sábado, 9 de junho de 2012

Quando Deus Parece Distante

Isaias 8.17 Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei.”

Uma tribo indígena desconhecida possui uma tradição muito interessante, em certa fase da vida um garoto deve passar por um ritual para se tornar homem. Ele deve demonstrar coragem e talentos de lutas. Este ritual inicia com um grupo de homens adultos o pintando e vestindo roupas especiais, logo após, este garoto é conduzido por seu pai e poucos anciãos até o topo de uma montanha bem no meio da selva. Ali lhe é entregue uma lança e seus olhos são vendados. Este moço deverá passar a noite inteira ali sem desvendar os olhos e se sentir a presença de algum animal selvagem usará a Lança para se defender. O pai lhe dá um beijo e todos o deixam ali. A selva produz muitos sons a noite e isto manteve o jovem bem acordado, em certo momento ele ouviu uma forte respiração de onça, mas ele corajosamente se defendeu com a lança e logo ouviu o som da onça rugindo e correndo para longe, assim foi a noite inteira até ele sentir o calor da luz do sol e ouvir o som dos anciãos da tribo que fora ali buscá-lo. Ao retirar a venda dos olhos pode ver seu velho pai dormindo no chão, então espantado ele chama: “-Pai, pai, acorda, o que aconteceu?”. Imediatamente o chefe da tribo lhe repreendeu: “para garoto,seu pai está exausto, pois os olheiros da tribo disseram que seu pai lutou com 5 onças e 2 tigres e não dormiu nem um minuto se quer até amanhecer. 

Era necessário que o rapaz vencesse o medo, provasse sua valentia para se tornar um homem respeitável na tribo, mas seu pai jamais colocaria sua vida em risco, antes, daria sua própria vida para defendê-lo.

Muitas vezes sentimos que o Senhor não está conosco, estamos em um momento sombrio, em um período onde mais parece um pesadelo do que nossa vida mesmo.  Assim é quando recebemos a noticia da perda um ente amado ou a notícia de uma doença ruim, assim é quando tomam nossa casa ou nossos bens. Tudo parece sombrio, distante de Deus. Gritamos ainda que só em pensamento: “Onde está Deus que não vê isso?” 

Sentir que Deus está distante não é algo de crente fraco, isto pode acontecer com servos de Deus ungidos como Davi, que era conhecido como o homem segundo o coração de Deus (2. Samuel 13.14) pois no salmo 13.1 Davi diz : “Até quando, ó Senhor, te esquecerás de mim? para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?” E frases como estas se repetem em diversos outros textos.

Às vezes a dor e a angustia nos impedem de sentirmos a presença de Deus, mas ainda assim é necessário crer, ser valente como o indiozinho que mencionamos e nos mantermos firmes na posição que o pai nos colocou. Jesus andava sobre as águas quando Pedro lhe pediu que pudesse ir com ele, Pedro andou sobre as águas, porém ao racionalizar o que estava acontecendo ele afundou, porque a lógica humana não explica um momento de milagre.

Não importa pelo o que estamos passando, se estamos sem sentir a presença de Deus, se Ele nos parece distante, temos de lembrar de sua fidelidade e tudo que nos prometeu, como por exemplo: “Nunca os deixarei e jamais os abandonarei” (Hebreus13.5).

“Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaias 43.2)

É muito fácil servir e adorar a Deus quando tudo está bem, quando recebemos bênçãos e vitórias o sentimos bem pertinho de nós, falamos em línguas e sentimos até que Ele nos abraça, mas no momento difícil, no vale ai sim é complicado adorar a Deus ou sentir sua presença.

E porque passar por este momento de seca espiritual? Porque Deus permite estas coisas? Porque Ele age desta forma? Se sinto sua presença na benção então deveria viver só de benção. Jo 36.26 diz que não compreendemos a Deus e isso é evidente, porque realmente não entendemos muitas coisas e se formos analisar ficaremos loucos e confusos, como por exemplo: porque Deus criou a arvore do conhecimento do bem e do mal? Porque era necessário sangue inocente para purificar pecados? Porque morre um recém nascido? Etc.etc.etc.

Não compreendemos porque a carne nos limita, este cérebro por mais brilhante que seja é limitado, por mais espirituais que sejamos ainda vemos como que por um espelho como disse Paulo.

I Cor. 13.12 “Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.”

Então a primeira reação é acharmos que estamos em pecado, como os amigos de Jo acharam, pois o pecado nos afasta de Deus, a amizade com o mundo é inimizade com Deus. Mas não sentir a presença Dele não quer dizer que Ele não esta conosco. Este pode ser um momento, como o ritual do índio, que servira para nosso amadurecimento, para edificação da nossa fé e  para exaltação do nome do Senhor.

E como passar por este momento? A palavra chave é saber esperar. Isaias 8.17 Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei.”

Temos de entender que em certos momentos é necessário passarmos por um vale de sombra de morte para conseguirmos atingir o mais alto dos montes iluminados, é necessário ter uma noite extremamente escura para sermos impactados com o brilhante amanhecer.

Jesus passou por isso, Ele foi humilhado,açoitado, carregou uma cruz pesada, foi pregado nela para ser entregue a morte humilhante e muito sofrida e em certo momento Ele, o próprio Filho de Deus não sentiu a presença de Deus por alguns instante.

Mateus.27.46 “Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

Era necessário que as trevas triunfassem por um instante para que a Luz brilhasse para sempre em nosso meio.

Creia, espere, assim como não sentimos e nem mesmo vemos ao sol ou a lua todos os dias, e eles estão ali, Deus é sempre conosco e no momento certo Ele agirá.
 


16 comentários:

  1. Pleno!
    Lindo!
    Ungida do Senhor!
    À ELe toda Glória, Louvor, Adoração e Amor!!!

    ResponderExcluir
  2. Mensagem do céu. Deus é tremendo!

    ResponderExcluir
  3. A vida de fé é árdua, mas, Deus é fiel. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Estava precisando destas palavras. Obggg mesmo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom fui renovado com essa mensagem

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela sua mensagem. Me ajudou muito. Glória a Deus para sempre.

    ResponderExcluir
  7. Tudo o que eu precisava ler agora. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário. Isto me motiva a continuar.

      Excluir

Comente