domingo, 8 de julho de 2012

Como Obter Vitória na Provação

Primeiramente devemos entender que a provação é algo bom, pois simboliza o fim de uma etapa e sendo aprovado, será também o início de uma etapa mais elevada.  Pedro nos diz para não estranharmos as ardentes provações, mas para nos alegrarmos com elas (I Pedro 4.12). Como em um curso onde realizamos a prova final para mudarmos de nível, a provação nos torna mais puros.

“E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro.” Zacarias 13.9a

Deus não prova somente aos seus servos como muitos pensam, mas Ele prova a todos para saber o que cada um ama de verdade. Ele Prova aos corações.

“O Senhor prova o justo e o ímpio; a sua alma odeia ao que ama a violência.” Salmo 11.5
“O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações.” Provérbios 17.3 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos;” Salmos 139.23

É na provação que o cristão honra ao Senhor verdadeiramente.

“...para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;” I Pedro 1.7

Esta sim é uma provação exclusiva para o cristão, é a provação da fé. E aquele que se chega ao Senhor, mas não cria raízes, não suporta esta provação e abandona a fé. Como podemos notar na explicação da parábola do semeador, versículo abaixo.

Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam.” Lucas 8.13

Nossos corações e nossa fé são provados e para sermos aprovados em todas elas a receita é a mesma, nós precisamos ter:

Raízes. As plantas são alimentadas através da raiz, que também traz equilíbrio e firmeza para que a planta suporte a todas as intempéries da vida, como os ventos, tempestades, inundações, etc. Exatamente desta forma age a Palavra de Deus em nós, quanto mais a estudamos e a aprendemos, mais nos firmamos e fortalecemos na fé, ganhando força e equilíbrio para passar pelas provações.

Fé. A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus (Rom.10.17), portanto apenas ler e estudar não são suficientes, é preciso também ouvir. Uma coisa é lermos na Palavra que Deus cura e mais fortalecedor ainda é ouvir uma pessoa dar testemunho de ter sido curada por Deus. Aqui notamos a importância de participarmos de uma igreja, ali quando nossa fé está fraca, outro vem com seus testemunhos e nos fortalece. Sem fé é impossível agradar a Deus (Heb.11.6).

Amor a Deus. Qualquer tipo de provação traz a prova se amamos ou não ao Senhor, pois se o amamos verdadeiramente, tememos seu nome, conhecemos Sua Palavra e a praticamos (João 14.21). Assim sendo não o abandonaremos na provação, mas a suportaremos por amor, clamaremos por seu Ele e Ele nos responderá nos livrando daquela provação, a seu tempo (Zac.13.9b). 

“Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.” Tiago 1.12

As provações nos ajudam a melhorarmos sempre, nos tornando cada vez mais parecidos com Cristo. E devemos lembrar que após uma provação vencida, vem sempre um período de Glória.

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” II
Coríntios 3.18

Faça sol ou faça chuva, seja na alegria ou na tristeza, devemos amar e ser fiel ao Nosso Rei e Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente