sábado, 26 de maio de 2012

Vale da Sombra da Morte


“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte...” (salmo 23.4).
 
Imagine andar em total escuridão. Logo imagino deparar com a incerteza, pois não sabemos o que nos cerca, com o que nos trombaremos, nem nossos pés podem se firmar, afinal o que há no passo seguinte?  Se encontrar uma pedra, tropeçaremos se trombar com um animal, sofrerá um ataque, e se houver um buraco, cairemos. Portanto o principal problema de andar no escuro é a incerteza.

Morte é o símbolo do fim. Talvez a perda de uma pessoa amada, ou de todos os bens financeiros e materiais como uma falência total. Uma doença grave e fatal ou outra situação que pareça não ter solução. Com isto compreendemos o que significa “sombra da morte” que resumidamente pode ser interpretada como “incerteza vinda de uma situação ou acontecimento que parece insolúvel”.
 
“Vale” significa, segundo o dicionário Aurélio, “depressão alongada entre montes ou no sopé de um monte.” Assim compreendemos que é uma “baixa”, ou uma depressão, amargura de espírito.

Unindo tudo concluímos que “vale da sombra da morte” pode ser interpretado como “depressão sem perspectiva de solução, cercado de incertezas causadas por situação ou acontecimento que é ou parece ser insolúvel”

Podemos comparar isto a inúmeras experiências, porém uma delas seria de uma guerra ou até mesmo tudo que aconteceu com Jó. Ele em um único dia perdeu todos os filhos e todos os bens e logo em seguida adoeceu e ainda tinha de suportar a esposa o atormentar e seus amigos o acusar de ter pecado e provocado todos aqueles acontecimentos. Ele estaria completamente só se não fosse a presença de Deus em sua vida. Ele é um perfeito exemplo de alguém que esteve no vale da sombra da morte com Deus ao seu lado.

E algo muito intrigante em relação ao salmo 23 é que inicia dizendo “O Senhor é meu pastor”, portanto, se o Senhor é seu pastor e ele está no vale da sombra da morte é porque o Senhor assim o permitiu, era necessário passar por ali. Não gostamos de pensar nisto, pois desejamos que nossa vida seja só alegria, só momentos bons. Pensar que Deus pode nos conduzir por momentos difíceis e tristes, nos parece contraditório, visto que Deus é amor e que Ele quer sempre o melhor para nós. Mas, não é contraditório, se na terra teremos aflição como o próprio Jesus disse em João 16.33.

Portanto, seja cristão ou não, haverá o momento ou os momentos de passar pelo vale da sombra da morte, mas a grande diferença é passar completamente só ou com Deus. O salmista diz “ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque o Senhor está comigo, sua vara e teu cajado me consolam.”. O salmista encontra consolo em meio a uma situação tão terrível.

Se no período da passagem por este vale tenebroso permanecermos firmes no Senhor, então Ele preparará uma mesa perante nós na presença dos nossos inimigos; ungirá com óleo a nossa cabeça, o nosso cálice transbordará. E desfrutaremos de sua bondade e sua  misericórdia nos seguirão todos os dias de nossas vidas, e habitaremos na casa do Senhor por longos dias. (Salmo 23.5,6).

Portanto para desfrutarmos desta vitória não basta deixar a bíblia aberta neste salmo ou colocarmos ele em um quadro em nossa casa, mas firmarmos nossa vida em Deus. Quando estiver em meio a esta escuridão, não deixar que as trevas nos dominem e entrem em nosso ser através de revoltas contra o próprio Deus. Não pensarmos que isso é nosso fim, pois embora pareça não é. 


Lembre-se que esta fase passará, o sol voltará a brilhar, a esperança encherá seu ser e logo estará no monte desfrutando dos frutos da vitoria e terá muito orgulho do seu Deus.




 

domingo, 20 de maio de 2012

Amor Sincero

Quando alguém nos procura por puro interesse, nos sentimos mal e evitamos aquela pessoa. Isso, é claro, quando sabemos de seu real interesse, caso contrário poderemos ser enganados e crer que aquela pessoa é uma pessoa amiga.

Deus conhece todas as coisas e nada é oculto a Ele. Portanto não adianta nos aproximarmos dEle com segundas intenções, pois a Ele ninguém engana. Hoje vemos que existem muitos “cristãos” que não buscam a Deus, mas buscam as benção dEle. Isso também é uma atitude de interesse, de segundas intenções.

Bendito aquele que reconhece a Deus e o Adora por quem Ele é. Que busca seus caminhos e deseja fazer suas vontades. Bendito o que ama a Deus. Jesus disse que aquele que o ama, ama também ao Pai. E como saber quem ama a Deus? Jesus também nos dá a resposta, Ele disse que quem o ama, tem os seus mandamentos e o guarda.

“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.” João 14.15-17

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” João 14.21

“Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.” João 14.23 e 24

Agora aquele que é um “falso cristão”, ou seja, vai à igreja por inúmeros motivos, mas não ama a Deus de verdade. Como é o caso de alguns que vai a igreja por conveniência, porque a família toda vai ou porque pessoas que ele gosta de se relacionar vão, enfim, vai a igreja por religiosidade ou para rever amigos e não há sinceridade em sua comunhão com Deus. Este muitas vezes até milagres, em nome de Cristo, fará.  Então você me pergunta: mas como isso é possível? Vejamos o que o Senhor Jesus diz:

Nem todo que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!” Mateus 7.21-23
No texto acima notamos algo curioso, o Senhor  diz que não conhece aquelas pessoas. Mas, como então ser conhecido de Deus?

“Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele”. ICor.8.3

Portanto, para ser cheio do Espírito, amado por Deus Pai, amado por Jesus e ser conhecido Dele, basta AMA-LO.
Não é tão simples amar a Deus. Afinal é necessário conhecer seus mandamentos e guardá-lo. Seremos hipócritas se dissermos que desde o primeiro instante amamos a Deus, Jesus também afirmou que se você não ama ao teu próximo que tu vê, como poderá amar a Deus que não vê?

Precisamos desenvolver este amor, imagine quando seu filho nasce, você o ama, mas este amor crescerá a cada dia que estiver com ele. Você pode até dizer que amou seu marido desde o primeiro instante que o viu, porém é muito provável que o que sentiu por ele inicialmente fora uma simpatia ou atração e conforme foram se conhecendo este sentimento se tornou em amor.

Para amarmos a Deus verdadeiramente é necessário buscar conhecer Sua Palavra, isto nos permitirá conhecê-lo melhor. Conhecendo a Palavra devemos, como servos fiéis, fazer a vontade de Deus e colocar a Palavra em prática em nossas vidas. E então o amor sincero florescerá em nosso peito, e terá raízes profundas e logo perceberemos como é maravilhoso estar com Jesus. E Ele por sua vez, olhará em nossos olhos e dirá: “ Já não os chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” João 15.15

Iniciemos hoje a jornada para conseguir amar a Deus com toda sinceridade, ainda que inicialmente pareça um pouco forçado, logo colheremos o fruto e nunca mais seremos capazes de nos afastar deste Amor.

Deus é Amor!



sábado, 12 de maio de 2012

O Amor de Mãe Pode Errar, Mas o Pior Erro Materno é Não Amar.

Atualmente comemoramos o “dia das mães” e embora esta data seja mais uma oportunidade comercial para expandir as vendas, ela nos faz meditar sobre a carreira materna. Eu digo carreira porque ao meu modo de ver é isso mesmo e só nos aposentamos quando a morte nos separa de nossos filhos.

Esta carreira é cheia de altos e baixos, aprendizados e evoluções, e inclusive “promoções”, afinal se Deus assim nos permitir, receberemos um novo título, o de “avó”, depois de “bisavó” e quem sabe nos tornamos PHD em maternidade e recebemos o título de “tataravó”.

Existem livros maravilhosos que nos ensinam tudo sobre gestação, maternidade, evolução do bebe, como estimular a inteligência do bebe, como educar emocionalmente e psicologicamente nossos filhos e compreender cada fase. Porém eles não prevêem aos problemas pessoas que cada leitor enfrenta, como por exemplo, uma gravidez não planejada, uma vida financeira difícil, uma maternidade independente, um pai violento, uma doença degenerativa da mãe, um emprego distante que lhe força a ficar fora de casa por 14 horas, uma forjada dupla, a briga pela guarda do filho, um ex-marido que tenta fazer o filho não gostar da mãe, a carência do filho em estar com os pais e dos pais de estar com o filho, etc.

Os livros não podem ser tão específicos assim e, portanto sua ajuda é limitada e o que sabemos de ser os erros mais comuns dos pais modernos, são os causados pela falta de tempo com o filho, alguns destes erros são: fazer as tarefas do filho, paparicar e nunca corrigir seus erros, não lhe atribuir tarefas em casa, afinal nem ele para em casa fica mais na creche ou na escolinha porque obrigá-lo a arrumar a cama? Dar diversos brinquedos e presentes mesmo fora de época e quando o filho pede para ficar com ele, alega que tem de ir trabalhar para lhe dar mais presentes. Dar tudo o que o filho pede e nunca lhe impor limites etc.

Muitos pais se baseiam na frase “não importa a quantidade de tempo que passa com teu filho, mas sim na qualidade deste tempo”, porém se equivocam ao o que é qualidade. Tentam fazer deste tempo o melhor, só que o cansaço do dia, mais as preparações para o dia seguinte, muitas vezes lhe impede de dar um tempo exclusivo ao filho, por isso é mais rápido dar um presente que o distrairá por algum tempo e alegria do novo brinquedo fará àquela hora ser a melhor do dia, porém isso é engano, nada tem haver com “qualidade”, este tempo seria melhor se você parar tudo e conversar, brincar ou ensinar a palavra de Deus, fazer deste tempo, ainda que apenas 1 hora por dia, seja exclusivo dele, e inclusive pode colocar o nome da hora como “hora do (nome do filho)”, o que deixará mais claro ainda que aquele momento é muito especial e teu filho se sentirá especial, mas cuidado para não cancelar esta hora, para isso crie regras do tipo se hoje não podemos ter essa hora, no sábado compensaremos com tal coisa, ou tal brincadeira, mas nunca cometa o erro de fazer parecer que aquela hora é a coisa menos importante pra você.

Nós achamos que quando erramos por amor, não tem problema, mas eu garanto, há sim problemas. Fazer o que nosso filho deveria fazer é roubar dele a oportunidade de evoluir, de ser independente. Não o corrigir nem o orientar corretamente são o mesmo que não o preparar para a vida, é contribuir para que ele se torne fraco e dependente. Dar presentes a todo tempo, é o fazer acreditar que tudo é muito fácil e que não precisa lutar para conquistar nada. São crianças assim que se tornam como aquele rapaz que quebrou o braço da garota que não quis lhe dar um beijo. Eles não aceitam “não” como resposta.

Tudo isso também serve aos pais, que muitas vezes transferem suas responsabilidades para a esposa e mesmo fazendo parte da família, prefere apenas ser um telespectador, assim quando algo der errado basta dizer que a culpa fora da mulher que não educou bem seus filhos. Educar é papel dos pais (mãe e pai), mas infelizmente nem sempre isso é possível. Hoje em dia é muito comum que filhos sejam criados apenas pela mãe e em alguns casos só pelo pai, e então estes erros se tornam mais comuns. 


Mas, não fiquem tristes, pois sempre há uma oportunidade de mudar de atitude e corrigir os erros antigos, basta em primeiro lugar orar para que Deus ajude a você, dando-lhe mais sabedoria e inteligência e a teu filho dando-lhe mais força e coragem. Claro que em alguns momentos podem precisar da ajuda de um profissional, como um terapeuta, porém o principal que é o amor, teu filho recebeu. Mas, aquele que cresce sem ter o amor dos pais, este sim terá problemas muito maiores, pois a revolta que ele terá será como trevas dentro dele e isto muitas vezes se transforma em ódio por Deus, complicando ainda mais a situação, porém, nosso Pai Celeste ainda assim poderá realizar um grande milagre e trazer cura para esta alma aflita.

Os pais que amam seus filhos, na correria do dia a dia pensam que o mais importante é demonstrar seu amor, e por falta de tempo tenta compensar com presentinhos e paparicos. No fundo sentem  medo de não serem amados por seus filhos e fazem de tudo para os conquistar. Os filhos amam aos pais que lhe dão carinho e recebem a correção e orientação como provas de amor.

O verdadeiro papel dos pais é de preparar o filho pra vida. Vejamos o exemplo dos animais, a ave ensina o filhote a voar e o estimula a tentar novamente após uma tentativa sem sucesso, ela não fica chorando quando seu bebe cai e se machuca, mas ela o pega e coloca em posição  para tentar um novo vôo até que um dia o filhote consiga. E é por isso que todos voam, não encontramos uma ave com problemas psicológicos ou depressivos que fica só andando ao invés de voar, porém muitos de nossos filhos não são tudo o que poderiam realmente ser porque não os incentivamos suficientemente, porque após uma queda nós somos os primeiros a dizer “coitadinho” e o encorajamos a desistir, a deixar pra lá e a conviver com aquela limitação.

A leoa ensina seu filhote a caçar, liderar e se proteger. No  filme “Rei Charles”, encontramos uma mãe humana com a mesma garra da mãe leoa. Ela criou sozinha aos seus filhos, perdeu um deles em um acidente doméstico terrível, enfrentaram dificuldades financeiras, preconceitos raciais, falta de um esposo, uma doença que lhe encurtara a vida e ela sabia que morreria logo e como se não bastasse,  seu filho ainda pequeno (Rei Charles) estava perdendo a visão. Ela, porém não caiu em depressão, não entregou o filho para uma instituição, ao invés disso, ela o ensinou a ser “cego”, a não ter dó de si mesmo, a ser independente mesmo com tal deficiência e acima de tudo a não desistir nunca. Aconselho a assistir a este filme.

Filmes sobre a vida animal, também são interessantes de se assistir, como fazem muitos psicólogos, para ver o que realmente é ser sábio, o que é o papel da mãe e do pai e assim poderá identificar em qual fase de sua carreira maternal se encontra se está na fase de ensinar o básico, ensinar o necessário, ensinar a ser independente ou ensinar a ser mãe.

Busque a sabedoria divina, pois esta sim excede a todos os conhecimentos e lembre-se “ensinai o pequeno o caminho em que deve andar e ainda quando for velho, jamais se desviará dele” Prov. 22.6

Se criar seus filhos na sabedoria do Senhor, estes te defenderão quando vir os maus dias. "Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos..". Salmo 127.4

Feliz dias das mães!

sábado, 5 de maio de 2012

Sentimentos e Doenças

Muitas pessoas dizem que guardar sentimentos negativos pode nos causar algumas doenças. Inclusive médicos já identificaram ligação entre falta de perdão (rancor) e câncer. Não encontramos tal afirmação na bíblia, afinal na época em que foi escrita esta doença ainda não possuía este nome. Mas, encontramos na Palavra Sagrada inúmeras afirmações que alguns sentimentos trazem doenças e fraqueza ao corpo. Vejamos alguns exemplos:

·         Tristeza faz mal aos ossos e dá inanição a ponto da carne grudar no osso.

“Pois a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força desfalece por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.” Salmos 31.10

 Por causa do meu doloroso gemer, os meus ossos se apegam à minha carne.” Salmos 102.5


“...pela dor do coração o espírito se abate” Prov.15;13b   “...o espírito abatido seca os ossos.” Prov.17;22b


·         Mágoa traz problemas aos olhos

De mágoa se escureceram os meus olhos, e todos os meus membros são como a sombra.” Jó 17.7

 “Os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e enfraquecem por causa de todos os meus inimigos.” Salmos 6.7


·         Inveja faz os ossos apodrecerem

“O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos.” Prov.14.30


·         Amargura e Ansiedade trazem problemas ao coração

Quando o meu espírito se amargurava, e sentia picadas no meu coração,” Salmos 73.21

A ansiedade no coração do homem o abate;” Prov.12.25ª


Estes são alguns exemplos, afinal sabemos que todos os sentimentos ruins nos fazem mal e o inverso também é verdadeiro, pois todos os bons sentimentos nos trazem saúde. Vejamos alguns exemplos encontrados na Palavra de Deus.

Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isso será saúde para a tua carne; e refrigério para os teus ossos.” Prov.3.7 e 8.

 A luz dos olhos alegra o coração, e boas-novas engordam os ossos.” Prov.15.30

 O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos.” Prov.17.22

 “Isso vereis e alegrar-se-á o vosso coração, e os vossos ossos reverdecerão como a erva tenra;” Isaías 66.14

“Vejam isto os mansos, e se alegrem; vós que buscais a Deus reviva o vosso coração “ Salmos 69.32

 “A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra.” Prov.12.25

 “A esperança adiada entristece o coração; mas o desejo cumprido é árvore de vida.” Prov.13.12

 “O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate” Prov.15.13

 “O coração alegre serve de bom remédio;” Prov.17.22


Portanto amados, precisamos buscar ter um coração alegre para melhorar nossa vida e saúde. E a todos que levam alegria aos enfermos, como os doutores da alegria e tantos outros anonimos; Parabéns e que Deus os mantenham fortes e sempre dispostos a continuar com esta obra maravilhosa!

Isso é melhorar-se.
Abraços