terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Roupas que Falam

Quando somos convidados para ir a uma festa pensamos qual roupa vestir. Para isso procuramos saber qual o tipo de festa será; assim nos vestimos de acordo com a proposta. Se colocarmos uma fantasia e a festa for de traje social seremos gentilmente convidados a nos retirar ou, se nos permitirem entrar seremos envergonhados.

Também devemos nos preparar para recebermos algo bom, temos de nos preparar para nos casar, para ter um filho, para adquirir uma empresa ou uma promoção na empresa em que trabalhamos e para cada coisa é necessário um tipo de roupagem diferente.

Roupa neste caso simboliza nossa imagem, e isso não se limita apenas ao visual externo. Temos o costume de achar que sempre estamos prontos para as coisas boas. Pensamos que estamos preparados  para a conquista de um novo cargo, uma nova casa, etc. Porém estamos com vestes antigas, rasgadas ou não apropriadas.

Costumo aconselhar muitos jovens que anseiam por ter um bom namorado, sempre desejam que ele seja fiel, temente a Deus, preparado para um relacionamento sério, com estabilidade financeira e emocional e que os ame profundamente. Ou seja, querem ir a festa de noivado. Mas estão vestidas de acordo?

Algumas garotas dizem que só atraem homens desonestos que só pensam em sexo, que não as levam a sério, não a respeitam e só demonstram atração física. Às vezes até demonstram um carinho ou fazem algo gentil, mas sempre com segundas e terceira intenções. E por quê? Por que suas vestes os levam a isto, indicam exatamente isto.

Nossas roupas falam. É isso mesmo, inclusive diversos especialistas, sejam de comunicação, psicólogos ou mesmo estudiosos do comportamento humano afirmam isso. Vejam os uniformes, com eles sabemos exatamente em que aquela pessoa trabalha. Se estivermos em um local qualquer e precisamos de uma informação ou uma ajuda e em nossa frente encontramos dois homens, um com calça jeans rasgadas, camiseta desbotada e com aparência de suja, os braços todos tatuados, barba por fazer e com mau cheiro e o outro homem todo cheiroso e com um terno impecável, a qual dos dois você irá solicitar a informação ou ajuda?  É claro que ao de terno e isso por qual motivo? Por sua aparência, um terno nos arremete a imaginar um homem sério e de bem.

É claro que as aparências enganam e estas minhas doces amigas que sempre buscam homens honestos e só encontram “mal intencionados” são prova disso.

Mas, se algumas pessoas usam roupas sérias e bem comportadas e ainda assim só atraem parceiros mal intencionados, quer dizer que esta é uma teoria furada?  Não. Nossas roupas não são apenas os panos que cobrem nossos corpos, mas nosso linguajar, nossos olhares, gestos, locais que freqüentamos, tudo isso faz parte de nossas “vestes”. Demonstram quem somos de verdade.  Esse conjunto é o que chamamos de “imagem”.

Algumas mulheres e até mesmo alguns homens, conseguem alterar os batimentos cardíacos de uma pessoa do sexo oposto só com seu olhar. Em um olhar podemos até mesmo dizer quais são nossas intenções. Quem estuda a linguagem corporal consegue facilmente identificar isso, sejam olhares, gestos, postura, tudo isso constrói nossa imagem, até para quem apenas está nos vendo pela primeira vez e ainda não sabe nada sobre nós.

Ou seja, podemos “emitir sinais” corretos para atrair o tipo certo de gente ao nosso redor e principalmente para ser nossos parceiros amorosos. Para isto,  basta ser a pessoa certa, basta ser como deseja que sejam as pessoas ao seu redor e ao seu lado como parceiro amoroso.

“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas.” – Mateus 7:12

Ouvi um homem dizer “nós fazemos coisas boas, não para sermos cristãos, mas pôr sermos cristão”. Isso significa que quando conseguirmos sermos realmente como gostaríamos que nossos amigos e parceiros fossem, então seremos e todos estes sinais serão emitidos corretamente e já não haverá confusões de interpretação.

Analise quem você é pode ser que esteja emitindo os sinais errados ou pode ser que ainda não é quem gostaria de ser. Busque melhorar-se ainda mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente