sábado, 29 de março de 2014

Retaliação Demoníaca, Existe?

Eu ouço de alguns cristãos comentários sobre sofrerem retaliações demoníacas sobre suas vidas por iniciarem algo que agrada a Deus. Achei estranho não ter encontrado no novo testamento alguma palavra similar a esta. Se observarmos a vida dos apóstolos não encontramos nenhum tipo de preocupação ou alerta sobre tal, nem tão pouco alguma retaliação sofrida por eles. Paulo teve um espinho na carne, possivelmente uma enfermidade que Deus não o curou para que ele fosse tratado em seu caráter, evitando assim que se ensoberbece por ser um canal de tantas bênçãos e milagres divinos.

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” 2 Cor.12:7-9

Para podermos analisar melhor o que pode ser comparado a esta tal retaliação, consultemos o dicionário:

Retaliação: ato ou efeito de retaliar
Retaliar: aplicação de pena de talião (olho por olho, dente por dente), aplicação de uma pena idêntica à ofensa ou ao delito praticado. Popularmente “pagar na mesma moeda”.
 
Portanto, o termo está sendo usado erroneamente, porque se o inimigo nos pagasse na mesma moeda, então ele seria obrigado a nos fazer algo bom, porque quando fazemos a obra do Senhor, praticamos somente bons atos.

Se o diabo tem que fugir de nós, como irá se aproximar para retalhar-nos? “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7.
A Palavra de Deus não deve ser interpretada como alguns dizem, pois ela é clara e objetiva, desde que, leiamos e estudemos seus livros buscando por temas que desejamos nos aprofundar, além de praticarmos uma leitura diária livro a livro.

 Portanto, não quero cometer o erro de acreditar que sou a grande retentora de todo o Saber, porque somente Deus é Onisciente e a própria Sabedoria. Eu sou apenas uma pessoa que busca ter um conhecimento da Palavra do Senhor e principalmente a colocar em prática, porque creio que a Palavra do Senhor é viva, afinal é o próprio Jesus que além de ser a Palavra de Deus, também é o Caminho e a Vida. A Palavra de Deus é água viva e quem a bebe nunca mais terá sede.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

“És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano! “Cânticos 4:15

“Disse-lhe Jesus: Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” João 7:38

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” João 4:10

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:14

Portanto, em minha opinião o que acontece com estes irmãos que “sofrem” ataques malignos quando iniciam a obra do Senhor nada mais é que despreparo. Ou seja, este irmão não vive totalmente a Palavra de Deus. Porque a palavra diz que o inimigo lança sobre nós seus dardos inflamados, isto é independente de fazermos ou não a obra do Senhor, mas Deus nos dá a arma de defesa que é o escudo da fé, sem o qual não podemos apagar estes dardos.

“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” Efésios 6:16

Uma vez um garotinho estava sendo ameaçado por outro garoto maior do que ele, e comentou com seu irmão mais velho que lhe deu o seguinte conselho: “ quando o garoto maior vir te ameaçar, faça uma cara de muito bravo, bufe, espume de ódio pela boca, feche os punhos e encha seus pulmões, porque assim ele terá medo de você e irá parar de te provocar”. O garoto fez isto e funcionou. Com o inimigo não é diferente, ele sabe que aquela pessoa não tem a fé suficiente em Deus, e na verdade esta pessoa já está esperando a tal “retaliação”. Se esta pessoa tivesse a fé suficiente, os dardos seriam apagados e não o atingiria.

Outra situação é quando o irmão não tem uma vida de santidade e dá várias brechas para o inimigo agir, ai meu irmão, fazendo ou não a obra do Senhor o diabo vai agir. “Não deis lugar ao diabo.” Efésios 4:27


Eu conheço uma irmã, que alias é uma grande amiga e uma obreira fervorosa e ela dizia que sofria retaliações e o inimigo sempre agia em seu casamento, fazendo seu marido discutir com ela. No inicio eu acredita ser isso mesmo, mas ao me tornar mais íntima dela, pude verificar que, embora ela fosse uma benção na obra de Deus dentro da igreja e nas casas que visitávamos, ela não o era dentro de sua casa e dava oportunidade para inimigo agir em seu casamento. O que ela vivia não era retaliação e sim consequências de seus atos, porque o que plantamos é o  que colhemos. 

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7
 
“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” 2 Timóteo 3:12. Neste versículo Paulo está se referindo a perseguições carnais e não ataques espirituais como seria o caso de uma retaliação demoníaca. Por exemplo, entre os muçulmanos e outras religiões radicais que perseguem aqueles que se convertem ao Senhor. Também somos perseguidos por pessoas que, por motivos espirituais (eles são trevas e nós somos luz), nos persegue com calúnias, injúrias entre outras atitudes. Esta pode ser uma estratégia do inimigo para evitar sua aproximação à esta pessoa ou de orar por ela, portanto ore como o Senhor nos ensina.

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Mateus 5:11,12
“...orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;” Mateus 5:44

Até o diabo e todo seu exército, precisam ter legalidade para agir. Se esta legalidade não partir de você, com suas brechas (pecados, contaminações e falta de vigilância), então ele buscará a permissão do Senhor como no caso de Jó (Cap.1).

“E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.” Jó 1:12

Imaginemos a seguinte situação: nós estamos nos esforçando pra fazer a obra do Pai, ai o inimigo chega em Deus e pede permissão para nos atacar/retaliar e o Senhor, sendo o Justo Juiz permitirá? Isso não me parece justo, quem dirá pro Senhor. Em Lucas 10:7 Jesus, após dar todas as orientações para os seus setenta discípulos, disse que eles comessem de tudo que lhe fosse oferecido, no sentido não terem vergonha ou se sentirem constrangidos, porque eles eram dignos de receber seu pagamento.
 
 
Deus diz que o salário do pecado é a morte (Rom.6:23), mas não diz que o salário de fazer a Sua Vontade é a retaliação. Ao contrário encontramos centenas de versículos que nos garantem apenas bênçãos por fazer a vontade de Deus. Por exemplo: Deus atende sua oração (João 9:31); Deus lhe da prêmios (1 Cor 9:17); se torna irmão de Cristo (Marcos 3:35), vive a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Rom.12:2); permanece para sempre (1 João 2:17); e o meu preferido diz que as bênçãos do Senhor correrão atrás de nós e nos alcançarão (Deut. 28:1,2).
 
Se Deus nos deu poder e autoridade para expulsar a todos os demônios, então como eles teriam domínio sobre nós a ponto de nos retaliar? “...e começou a enviá-los a dois e dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos;” Marcos 6:7 (Leia também Marcos 3:15).

Amados, o inimigo está debaixo de nossos pés, pois o Senhor Jesus já venceu o mundo para nós, portanto, como diz na Palavra de Deus, não devemos temer mal algum. Se observarmos encontramos a frase “não temas” 366 vezes na bíblia, isso é para representar cada dia do ano e um dia a mais para os anos bissextos. Então não temas!


“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?” Salmos 27:1


Melhore-se

 
 Artigos semelhantes:


 






10 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá amada, primeiro de tudo você deve se acalmar e não temer, pois Deus diz 366 vezes a frase "não temas" e Ele também diz que os mansos herdarão a terra. Jesus levou sobre si todas as nossas dores, porém raramente vivemos isto, porque não temos fé o suficiente. Vá a uma igreja evangélica próximo de sua casa, peça pra falar com o pastor e se aconselhe com ele. Você precisa se aproximar ao máximo de Deus, descansar em sua sombra e sempre ore por aqueles que te perseguem. Os que me perseguiram por anos, hoje sumiram da minha vida porque aprendi a orar por eles. E se quiser falar comigo também pode me enviar email melhore.se@gmail.com. A Paz do Senhor Jesus seja contigo

    ResponderExcluir
  3. Cara ,sobre a sua observação ,¨¨ ai o inimigo chega em Deus e pede permissão para nos atacar/retaliar e o Senhor, sendo o Justo Juiz permitirá? Isso não me parece justo....¨ ,seria interessante a leitura do livro de Jó para dirimir essa sua dúvida....A Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, talvez eu não tenha me expressado bem ou você não tenha lido o texto todo, pois a intenção do texto é levar o leitor a compreender que não existe uma ação do inimigo contra aquele que faz a vontade de Deus pura e simplesmente para retaliá-lo, pois, mesmo o inimigo precisa ter a permissão de Deus para nos atacar ou contra atacar.
      Ou seja, assim como Deus permitiu o ataque do inimigo contra Jô por terem brechas dadas por ele (prepotência e arrogância em se considerar mais justo que o próprio Deus - Jo 6), seu amigo no capitulo 4 menciona que Jó havia ajudado a tantas pessoas a passarem por problemas e agora na vez dele, ele ficava ali murmurando, lamentando ao invés de se levantar (pode ver suas maldições no cap 3). E depois, quando Deus responde a Jo o questionando, se ele era assim tão perfeito aonde ele estava quando o céu foi criado...

      Ou seja, quando sofremos algo, sempre há uma razão sábia, profunda e eterna por de trás disto, porque "todas as coisas juntamente, contribuem e colaboram para o bem daquele que ama a Deus" Romanos 8:28

      Fico feliz em receber seu comentário, pois assim vejo que algumas vezes pode não ficar claro o que desejo transmitir. Espero que tenha compreendido, pois não há dúvida alguma. Biblicamente o diabo não pode nos "retaliar" pura e simplesmente porque estamos fazendo a obra, como muitos cristãos covardes usam este argumento para não fazer a obra ou para justificar os problemas que tem passado.

      Estou a disposição e muito obrigada pela mensagem

      Excluir
  4. '' AQUELE QUE ESTÁ EM CRISTO , O DIABO NÃO O TOCA '' Diz a Bíblia !

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ainda estar assimilando suas palavras quero deixar meus agradecimentos a você pelo texto. Muito bom!

    Recentemente tenho sofrido muitos danos de todos os lados... sou cristão a anos e recentemente por começar uma nova obra eu passei a sofrer diversos males que nem lógica encontro neles. Fico por entender tentando não blasfemar contra Deus. Mas lendo aqui em seu texto o versículo de Tiago 4.7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” parei para refletir na palavra "sujeitai-vos". Quero meditar mais nisso.

    Abração a todos

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ainda estar assimilando suas palavras quero deixar meus agradecimentos a você pelo texto. Muito bom!

    Recentemente tenho sofrido muitos danos de todos os lados... sou cristão a anos e recentemente por começar uma nova obra eu passei a sofrer diversos males que nem lógica encontro neles. Fico por entender tentando não blasfemar contra Deus. Mas lendo aqui em seu texto o versículo de Tiago 4.7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” parei para refletir na palavra "sujeitai-vos". Quero meditar mais nisso.

    Abração a todos

    ResponderExcluir
  7. Shalom Yeshua Adonai. Muito bom o escrito. Para selar de vez a questão, Yeshua deixou bem claro em lucas 10:19 que nada nos fará dano algum. "19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum."
    Ouço esses comentários de retaliação do inimigo e nunca concordei acerca e considero uma incorreção crer nela. Mal costume.

    ResponderExcluir
  8. Ola vc trabalha com libertação ou é apenas serva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou apenas uma simples serva que precisou contar com ministrações de libertação algumas vezes, por ter tido uma vida mergulhada no pecado, então se precisar eu indico a pastora Tania Tereza, o trabalho dela é sensacional, mas sei que há muito com esse dom.

      Excluir

Comente