sábado, 16 de fevereiro de 2013

O Melhor de Todos os Guias


Mesmo sendo adulta, imagino como seria bom ter um super guia, um orientador que nunca se equivocasse, que sempre me levasse para onde eu fosse ser feliz, mesmo sendo para lugares inimagináveis  O tipo de guia que soubesse tudo sobre mim, até mais do que eu mesma. Aquele que me conduzisse com segurança mesmo em lugares perigosos, e quando chegasse em momentos que eu não tivesse força ou coragem, então ele me conduziria em seus braços até a situação melhorar. 

Sonho impossível e romântico? talvez, mas a verdade é mesmo um homem adulto pode, no intimo de seu ser, desejar um guia que nunca erre. Alguns confiam em gurus e outros tipos de guias espirituais ou místicos. O homem criou o GPS justamente porque ninguém gosta de se perder, sair do caminho certo. Mas estes aparelhos ainda são falhos, as vezes nos indicam uma rua contra-mão, sofrem ação do tempo, desgaste  podem errar e falhar quando mais precisamos. Mas eu conheço um alguém que nunca falha, não se desatualiza, que conhece a mim e a você mais do que nós mesmos nos conhecemos, Ele é Jesus. 

A Palavra de Deus nos diz que Jesus é o bom pastor (João 10:11,14) e a principal função de um pastor é a de guiar suas ovelhas, levá-las para bons pastos e para onde elas possam se refrescar, se proteger do mal tempo e saciar sua sede. Muitas vezes nós dizemos que o Senhor é o nosso pastor, que Ele é o nosso guia, mas será mesmo verdade? 

Por onde tem andado? todos os lugares onde vai são lugares que Cristo te levaria? Há água limpa e fresca para saciar a sede da tua alma? ou esta bebendo águas paradas e contaminadas?  a grama que tem comido é macia, tenra e suculenta ou é um capim seco difícil de ser engolido? 

Sabemos que Deus tem o melhor para nós e porque não vivemos isto? As vezes passamos mais tempo no deserto do que deveríamos. Algumas vezes, como o povo de Israel, demoramos para chegar na terra prometida por que somos murmuradores e quando a prova final vem, fugimos da luta e deixamos de crer, porque desejamos o que é mais fácil de ser conquistado. Outras vezes, passamos mais tempo no deserto porque, embora desejamos ser guiados por Deus, não somos porque na verdade não conseguimos ouvi-lo ou vê-lo. 

O papel de um guia turístico é conduzir os turistas com segurança para lugares fantásticos e por eles desconhecidos, o guia deve os abastecer de informações e os orientar com suas bagagens, transportes e acomodações. O guia zela pela segurança e por chegar nos lugares no tempo certo, porém se o guia não falar a mesma língua todo este trabalho será mais complicado, as orientações não serão possíveis e toda a viagem estará em risco de fracassar. E se além de não falar a mesma língua o guia fosse invisível aos olhos dos turistas de seu grupo? 

Esta é a situação que muitas vezes, nós nos encontramos, não falamos a mesma língua de Cristo e não o enxergamos. E como podemos ouvi-lo ou vê-lo para verdadeiramente sermos guiados por Ele? 

Jó, servo de Deus, custou para ver a Deus, mas quando isto aconteceu (Jô 42:5) Jó finalmente foi guiado pelo Senhor e teve uma vida maravilhosa até seus últimos dias e viveu muitos anos. E oque fez Jó finalmente ver a Deus? foi conhecê-lo intimamente, foi ter experiências difíceis onde até seus amigos íntimos lhe acusavam, mas Deus foi sua companhia fiel, mesmo quando ele julgava a Deus como um ser injusto. 

Não precisamos ver a Deus com nossos olhos carnais, mas sim com os espirituais. A Palavra diz que quando reconhecemos a Deus em nossos caminhos, Ele endireita nossas veredas (Prov.3:6), e isto é nos guiar, Ele endireita nossos caminhos porque finalmente nos guia. Reconhecer ao Senhor em nossos caminhos é perceber Sua ação, Ele age em nossas vidas e muitas vezes não percebemos, preferimos dizer que foi sorte, ou foi o médico que era muito bom, ou nossa competência  enfim, buscamos explicações racionais para tudo o que Deus tem nos feito. 

Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6), temos de ser guiados por este caminho. Jesus é o Verbo de Deus, ou seja é a Palavra de Deus (João 1:14). E a Palavra de Deus é "lâmpada para nossos pés" (Salmos 119:105). Isto me faz lembrar do cão guia, ele também tem esta função para os deficientes visuais, e assim deve ser o Senhor para nós. Ele deve ser nossos olhos, nossa lâmpada que nos faz ver onde de fato estamos colocando nossos pés. 

Não fique esperando que uma coluna de fogo te mostre por onde andar, nem que Deus brilhe em uma sarça ardente e fale com você em alto e bom som, mas avalie todos os teus caminhos e decisões e escolhas à luz da Palavra, afinal Jesus é a Palavra e deve ser guiado por Ele. 

Certa vez uma jovem me contou que havia pedido um emprego e agora Deus tinha aberto esta porta, ela conseguiu ir trabalhar em uma casa de jogo do bicho. Será que isto é ser guiada pelo Senhor ou é não conhecer a Palavra? Porque se não conhecemos a Palavra, não conhecemos o Caminho, então não somos guiados por Deus. 

Busque conhecer a Palavra a cada dia, que ela te ilumine na tomada de decisão, e que consiga verdadeiramente entregar teus caminhos ao Senhor, confiar Nele e então viver suas promessas. 

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo fará" Salmo 37:5



Melhore-se






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente