domingo, 16 de dezembro de 2012

Como Viver Bem


Às vezes não damos valor para a vida que temos, não vemos nela motivos de alegria, temos muitas preocupações e ansiedades e mal descansamos nossa mente, por falta de tempo e também por incapacidade de deixar, ainda que por instantes, a preocupação com o dia de amanha. Mas, a Palavra de Deus tem muito a nos ensinar.

Primeiro – aprenda a entregar suas preocupações para o  Senhor.
“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” Mateus 6:25

Não é fácil, é complicado principalmente para aqueles que aprendem desde cedo a serem independentes, pois ele carrega sobre seus ombros a preocupação e responsabilidade de conquistar as coisas, ele é o seu próprio provedor. Porém ao entregar sua vida para Cristo, deve também torna-lo seu provedor. Isto não significa não trabalhar, ao contrário faça seu trabalho diário e faça-o bem feito como sendo para o Senhor.

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,”
Colossenses 3:23

Segundo – Reserve um tempo para descansar
O Senhor se preocupou em nos ensinar tudo, inclusive reservou o sábado e o declarou como dia santo e de descanso para que o homem não trabalhe neste dia e, portanto descanse sua mente e seu corpo. E aproveite este dia para dedica-lo ao Senhor.

É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.” Levítico 16:31

Nisto vemos o cuidado do Senhor para que descansemos, Ele determinou um dia para nosso descanso físico e mental e para nos alimentarmos espiritualmente. Não estou dizendo para guardar ou não guardar o sábado, mas estou dizendo que Deus se preocupou com nosso descanso porque ele é importante. A legislação tornou as férias obrigatórias porque ela traz benefícios para o trabalhador, e a medicina comprova que quem tira férias e a usa para fazer uma viagem ou faz um planejamento de ter um período de descanso e lazer, este prolonga sua vida e melhora sua saúde.

Terceiro – Tenha Esperança

Vou citar apenas estes três pontos, pois se fossemos falar no aspecto físico também deveríamos falar sobre alimentação correta, bom sono, ginástica e prática de esporte entre outras dicas, mas quero abordar somente no sentido mental e espiritual, e a esperança, entre os três pontos, é o mais importante.

É a esperança que nos leva a movimentar-nos, nos dá animo, disposição.  Existem pessoas completamente realizadas, seus sonhos se cumpriram, porém ela tem de ter esperanças, sendo a principal esperança na ressurreição dos mortos e aqui na terra dos viventes sua esperança é que tudo continue bem e que seus amados também consigam realizar seus sonhos. É necessário ter nossa esperança posta no Senhor.

“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus.”  Salmos 146:5

Há momentos que nossa vida parece estar toda amarrada, os nossos sonhos estão tão distantes de se cumprirem (aos nossos olhos) e então desfalecemos na esperança, tememos até sonhar para evitar a decepção de não ter aquele sonho, ou desejo realizados. Mas, isto é porque não entregamos nossos sonhos na mão do Senhor. Precisamos aprender que Ele cuida de nós e nós temos de entregar nossas vidas por completo em Suas mãos, e orarmos para que o Senhor transforme os Seus sonhos em nossos sonhos. Porque existem pessoas que não sonham, mas fantasiam e se iludem e isto é perigoso, pois traz frustrações e amargura de espirito. É necessário que o amor de Deus esteja derramado em nossos corações através do Espírito Santo.

“E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:5

Em outros momentos passamos por tantas dificuldades e problemas que nos tornamos fracos e olhamos ao nosso redor, e todos parecem estar bem melhores que nós, inclusive alguns ímpios. É preciso permanecer no temor do Senhor, tendo nossa esperança Nele.

O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do SENHOR todo dia. Porque certamente acabará bem; não será malograda a tua esperança.” Provérbios 23:17-18

Mas, lembre-se de tudo que Deus tem pra você, suas promessas e seus pensamentos são bons para você ter um fim que espera.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29:11

“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” Hebreus 10:23

Havia um homem que por 38 anos tinha esperança de receber uma cura. Esta esperança o levava a todos os anos ir até o tanque de Betesda em Jerusalém, pois um anjo do Senhor movia as águas e quem ali estivesse era curado. Só que este homem não tinha quem o colocasse ali e até ele conseguir entrar no tanque o anjo já havia saído. Mas a esperança o levou para lá, ano após ano até que o dia de sua vitória chegou, não da forma que ele pensará, ou seja, pelo anjo do tanque, mas através do próprio Deus encarnado como homem. Jesus o vendo ali teve compaixão e o curou. Lemos esta história em João 5:1-9.

Imagine este homem todos os anos vendo os outros serem abençoados e ele não. Muitas pessoas não esperariam tantos anos como ele que esperou 38 anos, vários teriam se conformado com a situação e pronto. Sua situação pode estar como a dele, muito tempo esperando e vendo todos abençoados menos você. Ele não tinha como entrar rapidamente dentro do posto para receber a cura, mas isto nos ensina a não olharmos para as nossas dificuldades, pois quando não temos o que fazer, é quando Deus age e assim foi na vida daquele homem. Talvez fosse sua última tentativa, talvez não fosse mais buscar a cura, mas Deus foi ao seu encontro e o curou de forma tremenda. Assim Deus quer fazer em sua e na minha vida. Nos curar das doenças da alma, das feridas do coração, Ele quer nos curar de problemas tanto no espirito, alma como no corpo. Por isso creia, não perca a esperança, sua benção virá, há tempo para tudo como está escrito em Eclesiastes 3:2, e seu tempo de sorrir está chegando, talvez a solução e cura não venham da forma que espera, mas virá de forma a glorificar ao Senhor.

“Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” Romanos 15:13

Melhore-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente