sábado, 30 de junho de 2012

Tentação, Provação ou Colheita?

No meio cristão é bem comum confundir tentação, provação e colheita. Ou seja, quando alguém passa por uma situação difícil, ela diz: ”Deus está me provando”. Porém é necessário entender o que é provação para não confundir com tentação ou colheita. Alguns cristãos dão crédito a Deus por tudo. Conheci uma pessoa que faltava muito no trabalho, chegava atrasada quase todos os dias e ficava no MSN, Orkut e internet o dia todo e por isso tinha baixa produtividade, então ela foi demitida da empresa e a primeira coisa que disse foi que Deus estava lhe provando. Este é um simples exemplo de colheita, ela plantou e colheu. Foi uma péssima funcionária, colheu a demissão, isso é correto e justo.

“Porquanto semeiam o vento, colherão a tempestade“ Oseías 8.7

Muitos problemas e dificuldades que temos são por falta de sabedoria, e por plantarmos errado. Não basta crer que Deus lhe abençoará, é necessário também plantar boas coisas para ter boas colheitas. Deus abençoará lhe dando sabedoria e multiplicando sua plantação, Ele não fará a tua parte e não transformará um péssimo plantio em uma excelente colheita.

“Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dado” Tiago 1.5

Provação é passarmos por uma situação onde nossa fé e fidelidade a Deus é colocado em prova, Jesus foi muito provado, pois ele era perseguido por pregar o evangelho da salvação, perseguição essa que o levou a morte e morte de cruz, com muita humilhação, ofensa, abandono e dor.

“Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. Se pelo nome de Cristo sois perseguidos, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome.” I Pedro 4.12-16

No texto acima podemos observar que Pedro deixa claro que a provação é sofrer por amor a Cristo,  e que ser perseguido por atos e atitudes erradas como as de malfeitores não tem nada a ver com provação vinda do Senhor. Passar por provação é algo realmente bom para nós, pois através dela adquirimos perseverança que faz das nossas obras, perfeitas (Tiago 1.2-4) e se formos aprovados receberemos a  coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam (Tiago 1.12), porem esta provação não se limita as perseguições por falarmos de Cristo, pois então somente quem morra em países onde o evangelho é proibido é que seria realmente provado. Mas provação também pode vir por vivermos a vida de Cristo, ou seja, por termos atitudes santas e por não nos envolvermos em coisas imundas deste mundo.

“A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.” Tiago 1.27

Hoje em dia garotos e garotas com 18 anos ou mais, sofrem perseguições por guardar sua virgindade. Estes são ofendidos e até excluídos do convívio com outros colegas, seja na escola, no trabalho ou em outros meios. Isto pode ser considerado uma provação porque põe em prova o amor deles para com Deus e seus ensinamentos. Agora, sentir o desejo de praticar o sexo e ter oportunidade para isso, ou seja, uma ou mais pessoas com o mesmo interesse por você, isto não é “provação” e sim “tentação”, embora o resistir às tentações também é uma prova de amor para com Deus, não se trata de provação, pois a provação vem de Deus e a tentação não.  

 “Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e enganado  pelo seu próprio desejo; então o desejo dominando a mente gera o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1.13-15

Portanto amados, vamos analisar bem as situações, suas verdadeiras origens e causas antes de dizermos que estamos sendo provados, mas independente de ser uma provação, tentação ou colheita, a resposta sempre será a mesma: “Seja fiel a Deus e aos seus ensinamentos, buscando a sabedoria em tudo o que fizer”.

Melhore-se mesmo diante das situações difíceis.
                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente