sábado, 5 de maio de 2012

Sentimentos e Doenças

Muitas pessoas dizem que guardar sentimentos negativos pode nos causar algumas doenças. Inclusive médicos já identificaram ligação entre falta de perdão (rancor) e câncer. Não encontramos tal afirmação na bíblia, afinal na época em que foi escrita esta doença ainda não possuía este nome. Mas, encontramos na Palavra Sagrada inúmeras afirmações que alguns sentimentos trazem doenças e fraqueza ao corpo. Vejamos alguns exemplos:

·         Tristeza faz mal aos ossos e dá inanição a ponto da carne grudar no osso.

“Pois a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força desfalece por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.” Salmos 31.10

 Por causa do meu doloroso gemer, os meus ossos se apegam à minha carne.” Salmos 102.5


“...pela dor do coração o espírito se abate” Prov.15;13b   “...o espírito abatido seca os ossos.” Prov.17;22b


·         Mágoa traz problemas aos olhos

De mágoa se escureceram os meus olhos, e todos os meus membros são como a sombra.” Jó 17.7

 “Os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e enfraquecem por causa de todos os meus inimigos.” Salmos 6.7


·         Inveja faz os ossos apodrecerem

“O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos.” Prov.14.30


·         Amargura e Ansiedade trazem problemas ao coração

Quando o meu espírito se amargurava, e sentia picadas no meu coração,” Salmos 73.21

A ansiedade no coração do homem o abate;” Prov.12.25ª


Estes são alguns exemplos, afinal sabemos que todos os sentimentos ruins nos fazem mal e o inverso também é verdadeiro, pois todos os bons sentimentos nos trazem saúde. Vejamos alguns exemplos encontrados na Palavra de Deus.

Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isso será saúde para a tua carne; e refrigério para os teus ossos.” Prov.3.7 e 8.

 A luz dos olhos alegra o coração, e boas-novas engordam os ossos.” Prov.15.30

 O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos.” Prov.17.22

 “Isso vereis e alegrar-se-á o vosso coração, e os vossos ossos reverdecerão como a erva tenra;” Isaías 66.14

“Vejam isto os mansos, e se alegrem; vós que buscais a Deus reviva o vosso coração “ Salmos 69.32

 “A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra.” Prov.12.25

 “A esperança adiada entristece o coração; mas o desejo cumprido é árvore de vida.” Prov.13.12

 “O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate” Prov.15.13

 “O coração alegre serve de bom remédio;” Prov.17.22


Portanto amados, precisamos buscar ter um coração alegre para melhorar nossa vida e saúde. E a todos que levam alegria aos enfermos, como os doutores da alegria e tantos outros anonimos; Parabéns e que Deus os mantenham fortes e sempre dispostos a continuar com esta obra maravilhosa!

Isso é melhorar-se.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente