sábado, 29 de março de 2014

A Armadura de Deus


Precisamos lembrar que estamos em constante batalha espiritual, portanto ataques e contra ataques do inimigo é comum. Mas, é claro que o inimigo, por não poder chegar muito perto de nós (exceto pelo pecado), agirá como um caçador de animais selvagens, ou seja, o caçador sabe que, se ele se aproximar do animal, ele será derrotado, então a estratégia é camuflar armadilhas, se esconder e esperar que o mesmo caia em uma delas. Assim sendo, o animal ficará preso, e o caçador terá domínio sobre o mesmo.

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Efésios 6:11  (Leia também Salmos 91:3; Provérbios 6:5; Salmos 124:7 e Jeremias 5:2). 

Armadura é algo que nos cobre, uma segunda camada mais forte e resistente que nosso corpo. Esta deve proteger principalmente as partes vitais como a cabeça, o coração e o ventre. Paulo era um tipo de soldado romano e na época a armadura romana era formada pelo elmo (capacete de ferro) e armadura peitoral de ferro que cobria além do tórax, o abdômen.

Capacete: Paulo deixa claro que é o da salvação. Como podemos usar este capacete? É ter a mente salva, a mente de Cristo. Para isso é necessário purificá-la através da renovação do entendimento (Rom.12:2). A libertação vem através de conhecer a Palavra de Deus (João 8:32) Leia também: Lucas 24:45; Ef.4:18; 2 Tim.2:7. Também é necessário se aprofundar no conhecimento da Palavra, com isto, nos amadurecemos e nos tornamos adultos espirituais.

“Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.” 1 Coríntios 14:20

A nossa mente quando afetada por uma bala certeira é ferida mortalmente. O inimigo ataca nossa mente de várias formas, hoje ele usa bastante os meios de comunicação. Aqui no Brasil uma arma poderosa, são as novelas e programas de auditório. A sensualidade e imoralidade sexual são apelos usados em todos os horários na maioria das emissoras de canais abertos. Os filmes e jogos eletrônicos que nos levam a ver a violência com naturalidade, filmes com demônios nomeados de filmes de terror, as filosofias e ensinamentos que se opõem ao conhecimento de Deus, entre outras coisas.

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” Colossenses 2:8

Armadura peitoral: Esta protege o coração e o abdômen. Antigamente diziam que os nossos sentimentos estavam em nossas tripas, hoje dizemos que estão em nosso coração, a verdade é que ambos órgão sofrem por nossas emoções, porém se formos atacados no coração a chance de morte é maior, embora as hemorragias no intestino também podem ser fatais. Aqui podemos enquadrar duas áreas de nossa vida, o coração representando nossos sentimentos e o ventre onde produzimos novas vidas.

“E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.” Deuteronômio 30:6

Amar a Deus com todo o coração é também consagrar nossos sentimentos a Ele, amando aos irmãos como Cristo amou sua igreja (Ef.5:2), amando nossos inimigos (Lucas 6:27) e amando a Sua Palavra e Reino. Leia também Salmo 115:1; Ef.4:15, Gal.4:6 e 1 Pedro 1:22.

O ventre é o órgão que sendo saudável traz equilíbrio a todo o corpo e é também onde geramos os filhos. Aqui representa nossos filhos, também chamados de frutos. Estes devem ser frutos do Espírito e não da carne (Gal.5:22). Só nasce o que geramos, só geramos o que cresce dentro de nós. Se sentir raiva, ore e libere o perdão, para que a raiva não cresça e gere o ódio, que é o mesmo que assassinar (1 João 3:15).

Mencionamos apenas as armaduras dos órgãos vitais, mas se analisarmos as demais partes da armadura, veremos a túnica e cíngulo que era a proteção da nudez e dos órgãos genitais para não expor a pessoa. Isto é para nos protegermos também em nossas áreas sexuais e comportamentais. As sandálias protegem os pés, o que nos mostra que devemos vigiar onde andamos e não frequentar as rodas dos escarnecedores e falar do evangelho (Leia Efésios 6:10-18).

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Salmos 1:1

 Resumidamente, precisamos nos proteger simplesmente tendo fé no Senhor e em Sua Palavra, estudando a mesma e a praticando. Vigiando e orando em todo o tempo e com isto todo o mais será consequência.

Creia amado, pois quem crê no Senhor vive pra Ele e o inimigo não poderá contra ti.
 



Melhore-se

Um comentário:

Comente