domingo, 2 de março de 2014

Vós Sois o Sal da Terra

Mateus 5:13- “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.”

Por que Cristo nos comparou com o sal? Porque não com o açúcar? Alguém havia me dito que era porque com pouco sal se pode temperar muito alimento, mas não é tão diferente assim com o açúcar. E Deus é amor, portanto combina muito mais com o doce do açúcar do que com o amargo do sal.

Então analisando este versículo não entendi muito a razão de ser o sal, afinal se substituirmos por açúcar ficaria assim: “Vós sois o açúcar da terra: e se o açúcar for insípido, com o que se há de adoçar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”.  Tai a resposta, existem outras coisas que adoçam, tal como o mel.  Mas será mesmo só esta a diferença entre o sal e o açúcar que fez com que Cristo nos comparasse ao sal?

Resolvi entender a importância do sal para Cristo e sua época. O sal era o meio de conservar os alimentos, afinal não havia geladeira e freezer. Além disto o sal era usado pelos gregos e romanos como moeda em suas operações de compra e venda. A palavra latina salário deriva-se de sal, pois parte dos vencimentos de legiões romanas era paga com sal. Ainda hoje um dos principais acessos a Roma, então capital do império chama-se Via Salaria, por onde caravanas transportavam a riqueza para os romanos. Na Idade Média, o sal era transportado por estradas construídas especialmente para esse fim. Na mesma época, os europeus fizeram fortunas com o sal como tempero. Até o século 18, a ordem de assento de nobres em uma mesa de banquete era indicada pela posição de um saleiro de prata maciça colocado na mesa. Os menos ilustres ficavam abaixo do sal, mais distantes do anfitrião.

Agora sim tem mais sentido Cristo ter escolhido o sal, por sua importância na época e analisando as propriedades do sal encontraremos inúmeras outras razões para esta escolha tão assertiva. Coincidentemente ou não, atualmente existem doze tipos de sal, assim como eram doze tribos de Israel e doze apóstolos. Demonstrando também, que mesmo nós, cristãos, termos a essência de Cristo (o poder do sal) ainda assim possuímos nossas características individuais que, por alguns detalhes nos diferenciam uns dos outros, mesmo todos sendo seguidores de Cristo.

Façamos uma analogia entre as características e utilidades do sal e os cristãos genuínos.

Representa nobreza. Como vimos no parágrafo acima o sal representava riqueza e nobreza. Portanto, o cristão é uma pessoa nobre, pois é filho e representante do Rei dos Reis, seja um bom exemplo, haja sempre com nobreza, lembre-se que um bom rei é aquele que se preocupa com seu povo, os ampara e os socorre em suas necessidades, não pense somente nos banquetes e honras associadas a nobreza, mas as suas responsabilidades diante do povo, e como nobre é você quem deve interceder pelo povo, diante do Rei.

Realça o sabor até dos pratos doces. Cozinheiros experientes usam o sal mesmo em pratos doces para realçar o sabor real do alimento. Na visão cristã isto significa que intensificamos as qualidades das pessoas que nos ouvem, pois com nossos ensinamentos e aprovação elas se fortalecem em seus pontos positivos e melhoram onde devem melhorar.

Realça as cores dos tecidos. Usado para limpar tapetes, carpetes e na lavagem de roupas, o sal conserva os tecidos por mais tempo, mantendo suas cores vivas. O cristão verdadeiro deve realçar toda a beleza da vida, enquanto o descrente vê todas as desgraças do mundo, as dificuldades e o lado ruim da vida e se enche de desesperança, o cristão deve ressaltar o lado bom, a beleza da vida, das criações de Deus, a beleza de Suas Promessas e de tudo o que há por vir nos novos céus e nova terra. Cor é vida, é alegria e o cristão deve ser cheio de vida e alegria.

Limpa e purifica ambientes. Utilizado para várias receitas caseiras de limpeza e purificação, uma destas receitas é colocar sal no aquário para evitar fungos nos peixes. Já na limpeza da casa o sal chega a matar pulgas e eliminar o mofo. Nas rachaduras das calçadas ele mata as ervas daninhas e mantém viva as gramas. Na vida cristã: O cristão deve exercer seu poder de purificação em todos os ambientes que se encontrar. Sendo você um cristão e tendo uma postura de santidade, todos ao seu redor o respeitarão e assim os ambientes ficarão livres de brigas, palavreados e baixarias.

Purifica pessoas. Alguns acreditam que o sal grosso, possui poderes de purificação, pois seu formato é de pequenos cristais. Então o usam em banhos para tirar mau olhado, colocam nos cantos da casa para retirar as energias negativas, os chineses jogam nos tapetes da porta de entrada para evitar que entrem coisas ruins em suas casas, alguns jogam sal atrás dos ombros para espantar espíritos maus e assim por diante. Mas, entre tudo isto há um pouco de verdade, pois o banho de salmora é desentoxicante e purifica a pele das toxinas, além de agir nos nervos proporcionando um relaxamento. Assim sendo o sal é realmente purificar de pessoas e este papel também pertence aos Cristãos como sal da terra, pois onde nós estivermos tem de haver transformação. Uma pessoa que se relaciona com um cristão, é também purificada. I COR 7:14 “Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.”

Conserva a vida, protegendo da ação do ar. Por não existir geladeira como já foi dito, o sal conservava os alimentos, principalmente as carnes para que não se deteriorasse afinal o ar contamina. Nós como sal da terra devemos auxiliar as pessoas em geral, com nossos ensinamentos e apresentação das leis de Deus, pois a palavra os manterá sadios, e não sofrerão contaminações através dos meios de comunicação e até mesmo influências das potestades do ar. Efésios 2:2 “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;” 

É essencial para a vida. Uma pessoa ou animal que não come nada de sal, sofrerá alguns transtornos, pois o sal produz energia para movimentar os músculos, nervos e órgãos vitais. A falta de sal gera uma doença grave que vai inchando o cérebro e trás o falecimento. Espiritualmente falando, aquele que não convive ou não recebe nem um pouco de ensinamentos dos cristãos (sal) acabam tendo suas mentes completamente corrompidas pelos ensinamentos do diabo a ponto de ter a morte espiritual.

Restaura a saúde, trazendo cura. Na área medicinal o sal pode ser usado para amenizar dores, estimular a circulação, aumentar a pressão arterial,  reduz inchaços, combater inflamações entre outros. O gargarejo de sal com água morna é usado para amenizar inflamação na garganta e gengivas. Tudo isto em sua forma pura, porém ele também é usado para a fabricação de alguns remédios alopáticos. Nós como sal da terra temos também o poder de cura, não estou falando somente do dom de cura, onde oramos por um enfermo e ele é curado pelo poder de Deus. Mas falo da cura da alma, onde só através de ministrações da Palavra, vidas são curadas de depressão, traumas e outras enfermidades.  Jeremias 8:11 “E curam a ferida da filha de meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.”

Impõe mudanças e transformações. O sal é muito usado nas fábricas e indústrias. Do total de sal extraído no mundo, somente cerca de 5% é destinado ao consumo humano. A maior parte de Cloreto de sódio é industrializado para produzir soda cáustica, vidro, cerâmica, alumínio, plásticos, borracha, hidrogênio, tecidos, cosméticos, sabão, detergentes, tinturas, remédios, celulose, indústria da alimentação, pecuária, e centenas de produtos das indústrias químicas, metalúrgicas e de alimentos. No ponto de vista cristão nós não temos utilidade apenas para salgar (dar o exemplo e ensinar a palavra), dar vida e trazer curas, mas também temos o poder de transformar, ou seja, quando evangelizamos alguém trazemos mudanças para sua vida.  Cristo e a palavra de Deus trouxeram mudanças e transformações para toda a humanidade. Além da divisão do tempo (antes e depois de Cristo) a Palavra de Deus e seus ensinamentos trouxeram valorização do trabalho, o dia de descanso, inúmeras leis, direitos e deveres. E embora a sociedade atual esteja bem corrompida é nosso dever usar da autoridade divina expressos no sal e salgá-la com o objetivo de livrá-la do apodrecimento, imundícias, doenças e até da morte.

RECOMENDAÇÃO: O sal não pode ser em excesso: Todos nós sabemos que sal em excesso faz mal, basta apenas uma colherzinha por dia, caso contrário poderá elevar a pressão arterial e sofrer as suas consequências. Na vida cristã isto significa que não é necessário vivermos só ao lado dos cristãos (sal com sal), mas sim devemos nos deixar ser usados por Deus, para dar vida para toda a terra, e o Senhor nos mostra também que para fazer a obra e levar sua palavras não é necessário um grupo grande de cristãos, bastam 2, afinal Ele enviou 2 em 2 para pregar.

Portanto meus amados, vamos sempre nos manter ligados ao Senhor e a Sua palavra, assim manteremos sempre nosso sabor e todos os poderes e autoridade do sal se revelará em nós.



Melhore-se





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente