domingo, 24 de junho de 2012

Para ser Grande

 Quando vemos uma grande arvore, frondosa, exuberante, cheia de frutos e folhas, não imaginamos o que ela passou para conquistar esta robustez. Mas, é comum que a árvore sofra algumas podas para engrossar o caule e ter tronco e galhos mais fortes. Meu avô possuía algumas árvores frutíferas no quintal de sua casa e ele percebia pelo sabor do fruto que era tempo de podar. As crianças tinham dó das árvores, afinal elas davam frutos e depois ficavam com pouco ou nenhum galho, e só após os novos galhos nascerem é que voltavam a produzir os frutos, que incrivelmente ficavam mais doces e a quantidade era maior.

“... toda vara que dá fruto, Ele a limpa, para que dê mais fruto.” João 15.2

A “poda” é uma limpeza onde os galhos fracos são retirados e conforme o versículo acima é possível perceber que Deus também nos “poda”, ou seja, Ele permite que passemos por situações difíceis e tenhamos alguns obstáculos na vida, pois após superá-los nos tornamos mais fortes. Afinal uma arvore franzina quebra com o menor vendaval enquanto a arvore forte não se abala.

Também podemos considerar como “limpeza” da vara a retirada de bichinhos que a danificam, estes “bichinhos” podem ser características de nosso caráter que prejudicam nossos frutos (ações) e também nossa saúde espiritual, e às vezes até física. Estas características podem ser a avareza, lascívia, prostituição, embriagues, feitiçaria, violência e muitas outras coisas que não precisa muito para saber que não é nada bom. Quando Deus nos limpa destes “bichinhos” nós nos tornamos mais parecidos com Ele, nos tornamos mais puros e com isto nossos frutos se tornam mais doces e passamos a produzir: amor, paz, alegria, longanimidade, fé, mansidão, benevolência.

Todos estes processos não são nada fáceis, representam mudanças, dificuldades, lutas e até mesmo contra si mesmo, pois largar os nossos vícios, os hábitos que estamos acostumados como responder asperamente a quem nos ofende entre outras ações e reações que muitas vezes são instintivas.

Mas, tudo isto é bastante recompensador, pois nos tornamos mais fortes não apenas no sentido de suportar mais as dificuldades da vida, mas também no sentido de nossa espiritualidade, percebemos que a tendência humana é egoísta e uma pessoa grande de  verdade é aquela que valoriza ao próximo, ama a seu irmão, bendiz ao que lhe persegue e sabe que a maior vitória  é vencer a si mesmo deixando assim que o próprio Cristo viva nele.

Melhore-se, torne-se maior e produza frutos doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente