domingo, 31 de março de 2013

Como Pregar o Evangelho nos Tempos Atuais?


Jesus nos deu uma ordem: "ide e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15). Cumprir esta ordem nunca foi fácil, pois o Cristo (o puro e verdadeiro) nunca esteve em moda, ou seja, nunca foi aceito pela massa, pela maioria da população. Isto porque sua vinda era uma promessa para o povo de Israel, para os judeus, e estes esperavam que Ele fosse alguém rico e de destaque social, como um filho de rei, mas Ele veio como alguém extremamente simples e sem nenhum tipo de destaque. 

Depois Jesus, o Cristo, afrontou a religiosidade, pregando não um deus furioso e de muitas exigências e leis, mas um Deus da Graça e Amor. Ele enfrentou aqueles que usavam a casa de Deus para alimentar seus próprios egos os chamando de hipócritas(Mat.23:29). E como se não bastasse Ele expulsou os comerciantes que haviam se instalado dentro do templo de Deus, por estarem explorando os fiéis (Mat.21:12,13).

Alguns acham que Jesus foi um revolucionário, e de certa forma Ele realmente foi. Jesus nunca aprovou um mundo de aparências, Ele sempre preferiu a realidade, sempre valorizou o interior do ser humano e não o seu exterior, tanto que, mesmo sendo Deus encarnado, e por isso ter o poder de escolher como seria sua aparência, Ele escolheu vir em uma aparência comum e sem beleza (Isaías 53:2). 

O ministério de evangelismo de Cristo não foi nada fácil, tanto que durou apenas três anos e foi abruptamente interrompido com sua morte. Então seus discípulos continuaram Sua obra evangelística, e também não era nada fácil, pois pregar a Cristo era o mesmo que colocar seu nome em uma lista de caçados e muitos morreram como o Mestre. 

Hoje em dia nós dizemos que é mais fácil, principalmente aqui no Brasil onde temos a livre expressão. Podemos falar do evangelho sem sermos mortos ou caçados, isto é um fato, mas o mundo jaz no maligno e portanto, ele, o inimigo de nossas almas, Lúcifer, fará tudo o que for preciso para nos atrapalhar e semeará seu joio entre nossas sementes de trigo, ou, como um pássaro, irá comê-las, ou colocará muitos espinhos e pedras ao redor de nossas sementes para as sufocar e as destruir (leia a parábola do semeador- Mateus 13). 

O jeito que o inimigo vem nos atrapalhando, e muito, é através dos escândalos no meio cristão, homens e mulheres que se dizem Cristãos, porém não seguem a Jesus, que pregava uma vida de simplicidade onde deveríamos nos abundar em amor ao próximo e não acumular tesouro na terra (Mateus 6:19-20). Isto não quer dizer que seja pecado ser rico, porém aquele que tem muitos bens deve tomar cuidado para não se tornar um descumpridor dos dois grandes mandamentos do Senhor que são: 

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." Marcos 12:30-31

Jesus ao ser questionado por um jovem rico sobre o que era necessário fazer para ir para o céu, Ele respondeu que era cumprir os mandamentos e o jovem disse que isso ele já fazia, então Jesus disse que ele deveria vender tudo quanto tinha, entregar aos pobres e segui-lo. Este jovem se entristeceu porque não poderia abrir mão daquilo que amava mais do que ao próprio Deus, seus bens materiais. Jesus então disse a seus discípulos que é mais fácil um camelo passar por um buraco de agulha do que um rico entrar no reino dos céus,  mas é claro que Ele complementa e diz que para Deus nada é impossível (Lucas 18:18-27). Portanto ser rico não é pecado, mas a Palavra nos garante que ter a oportunidade e saber fazer o bem e não o fazer é pecado (Tiago 4:17). Se Deus te colocou em uma posição elevada, use seu dinheiro para ajudar ao próximo como gostaria que te ajudassem se fosse você naquela situação, isto é amar ao próximo como a ti mesmo. 


Como pode ser fácil pregar sobre um evangelho que diz que devemos bendizer aos que nos maldizem e amar nossos inimigos (Mateus 5:44) em um momento onde vemos que a maldade humana aumenta a cada dia? onde adultos violentam sexualmente pequenas crianças inocentes destruindo suas vidas? onde matam com tanta facilidade e sem nenhum motivo, as vezes por torcerem para diferentes times de futebol. Como pregar um evangelho que diz para orarmos pelas autoridades de nosso pais, sendo que a corrupção esta cada vez pior, onde o pais ganha cada dia mais dinheiro e investe cada vez menos nas necessidades básicas da população? 

Como pode ser fácil pregar um evangelho que diz para sermos simples, amar a simplicidade quando inúmeros pastores exploram a fé de seus seguidores e se tornam bilionários sem se quer beneficiar a população com benfeitorias que também são ordens de Deus que diz para vestirmos quem não tem roupa, alimentarmos quem não tem alimento, ajudarmos as viúvas e os órfãos? Em Deuteronômio 26:12 é nos dada a ordem para separar nossos dízimos e dar para os levitas (homens de Deus que hoje representariam os pastores, pois eram os responsáveis pelo templo), para os estrangeiros, para os órfãos e viúvas.  No Novo Testamento também vemos essa ordenança de Deus, agora para a Santa Igreja do Senhor. Em Tg.1:27, lemos claramente que, " A verdadeira religião para com Deus é, cuidar dos órfãos e das viúvas, e sempre se apartar da corrupção do mundo." 

É cada vez mais difícil  pregar este evangelho no Brasil, e não falo do evangelho da prosperidade que está em alta, até está na moda, este evangelho que prega tudo sobre VOCÊ, seja para VOCÊ ser liberto dos encostos e das obras de macumbaria, para VOCÊ prosperar, para VOCÊ arrumar um bom cônjuge,  para VOCÊ, VOCÊ e VOCÊ, e não prega sobre anular seu ego, vencer a carne e sua vontade própria para viver a vontade de Deus, para tê-lo como sendo seu Deus, ou seja, para estar em primeiro lugar em sua vida, Ele deve vir mesmo antes de você, para que seja um verdadeiro adorador.

Como pregar sobre um Deus que ensina que precisamos viver na simplicidade, ajudando aos outros de todas as formas, seja para que eles se encontrem com Deus, seja financeiramente ou através de nossas orações e execuções de milagres. Afinal, se orarmos com fé, Deus curará  pessoas através de nós, pois Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre (Heb.13:8), e seu poder se mantem igual, e Cristo nos diz que tudo o que Ele fez, nós poderemos fazer igual ou até maiores obras, desde que, creiamos - (João 14:12). 

Como pregar o evangelho em meio a tantos adoradores de si mesmos? E como se não bastasse, o inimigo incute na mente de muitas pessoas pensamentos totalmente errôneos sobre Deus e tudo o que Ele fez. Ele diz que Deus é mal por castigar aqueles que não o obedecem. Mas, estes não entendem que o que chamamos de "castigos" nada mais é que colher o que se planta (Prov.22:8).

Alguns dizem que Deus foi cruel ao matar o exército do Egito quando estes perseguiam o povo de Israel. Mas, eles não entendem que este era um povo mau, e Deus lhe deu inúmeros avisos para que não sofressem as consequências de seus próprios atos de forma extrema. Pois, o povo do Egito já havia matado vários israelitas, inclusive crianças recém-nascidas, portanto se o que você planta você colhe, eles plantaram assassinatos e colheram o mesmo. 

São vários os ensinamentos anticristãos, os discípulos de Satanás semeiam isto na mente de pessoas inocentes, e estes vão passando isto para frente e então várias pessoas possuem suas mentes cauterizadas por estes ensinamentos, ou seja, fortalezas demoníacas . O diabo é astuto e enganador desde o principio. Para parecer verdade, ele usa meias verdades como fez com o próprio Cristo ao o tentar no deserto, ele dizia um versículo misturado com algo totalmente fora da Palavra. 

Mas não vou encerrar este artigo com lamentações, quero encerrar com dicas simples para conseguirmos cumprir a ordem do "ide" e são elas:

*Seja um exemplo de vida, seja irrepreensível (Tito 2:8), assim quando pregar e apontarem aos falsos profetas que estão trazendo escândalos para o evangelho, você poderá dizer para que olhem para você e não para estes maus pastores, lobos disfarçados de ovelhas e escandalosos, porque estes já estão nas mãos de Deus que diz: "é mister que venham os escândalos, mas ai daqueles por quem os escândalos vem" (Mateus 18:7).

*Busque conhecer as estratégias do inimigo, o que ele vem inserindo nas mentes curiosas, como os exemplos acima e lhes combata através da própria palavra de Deus, como fez Cristo no deserto e então venceu o tentador (Mateus 4:1-11).

*Estude a palavra para estar preparado para argumentar com aquelas pessoas extremamente inteligentes que acham que crer em um Criador é ignorância, mesmo que você se sinta um ignorante ou seja uma pessoa sem muito estudo, pois Deus capacitou homens assim para serem seus discípulos e estes impressionaram a muitos com a sabedoria adquirida em Cristo (Atos 3:13).

*Ore por você para ter preparo espiritual e conhecimento tanto da palavra, quanto dos acontecimentos gerais e principalmente sobre as estratégias do inimigo para que possa com confiança pregar a este evangelho (Efésios 6:19).

*Ore por todos que quer alcançar para Cristo, e mesmo que fale com uma pessoa em um momento inesperado e talvez não volte mais vê-la, ore para que suas palavras penetrem em seu coração e esta semente possa gerar, ore também para Deus preparar outros para concluir a obra. 

*Ore pelos obreiros de Deus e peça para Ele enviar seus ceifeiros (Mateus 9:38). 

*Estude sempre a Palavra, lembre-se que ela é sua espada nesta luta espiritual pelas almas e uma espada sem corte não tem o mesmo poder de perfuração que uma bem afiada (Hebreus 4:12).

*E por último, aprenda a ser rejeitado, a ter pessoas que menosprezem o evangelho que você prega, para estes, faça como os discípulos,  tire o pó de seus sapatos e siga em frente (Lucas 10:10,11) e nunca, nunca pense que você não sabe evangelizar porque quem encherá os teus lábios será Deus (Marcos 13:11). 

Você deve ser o representante de Cristo, assim como um representante comercial de uma empresa deve ter o domínio sobre seu produto e as vantagens em relação ao produto da concorrência, você deve dominar o conhecimento da Palavra. Aprenda a argumentar, porém nunca desvalorize a Cristo insistindo em sua aceitação e portanto, perceba a hora certa de parar e apenas entregar nas mãos de Deus.Seja sempre simples, educado e amoroso com todos, assim mesmo não aceitando seus argumentos na hora, eles meditarão sobre eles e poderão mudar de ideia, mas se os provocarem, seus corações endurecerão ainda mais e ficará mais difícil de alcançá-los, porque não é a razão que os libertará, mas o Amor. 

Alguns argumentos comuns: 

*Quando disserem que a bíblia já foi traduzida e atualizada tantas vezes que perdeu sua autenticidade, explique o controle que existe para garantir que isto não ocorra e que se isto fosse verdade teríamos bíblias com dizeres diferentes, afinal até mesmo em uma igreja temos bíblias bem antigas e embora as palavras possam ser diferentes, pois nossa escrita sofreu alterações, seus significados se mantem. As bíblias evangélicas e católicas são iguais nos livros que possuem incomum, e os livros que a bíblia católica tem a mais são apenas históricos e geográficos e por isso não estão na bíblia evangélica,  mas são também livros verídicos. Inclusive as bíblias em outras línguas também são iguais, e se estas "alterações" fossem verdadeiras já não existiria este padrão e os manuscritos estão guardados e protegidos até hoje para comprovarem sua veracidade.

*Quando disserem que Jesus foi apenas um profeta como Maomé, Buda e outros. Diga que Ele dividiu a história da humanidade ao meio, foi o único que ressuscitou dos mortos em carne e ficou visível para mais de cinco mil pessoas e este fato foi registrado na época. Diga também que toda sua história é o cumprimento das promessas do velho testamento e que Ele dividiu também a bíblia entre velho e novo testamento e toda a bíblia gira em torno de sua vida.

Ore e estude a palavra, e Deus lhe dará muitos outros argumentos. Ele quer que você esteja preparado para o grande desafio em cumprir a sua ordem, e Ele garantirá o teu sucesso.

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" Marcos 16:15

Não seja egoísta, divida aquilo que você tem de melhor, o Amor de Cristo em sua vida.


Melhore-se





Artigos Semelhantes:
O Chamado de Cristo é para Todos
Como Cumprir o Ide do Senhor sem Mudar de Casa






34 comentários:

  1. Ficou lindo, parabéns!
    Eu realmente quero me melhoorar, e eu vou, estava precisando de um empenho e você me ajudou. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. É muito satisfatório saber disto, obrigada

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá Cecilia, talvez também te interesse o artigo "O Chamado de Cristo é para Todos"
      http://melhore-se.blogspot.com.br/2014/03/o-chamado-de-cristo-e-para-todos.html
      Obrigada

      Excluir
    2. e verdade precisamos despertar que Deus abençoe

      Excluir
  4. Lindas palavras , muito bem explicado , gostei !

    ResponderExcluir
  5. Artigo abençoado, maravilhoso.
    DEUS continuará dando vitória com certeza. José Valdo Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdo, talvez também te interesse o artigo "O Chamado de Cristo é para Todos"
      http://melhore-se.blogspot.com.br/2014/03/o-chamado-de-cristo-e-para-todos.html
      Obrigada

      Excluir
  6. Excelente! Gostei muito de ler o que DEUS tem pra mim hoje através deste Blog! Continue deixando DEUS te usar vaso! Glória a DEUS!

    ResponderExcluir
  7. meus amados irmãos em cristo, a paz do senhor jesus esteja com todos. analisando o comentário escrito acima,gostei do seu conteúdo de entendimento e de sabedoria do alto.
    mas quero que saibam de uma coisa, os filhos de Deus ouve a vóz de Deus
    nem todos que se batizam e confessa a jesus são filhos de Deus, mas somente os que foram marcados pela marca de Deus.
    ou seja, pelo fogo do espirito santo.esse ´o verdadeiro batismo que limpa toda a arvore.

    ResponderExcluir
  8. quando pregamos o evangelho na unção do espirito santo, o mesmo espirito santo se incube de convencer a pessoa de acreditar na pregação do pregador, ou do evangelista, caso contrário o pregador só vai encher linguiça sem a unção do espirito.
    porque a pessoa que esta nos ouvindo deve receber primeiro a efusão do espirito para depois nos ouvir.
    O senhor disse: enviarei um anjo adiante de ti, para preparar o caminho do senhor, assim Deus envia um anjo no coração da pessoa que esta nos ouvindo e prepara no coração dela uma fé viva para ela acreditar e ser convertida pelo espirito do senhor.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito de ler essa postagem, me fez abrir a mente e querer levar mais ainda o evangelho.
    Gostaria de pedir pra fazerem uma postagem sobre como chegar em alguém para falar, tipo qual o assunto que devo começar coisa assim.
    Obrigada desde já, Deus continue abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ainda não consegui escrever as dicas que sugeriu, em breve eu o farei. Mas postei o artigo "O Chamado de Cristo é para Todos" e achei que talvez possa te interessar.

      Excluir
  10. parabéns. amei a publicação, encontrei tudo que precisava. estou com desejo no coração de evangelizar e sei que essa tarefa não é nada fácil. mas sei que o Senhor Jesus está comigo. pois temos ai um mandamento... ide e pregai o evangelho... continuem postando essas publicações. muito boas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiba que este desejo em teu coração não surgiu de você mesmo, mas Deus é quem colocou, então ore como Paulo diz em Efésios 6:19-20
      " E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar"

      Excluir
  11. Parabéns. Isso era tudo que eu precisava ouvir. Acredito que a parábola dos talentos se refere a pregação do evangelho, afinal, por que não multiplicar a maior riqueza que Deus nos deu? Há muitos dias sinto mais forte essa missão, mas fico triste quando vejo tanto despreso. Esse artigo vai me ajudar muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Aqui nesse site eu comprei um maravilhoso kit que me ajudou muito a pregar,recomendo,muito bom.

    http://hotmart.net.br/show.html?a=U2155359M

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada! Me ajudou muito esse post.

    ResponderExcluir
  14. Muito espiritual o texto e nos alerta para missão de pegar o evangelho com autenticidade e em todo lugar. Continue escrevendo. Deus quer isso de você. Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  15. Pregar o evangelho nos dias de hoje não é facil, mais com o preparo certo, e dedicação as almas se convertem ao senhor com certeza, este curso aqui ensina como entender a bilbia! http://goo.gl/zLnMKY , fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  16. para bens a igreja preciza de pessoas assin que ten coragen de anuciar o palavra obrigado pelo por voc ser este irmao en cristo inluminado pela força do espirito santo .amen que deus abençoe.

    ResponderExcluir
  17. paz do senhor amados ,realmente estamos na reta final ,a palavra do senhor se cumprindo a cada instante
    e como foi nos dias de noé assim será a vinda do filho do homem ,e por se multiplicar a iniquidade o amor
    de muitos esfriará , quando vier o filho do homem achará fé na terra (nos homens) varão continue ,levando
    esta semente Jesus com certeza lhes abençoará muito .tem muitas almas ainda para se salvarem.Deus ti
    abençõe

    ResponderExcluir
  18. Bom dia! Deus te usou grandemente ao escrever essas palavras!!! Continue tendo esta comunhão com Deus, e ele irá usá-la(o) abundantemente!!! Que Deus a (o) abençoe!!!

    ResponderExcluir
  19. Realmehte ainda Deus mantem a chama acesa. Continue permanecendo ,como estas ,em 1CO.15=58.

    ResponderExcluir
  20. Realmehte ainda Deus mantem a chama acesa. Continue permanecendo ,como estas ,em 1CO.15=58.

    ResponderExcluir
  21. Quero pregar o evangelho,eu amo Deus,peco so sabedoria a ele,sei que e uma luta muita grande,quando estamos com ele de vdd podemos superar tds as adversidade

    ResponderExcluir
  22. Depois de ler a bíblia toda,qual seria meu segundo passo?

    ResponderExcluir
  23. Obrigada, por te me ajudado que Deus continue derramando suas bençaos sem medida sobre sua vida…..

    ResponderExcluir

Comente