Todo fim de ano é inevitável analisarmos tudo que conquistamos, perdemos ou adiamos. É tempo de olhar e ver onde estamos o que nos tornamos e quanto falta para chegarmos onde desejamos.
Neste período é comum nos sentirmos insatisfeitos, pois sempre algo poderia ter sido melhor. Neste ano olho para minha vida inteira, percebo quantas coisas fiz sem imaginar o que colheria depois. Notei o quanto alguns conselhos desprezados poderiam ter deixado minha vida mais fácil se tivesse os seguido.
É tempo de olhar os acertos não para nos sentirmos melhores do que outros, mas para entendermos que temos qualidades, que o Senhor nosso Deus esteve conosco e que podemos explorar mais estes pontos fortes.
É tempo de olhar os erros passados não para nos lamentarmos, mas para amadurecermos, para evitar cometê-los novamente e quem sabe, evitar que outros os cometam.
Como teria sido nossa vida se...., ou se ao invés de .....eu tivesse feito......
Alguns dizem que não devemos chorar pelo leite derramado, já Deus em sua perfeita e sábia Palavra nos diz que se tivéssemos ouvido sua voz nossas vidas seriam bem melhores. Ele diz que devemos sim nos arrepender, não para lamentar, mas para mudar de rumo. Em II Crônicas 7.14 o próprio Deus diz que se o Seu povo, se humilhar, orar e lhe buscar, desviando-se dos maus caminhos, Ele ouvirá, perdoará e sarará. Isto é perfeito!
Vamos analisar cada item:
- Devemos nos humilhar. Percebemos que somos inferior ao Rei, reconhecer nossos erros e falhas diante dEle, o Todo Poderoso.
- Devemos orar e lhe buscar. A oração não deve ser apenas da boca pra fora, ou uma leitura de um salmo ou reza decorada, mas deve ser com busca, deve ser da forma que conseguir sentir que Ele está ali, seja sozinho em seu quarto, seja sufocando um choro na ducha, ou em meio a uma multidão em uma igreja barulhenta, não importa. Deve orar e buscar a presença suprema.
- Devemos desviar dos maus caminhos. Aqui sim é produzir o verdadeiro fruto de arrependimento, pois quando nos arrependemos de algo, evitamos cometer aquilo novamente. Sei que quando se trata de vícios não é tão simples assim, porém o desejo de desviar dele deve ser verdadeiro, ainda que caia novamente, jamais poderá desistir, deve desviar-se sempre até que ele fuga de vós. “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4.7
Pronto, a nossa parte é somente esta. Mas, depois disto, o próprio Deus nos ouvirá, e quando diz que nos sarará, Ele se refere às inúmeras feridas na alma que nossos erros provocam. Feridas que homem algum pode sarar, seja ele um médico, cientista ou psicólogo, até poderá amenizar a dor, mas a cura completa vem do Criador.
Este, portanto deve ser um período de cura, e se não foram seus erros que lhe feriram, mas os erros de outros, então os perdoe. O perdão é algo divino, purificador e transformador.
“Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas”. Marcos 11.25
Não é nada fácil, mas é eficaz, assim como um remédio amargo que é horrível de se tomar, mas no término do tratamento é possível notar a cura completa. Apresente em oração aqueles que te prejudicaram ou te feriram de alguma forma. Diga ao Pai o que aquela pessoa te fez, peça a Ele que te ajude a perdoar e diga em oração que o perdoa por tal e tal erro.
Talvez ao fazer isso pela primeira vez lhe pareça falso, ou até aumente sua dor, mas não desista. Ore desta forma quantas vezes forem necessárias até que veja que já não doe mais e até sente dó da pessoa que cometeu aquele erro.
Ao fazer isso, seu fardo se tornará mais leve, sua vida mais doce e não tenha dúvida, colherá infinitamente mais. Reflita e mude sua vida de verdade neste próximo ano.
2012, ano de cura, de libertação e de transformação.
Melhorar sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente