segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Melhorar Sempre

O bebê é o ser mais incrível. Ele abre os olhos e pronto. Tudo é aprendizado. O primeiro passo é buscar um exemplo. Neste momento entram os pais, avós, irmãos ou mesmo a babá. Em pouco tempo começa a balbuciar algo, ele sorri, chora, percebe os efeitos que causa com suas ações e as repeti para conseguir o mesmo resultado. Ele melhora continuamente até se tornar como nós, adultos e comuns.

Temos de resgatar este poder de aprendizado, buscar melhorar sempre,  nunca parar de aprender, ter motivação e bom ânimo e se falhar na primeira tentativa, tentar novamente, e novamente até conseguir.

Nosso primeiro passo é definir o exemplo a seguir. Eu diria que não existe outro mestre, outro exemplo melhor que Ele, Jesus, o Perfeito! Olhemos para Ele e aprendamos cada dia algo novo. Ele nos ensina com aulas vivenciais, através das nossas experiências de vida e também com aulas teóricas, através de seu ensinamento.

Comecemos pela lição de auto-análise; “examine-se, pois, o homem a si mesmo...” (I Cor. 11:28); "Hipócrita! tire primeiro a trave do teu olho, e então verás bem...” (Mat.7.5).
Analise-se, observe-se e olhe-se no espelho, não no que mostra o lado externo, mas no espelho que mostra o interior. Se compare a Ele.

Dizem que existem três imagens de nós mesmos, uma é a imagem que temos de nós, outra é a imagem que os outros têm de nós e a terceira é quem somos de verdade. Aqui eu acrescento a quarta imagem que é a que Deus tem de nós.

Eu sei que a melhor imagem de todas é a que Deus tem de nós, afinal Ele nos vê como seu projeto, sua imagem e semelhança, podemos estar um pouco fora do curso, mas aos seus olhos somos preciosos. Para sermos como Deus nos projetou, não precisamos sermos perfeitos, mas sim buscarmos incessantemente a perfeição, seguindo o modelo de Cristo e sendo cada dia melhorados por Ele.
Para melhorar é interessante que se conheça, o que diz de você mesmo? É uma pessoa simpática? Introvertida? Paciente ou ansioso? Atencioso ou desligado? Como são suas reações? Você perde a paciência com facilidade? Não suporta ser injustiçado, mas comete injustiça? Você gosta de estar em sua presença ou nunca fica consigo mesmo?

Passe um tempo com você e tente se conhecer, se observe, aproveite um dia destes que está sozinho no carro ou mesmo em um transporte público e ao invés de ouvir o rádio, ver TV ou ligar para alguém para passar o tempo, passe este tempo com você, veja como está se sentindo, analise sua vida por completo, sua área espiritual, social, familiar, profissional e saúde.

Só podemos melhorar o que enxergamos, o que não conhecemos não temos como melhorar.
Encerro sugerindo que faça uma visita a si mesmo e depois venha nos contar.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente