segunda-feira, 4 de março de 2013

A Luta de Jacó com o Anjo


Gênesis 32:24-30

"Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. "

 Ao lermos ou falarmos sobre este trecho bíblico pensamos em fazer o mesmo que Jacó e segurar o anjo, achamos que isto significa insistir em nossas petições, o que realmente importa é recebermos a benção. Porém para entendermos melhor o que foi realmente esta luta de Jacó, é necessário entendermos melhor o que houve ali no vau de Joboque e pra isso precisamos entender o momento que Jacó vivia. 

Jacó era um enganador, ele enganou o irmão e o pai para receber as bençãos e a herança do pai, e com isto fez com que o irmão o odiasse, e ele teve de fugir e se esconder.  Sabemos que existem leis espirituais e uma delas é a lei da semeadura ou seja, o que você planta, você colhe e Jacó não ficaria imune a isso. 

Jacó conheceu a Raquel filha de seu tio e se apaixonou por ela, e combinou com o tio que trabalharia para se casar com ela, ele cumpriu o combinado porem na noite de núpcias o tio o enganou e entregou a outra filha a Léia, e devido aos costumes e vestes nupciais e Jaco ter bebido um pouco, ele não percebeu a troca e consumiu o casamento, tento de trabalhar mais 7 anos para se casar com aquela a quem realmente desejava , nisto Jacó colheu o que havia plantado, o engano. 

Jacó precisava se converter de verdade, se tornar um novo homem, assim como Jesus nos ensina que devemos nascer de novo. E Jacó passou por mudanças que começaram antes mesmo deste encontro dele com "Deus" no vau de Joboque, pois no inicio do capitulo lemos que Jacó começa a ter atitudes bastante prudentes, tais como: 

Com o seu povo. Gn. 32:7 “Então Jacó temeu muito e angustiou-se; e repartiu o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos, em dois bandos.”

Com seu irmão Esaú. Gn. 32:13 “E passou ali aquela noite; e tomou do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú”

Na oração a Deus. Gn. 32:10-11 “Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos. Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos.”

Percebemos que Jacó já estava mudando, mas era necessário anular uma maldição a qual ele tinha.  "Jacó" significa "enganador" e era necessário passar por uma verdadeira batalha espiritual, e alguns pontos são importantes destacarmos, por exemplo o fato de Jacó reconhecer que ele precisava ter um momento a sós com Deus. Nos versículos 22 a 24 do capítulo 32 de Gênesis lemos que Jacó passou toda sua família e tudo o que possuía para o outro lado do ribeiro e então ele ficou só ali na beira do ribeiro.

Nós temos que nos desprender de tudo, esquecermos por algum momento nossos problemas, preocupações, ansiedades, filhos, cônjuge,  parentes, bens e tudo quanto temos e nos apresentarmos a Deus. estar na beira do ribeiro significa duas coisas, primeiro ele estava em meio a uma travessia, depois que atravessasse ali ele iniciaria uma nova fase, e água sempre simboliza a palavra de Deus, este é o melhor lugar para nos encontrarmos com o Senhor, com os pés limpos na palavra e preparados para um novo começo. 
Então surgiu o anjo do Senhor, e Jacó lutou com ele, esta batalha na verdade era Jacó tentando segurar o anjo para obriga-lo a abençoa-lo. Ele queria ser abençoado, ele queria ter a quebra da maldição, a mudança de vida interna. 

Esta luta é totalmente simbólica para nosso tempo atual, o anjo representa o Espirito de Deus e Jacó a nossa carne, nossa antiga natureza, pecaminosa e enganadora. Esta é a batalha que todos nós temos de ter. A carne deve perder para o Espirito assim verdadeiramente seremos uma nova criatura, agora a espiritual e antiga natureza carnal e falha , deve morrer e foi exatamente isto que aconteceu com Jacó, ele morreu ali naquele dia para que um novo ser , "Israel" pudesse surgir, era esta a benção que ele tanto desejava, a transformação interior afinal seu exterior já era bem prospero e feliz. 

Gn. 32:28 “Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.”. A partir daquele momento Jacó não seria mais o mesmo, pois o varão mudaria o seu nome de Jacó (enganador, trapaceiro) para Israel (aquele que luta com Deus e prevalece).

E você já passou ou está passando por esta batalha espiritual? precisa se libertar de alguma maldição? precisa receber a benção dentro de seu ser? Seu nome, ou seja sua principal característica foi transformada? de maluco, ou bem loco para careta, de catador para santinho ou algo assim? ou mudou apenas alguns hábitos acrescentando o hábito de ir a igreja? Como você é conhecido? 

O nome naquela época refletia muitas vezes o caráter, a personalidade da pessoa ou uma realidade da sua vida ou da história do povo de Deus.

Vemos que a partir do Vau de Jaboque a mudança, a transformação de Jacó foi plena e ele nunca mais foi o mesmo. Nós também precisamos passar por esta luta e vencermos para que então sejamos transformados, maldiçoes sejam quebradas e a benção do Senhor esteja sobre nós. 

Gênesis 32:30 "E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva." Somente apos vencer sua carne é que poderá conhecer a Deus face a face, assim foi com Jó e com Jacó, assim deve ser com você. 

Deus já enviou o anjo e ele está do seu lado só esperando que o segure e receba a transformação. 


Melhore-se





45 comentários:

  1. SÓ JESUS CRISTO SALVA, CHAME A DEUS QUE ELE TE OUVIRA.

    ResponderExcluir
  2. Paz, Muito Legal o Estudo

    Eu creio que a Luta teve muito a ver com um problema de identidade, Jacó significa "Aquele que agarra ao calcanhar" ou pelo menos era com esse intuito que esse nome foi dado a ele, porém o nome "Enganador" era de fato muito semelhante, isso fez com que Jacó se perdesse em sua própria identidade. Quando Jacó Luta contra o Anjo ele reivindica sua verdadeira identidade que provém de Deus (Efésios 1:4). A Definição de Benção no coração de Jacó naquele momento estava ligado com Eternidade, Propósito e Vocação!
    Quando sabemos quem somos em Deus, imediatamente sabemos qual é a nossa missão na Terra e vivemos em Paz e Plena Alegria.

    Estudem;

    Saulo - Paulo
    Simão - Pedro
    Abrão - Abraão
    Etc....

    Se você buscar com todo o seu coração viver a vontade de Deus e estabelecer o seu Reino o Pai vai te revelar sua verdadeira identidade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan que maravilhoso e lindo sua aplicação. Deus continue a te abençoar!!!!

      Excluir
  3. Fantástico. Deus é o senhor de todas as coisas, da mudança, da calmaria espiritual. Deus é muito mais do que nós merecemos.

    ResponderExcluir
  4. Fantástico. Deus é o senhor de todas as coisas, da mudança, da calmaria espiritual. Deus é muito mais do que nós merecemos.

    ResponderExcluir
  5. Mas então essa colocação não está errada? Me corrija por favor mas, disse que Jacó simboliza nossa carne e o Anjo simboliza o Espírito Santo, então Jacó não pode vencer! Não foi colocado de forma errada essa revelação?! Por favor me esclareça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nesta analogia Jacó representa a carne e o Anjo o Espirito Santo, está correto. O ponto é: Quando nós conseguimos que nosso espirito vença a carne, a nossa carne perdeu, mas nós como ser completo (espirito, alma e corpo) ganhamos. Então pensando que Jacó, "o Enganador" é nossa carne, o espirito que havia em Jacó sofria as maldições vindas de Jacó, e sofria. Quando Jacó lutou com o anjo, ele sacrificou sua carne que era enganador (entre outros defeitos carnais), e venceu a batalha espiritual, pois persistiu, desejou a mudança e como benção e vitória, após receber a marca da promessa (coxa ferida pelo anjo), recebeu a transformação, de maldito (o nome Jacó foi como uma maldição sobre sua vida, pois lhe chamaram de enganador por ter saído do ventre de sua mãe agarrado ao calcanhar de seu irmão); para abençoado, pai de uma nação eleita (ISRAEL). Portanto, quando nós insistimos em segurar o Espirito Santo junto a nós, somos tocados, e muitas vezes com dor, mas a transformação é inevitável. Então é neste caso, que faço a analogia. Neste caso, perder é ganhar, porque quando sacrificamos nossas próprias vontades, para ter a Presença do Senhor e viver Sua vontade, perdemos nossa vida (neste tempo), mas ganhamos a vida eterna ( no tempo vindouro).

      "¶ Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
      Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á."

      Mateus 16:24-25


      Espero ter esclarecido, pois não sou escritora, mas fiz um voto ao Senhor quando livrou meu filho único da morte, que ensinaria Sua Palavra até Ele me levar. É isto que tento fazer. Agradeço muito seu comentário. Fica na Paz de nosso PAI.

      Excluir
    2. Boa tarde Adriana Arsenio na nossa cultura ao oitavo dia se fazia a brit Milá (aliança da circuncisão) se coloca o nome da genealogia e o da aliança então passa a ter dois nomes,o nome Yacoov é aquele que agarra,agarra as oportunidades no ventre da matriarca Adonay já tinha declarado que o maior serviria o menor que os edomitas seriam servos de Israel,a benção para os filhos é Bráh'am que quer dizer do maior para o menos então D-us antes de nascer já declarou que o menino seria Principe e portador da benção,não tem nada a ver com maldição sobre o teu nome o nome na nossa cultura vai denominar aquilo que a pessoa vai ser pelo resto da tua vida é uma missão vou te dar um exemplo : Shôlomo é Shalom que quer dizer Salomão foi o rei da Paz o teu nome coincidiu aquilo que ele foi até o fim da vida pacífico teu reino unificou a muitos reinos e prospero e de paz,não se faz justo dizer que estava debaixo de uma maldição e foi quebrada com o encontro do anjo ele sempre foi um abençoador e aonde chegou prosperou um abraço Shalom.

      Excluir
    3. MUITO BOM concordo tambem marcio ferreira gostaria de estudar mais com voce pois tenho algumas duvidas e e muito complicado ver pessoas que não tem entendimento

      Excluir
    4. Acredito que devemos nos unir para decifrar o codigo que esta oculto e muitos deixaram passar tenho lido e estudado muito mas ja esta complicado converssar com pessoas religiosas aonde moro pois ate mesmos os mais estudados aqui ficam em duvidas por isso preciso de ajuda se posivel entre em contato gerffferson@gmail.com

      Excluir
    5. Aquele que e nascido da carne e carne e preciso nascer de novo pelo esp. Santo.Se nao nunca vai entender e entrar no reino de Deus. entende isto Anonimos.

      Excluir
  6. OLA
    poderia me tirar uma duvida particular ? ( a respeito do post)
    tem algum email que eu possa usar para falar com voce ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. muito bom. me esclareceu todas as duvidas. obrigada Deus abencoe

    ResponderExcluir
  8. Muito bom Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante!
    Mas nao há como afirmar que Jacó seja enganador. O nome foi lhe dado por nascer preso ao calcanhar de Esaú.
    os significados nao sao o que parece, visto que no Hebraico, enganador e calcanhar, escreve-se iguais. E depois, qual mae colocaria o nome num filho de enganador?

    ResponderExcluir
  10. Dou glórias a nosso Deus por nós dar entendimento da sua palavra ! Foi muito edificante para mim .Amém.

    ResponderExcluir
  11. Dou glórias a nosso Deus por nós dar entendimento da sua palavra ! Foi muito edificante para mim .Amém.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom aprendi coisas novas a respeito desse fato, Deus abençoe

    ResponderExcluir
  13. E dado a cada um de nois entendimentos diferentes,por isso que sempre que falamos da palavra de DEUS ocasiona que sempre aparece um querendo debater ou ate as vezes,saber mais que os demais.

    No dia que conseguirem intender as coisas de DEUS,ele deixara de ser DEUS.

    Quero apenas dizer que a historia do acontecimento e muito linda como outras tantas que existe na biblia sagrada.

    Shallom adonai a todos (as).

    ResponderExcluir
  14. Exelente explicação, obrigada! Estou a passar por uma fase semelhante.

    ResponderExcluir
  15. muito bom o post gostei mas divirjo de algums fatos pois as lacunas da historia foram retiradas propositalmente

    ResponderExcluir
  16. Verdade!temos q travar uma batalha diária em nossas vidas!e com fé, nós conseguiremos! Deus nos ajude sempre! E nos transforme todos os dias!

    ResponderExcluir
  17. Jaco nao foi enganador pois seu irmão desprezou seu direito de primogenitura e a vendeu e Deus ja tinha dito a Rebeca que o maior serviria o menor.
    Jaco teve que trabalhar mais 7 anos para ter Raquel porque naquela época primeiro se casava a mais velha para depois casar a mais novo e tudo quanto Jaco fazia prosperava, seu sogro com certeza nao queria perder essa bênção. Se Deus quisesse castigar Jaco, Deus não teria enriquecido ele e nem teria feito da geração dele o povo eleito, escolhido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amado(a), quando cito que Jacó enganou ao irmão e ao pai Isaque me refiro ao momento que se passou por Esaú para enganar ao pai que já não enxergava bem. Leia Genesis 27

      Este capítulo relata quando Rebeca e Jacó enganam a Isaque, até disfarce Jacó usou para enganar ao pai. Então quando Esaú chegou ao pai, Isaque disse:

      “Mas ele respondeu: "Seu irmão chegou astutamente e recebeu a bênção que pertencia a você". E disse Esaú: "Não é com razão que o seu nome é Jacó? Já é a segunda vez que ele me engana! Primeiro, tomou o meu direito de filho mais velho e agora recebeu a minha bênção” Gênesis 27:35,36

      O fato de Deus ter promessas para nós, não significa que somos perfeitos e não erramos, Jacó tinha a promessa, mas ele e a mãe quiseram fazer do jeito deles, e enganaram Isaque e Esaú. Assim como Sara tinha promessa de Deus em ser mãe, mas preferiu fazer do jeito dela e deu a escrava ao marido para que a engravidasse e nem por isto perdeu a benção de ser mãe.

      Jacó fez um acordo com o tio Labão que aceitou seu pedido de lhe dar a filha Raquel após ele trabalhar por 7 anos, mas na noite de núpcias enviou a Lia se aproveitando da escuridão e que Jacó havia bebido, e ao clarear Jacó viu.

      “Como Jacó gostava muito de Raquel, disse: "Trabalharei sete anos em troca de Raquel, sua filha mais nova". Labão respondeu: "Será melhor dá-la a você do que a algum outro homem. Fique aqui comigo".Gênesis 29:18,19

      “Quando chegou a manhã, lá estava Lia. Então Jacó disse a Labão: "Que foi que você me fez? Eu não trabalhei por Raquel? Por que você me enganou? " Gênesis 29:25

      Labão apenas usou por desculpa que era costume ali fazer isto, mas foi desleal ao combinar uma coisa e fazer outra. Sua intenção era ter Jacó trabalhando e prosperando sua casa para ele por mais tempo possível. Até porque mesmo sendo costume, poderia ser alterado, Jó viveu em um tempo que herança se dava somente para os filhos homens, mas ele deu herança para suas filhas também. Leia Jó 42.

      Deus prosperava a Jacó porque tinha sobre sua vida amor e promessas, porém Deus é Justo e o que plantamos é o que colhemos.

      “De Deus não se zomba, o que se planta é o que se colhe” Gálatas 6:7

      O fato de termos algo errado, como Jacó ser enganador, não significa que Deus retirará todas suas bênçãos e promessas de nossas vidas. Deus é misericordioso ao mesmo tempo que é Justo. Jacó tinha a benção de prosperidade, porém era enganado e perseguido, teve de sair fugido de sua casa, após enganar ao pai e ao irmão, não pode mais ver o pai com vida. Depois saiu fugido das terras do tio, pois o mesmo sempre queria o explorar e teve medo.

      Mas, ele não estava bem com ele mesmo e com sua história, por isso pediu ao povo para seguir a frente e ele ficou ali a beira do rio, foi então ao ver que Jacó queria mudar de vida, Deus permitiu a luta de Jacó, e o marcou na coxa (a marca da promessa), que era com a mão sobre a coxa que os juramentos mais preciosos eram feitos. (Gen. 47;29, Gen.46:26, Ex 1.5,etc.).

      Quando você diz que Deus não quis castigar Jacó, eu não vejo como castigo e sim conseqüência de seus atos, ele colheu o que plantou, Deus castiga sim, a todos quanto ama. Mas, Ele sabe separar o que é benção e o que é castigo ou maldição. Se ler Deuteronômio 28 fica claro esta separação e que são nossas escolhas que nos afetam com benção ou maldição, através dos caminhos pelos quais andamos.

      Excluir
    2. Se imaginarmos que o povo eleito, escolhido não pecou, nem fez escolhas erradas ou que quem enriquece por Deus não tem do que se arrepender ou mudar de vida, isto é um engano.

      Veja o caso de Davi, Deus o prosperou, ele reinou e vencia todos os seus inimigos, a benção de Deus era sobre ele, mas pecou inúmeras vezes, e Deus o corrigiu, o castigou até com a morte de seu filho, depois um filho matou o outro, um filho estuprou a irmã, ele foi perseguido por um filho, enfim teve problemas sérios por causa de seus erros, mas Deus nunca retirou Sua bênçãos e Promessas de sua vida, então Deus separa muito bem as coisas e entende que nós, somos falhos e que só um é Perfeito, que é Cristo, pois o mesmo é O Filho de Deus, que junto do Pai e do Espírito Santo são Um.

      Se esperarmos que as bênçãos do Senhor sejam sobre nós e a Sua Salvação, dependendo de nossa fidelidade e perfeição, estamos voltando ao tempo da lei e não da Graça.

      O que Deus espera de nós, filhos da promessa, é que nasçamos do espírito, tenhamos um novo nascimento, desviemos de nossos erros, convertemos nos a Ele.

      Veja o caso da prostituta Raabe de Jericó, ela ajudou ao povo de Deus, mesmo vivendo em pecado e servindo a outros deuses, ela reconheceu o Deus de Israel como sendo o mais poderoso, ajudou aos israelitas a conquistarem Jericó, foi protegida, foi salva, ela e sua família, se tornou judia (converteu, teve um novo nascimento) foi uma dos antecedentes de Davi.

      Leia Josué 6:10, 16, 20, 21. – e veja que do mesmo modo que Raabe foi salva e sua família também, nós que cremos em Cristo, por crer somos salvos e isto se estende a nossa família e não por sermos perfeitos e sem pecados ou erros.

      "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". Atos 16:31 - compare com Josué 6:17

      Raabe de prostituta a descendencia de Davi, Paulo que se chamava Saulo, de perseguidor e matador de cristãos, a cristão perseguido e morto.

      Veja como os caminhos do Senhor são perfeitos, tanto que não compreendemos muitas coisas.

      Porém uma coisa é certa, a benção que Deus dá, Ele não tira, e ter a benção não significa que não colherá o mal que plantar,

      “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”. 1 João 2:1

      “Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. “Apocalipse 3:19

      Foi pela fé que Raabe foi abençoada, foi pela fé que Davi não perdeu as bênçãos, pela fé Jacó foi Israel pais do povo eleito.

      “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Romanos 1:17

      Paz seja contigo.

      Excluir
  18. Aquele que pede,recebe...assim foi com Jacó,ele não desistiu,mas insistiu...
    A paz esteja convosco!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Pedro, A Paz seja sobre ti

      Excluir
    2. Essa palavra falou muito ao meu coração. Foi resposta de Deus para minha vida. Deixar algumas coisas de lado nesse momento e seguir a vontade de Deus. Tempo de preparação. Ufa!

      Excluir
  19. parabéns,esse estudo tirou minhas dúvidas,MT esclarecedor,sem uso de palavras difíceis e de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. Sim, a Palavra é perfeita, e sempre há novidades, mesmo em textos já lidos, Deus vai nos revelando. Obrigada pelo comentário. Deus é Bom


      Excluir
  21. Muito obrigada esto radiante amo estudar a palavra de Deus Márcia posso envia e-mail.pra vc me Ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, pode enviar email para melhore.se@gmail.com
      obrigada pelo comentário!

      Excluir

Comente