sábado, 12 de maio de 2012

O Amor de Mãe Pode Errar, Mas o Pior Erro Materno é Não Amar.

Atualmente comemoramos o “dia das mães” e embora esta data seja mais uma oportunidade comercial para expandir as vendas, ela nos faz meditar sobre a carreira materna. Eu digo carreira porque ao meu modo de ver é isso mesmo e só nos aposentamos quando a morte nos separa de nossos filhos.

Esta carreira é cheia de altos e baixos, aprendizados e evoluções, e inclusive “promoções”, afinal se Deus assim nos permitir, receberemos um novo título, o de “avó”, depois de “bisavó” e quem sabe nos tornamos PHD em maternidade e recebemos o título de “tataravó”.

Existem livros maravilhosos que nos ensinam tudo sobre gestação, maternidade, evolução do bebe, como estimular a inteligência do bebe, como educar emocionalmente e psicologicamente nossos filhos e compreender cada fase. Porém eles não prevêem aos problemas pessoas que cada leitor enfrenta, como por exemplo, uma gravidez não planejada, uma vida financeira difícil, uma maternidade independente, um pai violento, uma doença degenerativa da mãe, um emprego distante que lhe força a ficar fora de casa por 14 horas, uma forjada dupla, a briga pela guarda do filho, um ex-marido que tenta fazer o filho não gostar da mãe, a carência do filho em estar com os pais e dos pais de estar com o filho, etc.

Os livros não podem ser tão específicos assim e, portanto sua ajuda é limitada e o que sabemos de ser os erros mais comuns dos pais modernos, são os causados pela falta de tempo com o filho, alguns destes erros são: fazer as tarefas do filho, paparicar e nunca corrigir seus erros, não lhe atribuir tarefas em casa, afinal nem ele para em casa fica mais na creche ou na escolinha porque obrigá-lo a arrumar a cama? Dar diversos brinquedos e presentes mesmo fora de época e quando o filho pede para ficar com ele, alega que tem de ir trabalhar para lhe dar mais presentes. Dar tudo o que o filho pede e nunca lhe impor limites etc.

Muitos pais se baseiam na frase “não importa a quantidade de tempo que passa com teu filho, mas sim na qualidade deste tempo”, porém se equivocam ao o que é qualidade. Tentam fazer deste tempo o melhor, só que o cansaço do dia, mais as preparações para o dia seguinte, muitas vezes lhe impede de dar um tempo exclusivo ao filho, por isso é mais rápido dar um presente que o distrairá por algum tempo e alegria do novo brinquedo fará àquela hora ser a melhor do dia, porém isso é engano, nada tem haver com “qualidade”, este tempo seria melhor se você parar tudo e conversar, brincar ou ensinar a palavra de Deus, fazer deste tempo, ainda que apenas 1 hora por dia, seja exclusivo dele, e inclusive pode colocar o nome da hora como “hora do (nome do filho)”, o que deixará mais claro ainda que aquele momento é muito especial e teu filho se sentirá especial, mas cuidado para não cancelar esta hora, para isso crie regras do tipo se hoje não podemos ter essa hora, no sábado compensaremos com tal coisa, ou tal brincadeira, mas nunca cometa o erro de fazer parecer que aquela hora é a coisa menos importante pra você.

Nós achamos que quando erramos por amor, não tem problema, mas eu garanto, há sim problemas. Fazer o que nosso filho deveria fazer é roubar dele a oportunidade de evoluir, de ser independente. Não o corrigir nem o orientar corretamente são o mesmo que não o preparar para a vida, é contribuir para que ele se torne fraco e dependente. Dar presentes a todo tempo, é o fazer acreditar que tudo é muito fácil e que não precisa lutar para conquistar nada. São crianças assim que se tornam como aquele rapaz que quebrou o braço da garota que não quis lhe dar um beijo. Eles não aceitam “não” como resposta.

Tudo isso também serve aos pais, que muitas vezes transferem suas responsabilidades para a esposa e mesmo fazendo parte da família, prefere apenas ser um telespectador, assim quando algo der errado basta dizer que a culpa fora da mulher que não educou bem seus filhos. Educar é papel dos pais (mãe e pai), mas infelizmente nem sempre isso é possível. Hoje em dia é muito comum que filhos sejam criados apenas pela mãe e em alguns casos só pelo pai, e então estes erros se tornam mais comuns. 


Mas, não fiquem tristes, pois sempre há uma oportunidade de mudar de atitude e corrigir os erros antigos, basta em primeiro lugar orar para que Deus ajude a você, dando-lhe mais sabedoria e inteligência e a teu filho dando-lhe mais força e coragem. Claro que em alguns momentos podem precisar da ajuda de um profissional, como um terapeuta, porém o principal que é o amor, teu filho recebeu. Mas, aquele que cresce sem ter o amor dos pais, este sim terá problemas muito maiores, pois a revolta que ele terá será como trevas dentro dele e isto muitas vezes se transforma em ódio por Deus, complicando ainda mais a situação, porém, nosso Pai Celeste ainda assim poderá realizar um grande milagre e trazer cura para esta alma aflita.

Os pais que amam seus filhos, na correria do dia a dia pensam que o mais importante é demonstrar seu amor, e por falta de tempo tenta compensar com presentinhos e paparicos. No fundo sentem  medo de não serem amados por seus filhos e fazem de tudo para os conquistar. Os filhos amam aos pais que lhe dão carinho e recebem a correção e orientação como provas de amor.

O verdadeiro papel dos pais é de preparar o filho pra vida. Vejamos o exemplo dos animais, a ave ensina o filhote a voar e o estimula a tentar novamente após uma tentativa sem sucesso, ela não fica chorando quando seu bebe cai e se machuca, mas ela o pega e coloca em posição  para tentar um novo vôo até que um dia o filhote consiga. E é por isso que todos voam, não encontramos uma ave com problemas psicológicos ou depressivos que fica só andando ao invés de voar, porém muitos de nossos filhos não são tudo o que poderiam realmente ser porque não os incentivamos suficientemente, porque após uma queda nós somos os primeiros a dizer “coitadinho” e o encorajamos a desistir, a deixar pra lá e a conviver com aquela limitação.

A leoa ensina seu filhote a caçar, liderar e se proteger. No  filme “Rei Charles”, encontramos uma mãe humana com a mesma garra da mãe leoa. Ela criou sozinha aos seus filhos, perdeu um deles em um acidente doméstico terrível, enfrentaram dificuldades financeiras, preconceitos raciais, falta de um esposo, uma doença que lhe encurtara a vida e ela sabia que morreria logo e como se não bastasse,  seu filho ainda pequeno (Rei Charles) estava perdendo a visão. Ela, porém não caiu em depressão, não entregou o filho para uma instituição, ao invés disso, ela o ensinou a ser “cego”, a não ter dó de si mesmo, a ser independente mesmo com tal deficiência e acima de tudo a não desistir nunca. Aconselho a assistir a este filme.

Filmes sobre a vida animal, também são interessantes de se assistir, como fazem muitos psicólogos, para ver o que realmente é ser sábio, o que é o papel da mãe e do pai e assim poderá identificar em qual fase de sua carreira maternal se encontra se está na fase de ensinar o básico, ensinar o necessário, ensinar a ser independente ou ensinar a ser mãe.

Busque a sabedoria divina, pois esta sim excede a todos os conhecimentos e lembre-se “ensinai o pequeno o caminho em que deve andar e ainda quando for velho, jamais se desviará dele” Prov. 22.6

Se criar seus filhos na sabedoria do Senhor, estes te defenderão quando vir os maus dias. "Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos..". Salmo 127.4

Feliz dias das mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente