domingo, 9 de março de 2014

O Chamado de Cristo é para Todos

Atualmente o evangelho está bem difundido, porém não exatamente como pregado por Cristo. Afinal Jesus ao se encontrar com aqueles a quem desejava que o seguisse dizia:

Mateus 4:15 “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”

E hoje vemos um evangelho que convida as pessoas, implicitamente, da seguinte forma:

“Venha para a igreja e tenha todos seus problemas solucionados, dê os dízimos e as  ofertas e terá muitas riquezas na vida financeira.”

Será que estou exagerando? Talvez um pouco, mas quando assisto alguns programas  evangélicos na TV, é esta a impressão que tenho.

Ao obsevarmos os livros do velho testamento, notamos que Deus prometia para todos os que praticassem seus mandamentos uma vida de benção, paz e prosperidade (ex. Deuteronômio 28).  Já no novo testamento as mensagens possuem outro foco, agora é necessário que os filhos de Deus (já não é apenas um povo eleito, mas filhos comprados por sangue) busquem primeiro o Reino de Deus (Mat. 6:33) e quando Deus fala sobre abençoar seus filhos Ele diz que não deixará que lhes falte nada (Mat. 6:25), que terão todas suas necessidades supridas (Fil.4:19), mas que viverão aflições (João 16:33), perseguições, prisões (2 Cor.6:5), entre vários outros problemas, principalmente causados por serem filhos de Deus.

João 15:21 “Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.”

Em nenhum momento Deus, fala sobre riquezas materiais, porque Seu Reino nada tem haver com as riquezas deste século onde a traça e a ferrugem corroem e o ladrão rouba.

Mateus 6:19,20 “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam”

Não há mais tempo para o povo de Deus desfrutar das delícias da terra, pois já é chegado o Reino de Deus.

Mateus 4:17 “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”
 
No antigo testamento o poder de Deus era exaltado através de seu povo escolhido “Israel” e este deveria ser grande em tamanho e poder (riquezas). A partir da vinda de Cristo o povo eleito mudou, agora somos nós, aqueles que crêem em Cristo e o segue. O objetivo de este povo ser grande em tamanho e poder, continua existindo, porém este povo nasce não pelas formas carnais do primeiro Adão, mas sim de um novo nascimento, agora espiritual, através do segundo Adão (Jesus).

1 Coríntios 15:45  “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.”

João 3:3 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
 
 

Não é tempo de povoarmos a terra e sim despovoar o inferno!

 
O Senhor Jesus não nos chama para vivermos maravilhosamente bem aqui nesta terra, mas Ele nos chama para algo muito maior. Porque ao dizer que seus pensamentos são mais elevados do que o nosso (Isaias 55:8-9), não é somente porque as bênçãos que Ele tem pra nós são melhores do que aquilo que desejamos, mas é principalmente porque nós temos uma mente limitada, que se baseia só naquilo que é finito e imperfeito, mas Ele se baseia naquilo que é perfeito e infinito, porque Ele é Eterno, Onipotente, Onipresente, Onisciente, é a própria Sabedoria e o Amor Perfeito.

1 Cor.13:10 “Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.”

Muitos de nós, pensamos que ter um chamado é ter um ministério dentro de uma instituição (igreja), mas no Reino dos céus não é bem assim que funciona, vamos ver quais são alguns dos chamados de Cristo.

1º Chamado para o Arrependimento. Para este chamado, Deus convida a todos os pecadores, e se todos pecaram, Ele então está chamando a todos para se arrependerem.

Lucas 5:32 “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.”

Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”
 
2º Chamado para pregar o evangelho. Este chamado é para todos os que aceitaram o 1º chamado e se arrependeram de seus pecados e se entregaram a Cristo. Não é apenas para alguns, aos quais chamamos de pregadores porque fazem sermões nas igrejas, mas pregar o evangelho é ser luz do mundo (Mat.5:14). Onde você estiver, com qualquer pessoa que falar, você deve aproveitar todas as oportunidades para falar da necessidade de se arrepender e aceitar a Jesus como Senhor e Salvador, e isto é pregar o evangelho para todas as criaturas, o papel da igreja é consolidar as vidas. Afinal quem gera ovelha é ovelha, o pastor apenas a conduz a pastos verdejantes e a águas tranquilas. Também podemos dizer que é o chamado da “pesca” onde o Senhor diz para segui-lo que Ele nos tornará pescadores de homens (Mat.4:15).

Marcos 16:15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”
 
3º Chamado ou convocação para militar a boa obra. Cada chamado é como se fossem filtros. Imagine um processo de seleção para entrar em uma empresa e os testes são eliminatórios, o processo começa com um número gigante de candidatos, alguns são reprovados na primeira fase, então o remanescente comparece na segunda fase, ali mais alguns são reprovados e assim por diante até que, na última etapa permanecem aqueles que assumirão os cargos. Estes são chamados “os eleitos”.

Mateus 24:13 “Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.”

Veja a situação, Jesus possuía um grupo bem grande de seguidores, eles atenderam ao primeiro e ao segundo chamado, mas ao se depararem com as lutas, estes desistiram e abandonaram a Cristo, porque na verdade eles queriam apenas viver os milagres tal como o de comer os pães das multiplicações (João 6). Assim também muitos param no caminho, alguns destes continuam frequentando a igreja, mas já não seguem a Cristo. Seguir a Cristo é necessário abrir mão de si mesmo, é crucificar seus desejos na cruz e viver como Cristo viveu, é lutar contra os principados e potestades que aprisionam as almas e assim trazer mais vidas para o caminho da luz, aumentando assim o exército de Cristo.

Efésios 6:12-13 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”

Vai soldado, se coloque em pé, caminhe pelo Caminho, permita que Cristo viva em você e então verás a glória de Deus.

Venha a nós o Vosso Reino!
 
 

Melhore-se

 
 
 

9 comentários:

  1. muito bom. gostei muito. isso me encoraja a prosseguir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E são mensagens como a tua que me encoraja a escrever. Obrigada, Deus lhe dê forças e unção para ser um soldado de Cristo até o fim.

      Excluir
  2. Edificante mensagem, irmã Adriana. Que a potente mão do Senhor esteja contigo !!!

    ResponderExcluir
  3. Mensagem edificante e nos encoraja a perseverar até o fim
    Deus abençoe sua vida e te use cada dia mais e mais.

    ResponderExcluir
  4. mas nos da igreja adventista seguimos tudo que temos na bibloia como no velho como no novo por que tudo que ta escrito nimguem pode mudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão. Fico feliz por considerarem a Palavra de Deus como imutável. Concordo plenamente, mas tenho de lhe dizer que o Filho de Deus, Jesus Cristo, cumpriu o velho testamento e nos esclareceu alguns pontos que, com este cumprimento foi transformado para nós, que vivemos no tempo da Graça e não mais da Lei. Por exemplo:

      " Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim anular, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido." Mateus 5:17,18

      Neste mesmo capitulo de Mateus, Cristo faz menção ao velho testamento: "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;" Mateus 5:38-44

      Nosso Deus é um Deus de Aliança, e hoje, por Cristo, vivemos a nova e eterna aliança. "E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. "Hebreus 12:24

      "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê". Romanos 10:4

      "Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Gálatas 2:19

      "De maneira que a lei nos serviu de aio (professor), para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados." Gálatas 3:24

      Falarmos sobre o que Cristo com sua vinda, cumpriu na antiga lei e o que, e como devemos seguir a lei do velho testamento e novo, nos dá assunto para uma nova postagem, mas reforço que NADA que foi escrito foi anulado.

      Hoje temos de viver a vida de Cristo, uma vida de abnegação, de humildade e amor. Graças à Ele não precisamos mais oferecer animais queimados para remissão de nossos pecados, pois Ele cumpriu isto também.

      "Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus," Hebreus 10:12

      Agradeço sua participação, e que a Paz de Cristo seja sobre ti cada dia mais e mais.

      Excluir

Comente