diz em Isaias 43:2 que seja por qual for o problema que passar, ele não te vencerá, antes terá a vitória e o domínio sobre ele, pois o Senhor diz:

“Se passares pelas águas não vão te afogar, se passares pelo fogo não vão te queimar”, seja qual for seu problema, será para glorificar ao Senhor teu Deus. Ele é um Deus que nos surpreende, Ele traz soluções muito melhores dos que as que imaginamos. Como mencionei acima meu filho fora desenganado pelos médicos, ele faleceria, porém Deus não apenas o livrou da morte, mas o livrou de toda e qualquer seqüela, a doença era síndrome de Guillain Barre e devido ter ficado dos pés à cabeça paralisado, inclusive os olhos e a língua, a possibilidade de seqüelas eram imensas, porém o Senhor superou minhas expectativas como sempre e assim Ele fará em sua vida, basta não temer, crer Nele mais do que no problema, não fugir de nenhuma forma, obedecer a Ele e tomar posse.

Se precisar aumentar sua fé peça-a ao Senhor, Ele te concederá mais fé e assim continuará a melhoria continua de sua vida.

“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.” Romanos 8:37




Um comentário:

  1. Excelente texto para ajudar quem está passando dificuldades... Muito profundo. Amém!



    ResponderExcluir

Comente