sábado, 8 de dezembro de 2012

O Segredo do Salmo 91 - Fortaleza de Deus

O salmo 91 é muito popular, praticamente todos os cristãos o conhece de cor e muitas pessoas que não são praticantes da fé, ou melhor, não são frequentadoras de uma igreja, também conhecem este salmo. Alguns dão tanta importância a este salmo que o usa como um talismã protetor, crendo que basta deixar sua bíblia aberta nele e pronto, sua casa esta protegida contra todo o mal. 

Na verdade o salmo 91, como toda a Palavra de Deus, deve ser compreendida e posta em prática. Este salmo inicia-se com o seguinte versículo "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo", então seguem inúmeras promessas de proteção e livramento. Mas, onde fica o esconderijo do Altíssimo? 


O esconderijo de uma pessoa é onde ela fica protegida e o seu inimigo não chega até aquele local, ou porque não sabe onde é o lugar ou porque não consegue acesso a ele, portanto seu esconderijo é uma fortaleza.

Muito bem, sabemos então que esconderijo do Altíssimo também é sua fortaleza, e onde fica isto? No céu? Sim, nos lugares celestiais onde estamos assentados em Cristo Jesus.

"E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus." Efésios 2:6

Este versículo é tão esclarecedor e nos traz tanto entendimento, que ele por si só merece ser estudado profundamente, e aconselho que faça isto, medite sobre ele, veja o poder que lhe é outorgado. Mas, observe que para você estar nos lugares celestiais é necessário estar em Cristo Jesus, o versículo não diz "com Cristo Jesus", mas diz claramente "em Cristo Jesus, porque você não está lá literalmente, ou seja, em corpo físico, mas seu espirito e alma que foram entregues VERDADEIRAMENTE ao Senhor, estes é que estão em Cristo nos lugares celestiais. Mas, afinal o que eu quero dizer com isto? Quero dizer que é necessário estar em Cristo, não basta que Cristo esteja em você, no teu coração e na sua mente. 

Concluímos que o esconderijo do Altíssimo que também  é a fortaleza de Deus e fica localizada nos lugares  celestiais é na verdade o próprio Cristo, portanto "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo" é "Aquele que mora em Cristo"

"O Senhor, fortaleza minha, e força minha, e refúgio meu no dia da angústia;" Jeremias 16:19a

"O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia" Naum 1:7

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." Salmos 46:1

Então Deus é o próprio esconderijo, temos de estar em Cristo, e como saber se estamos Nele ou não? Podemos provar que estamos em Cristo se somos uma nova criatura, lembre-se de quem você era antes de conhecer a Cristo e agora que está com Ele, houve um novo nascimento? você realmente é uma nova criatura? Veja o caso de Pedro, ele andou com Cristo por 3 anos, porém seu novo nascimento só foi concluído após a ressurreição de Cristo, onde Pedro fora tão modificado que até as pessoas se admiravam dele (Atos 4:13). 

Estar em Cristo é entregar a sua vida para Ele e viver a vida Dele, é abrir mão de viver o seu próprio desejo, para viver os desejos e o querer de Cristo. 

"Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á" Mateus 16:2

Estar em Cristo é confiar que Ele cuida de sua vida, Ele te sustenta e lhe dá tudo quanto precisa, estar em Cristo é descansar Nele (Mateus 6:25-33; Filipenses 4:19).

Estar em Cristo é crucificar sua carne e deixar Cristo viver em você. 

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." Gálatas 2:2

Quando chegar a este ponto que chegou Paulo, então não haverá dúvida alguma que verdadeiramente está no esconderijo do Altíssimo, mas sabemos que muitas vezes nos colocamos ali só porque estamos passando por um momento de angústia, como o salmista diz no Salmo 46:1, mas depois saímos do esconderijo e ficamos expostos a ataques do inimigo. Precisamos aprender a habitar no esconderijo de Deus, assim nossa vida estará sempre debaixo da proteção do Senhor e descansaremos à sombra do Onipotente. 

Melhore-se







6 comentários:

Comente