domingo, 2 de dezembro de 2012

Falso Cristão e Mau Pastor


Ser um cristão genuíno tem seu preço e sabemos disto, mas pensamos que é só a perseguição pelo nome de Jesus e a luta contra a nossa própria carne, porém temos ainda, bem no seio do jardim  sacerdotal algumas pedras e diversos espinhos. Já falamos sobre as pedras de tropeço no artigo anterior. Agora vamos falar sobre estes "espinhos".

Lobo disfarçado de ovelha- Podemos dizer que são pessoas que apenas tem aparência de servos do Senhor, usam capas de cristão, mas dentro deles há um sepulcro caiado (Mateus 23:27), pois seus sentimentos e ações não condizem com os ensinamentos de Cristo. Eles estão espalhados entre nós, nos saúdam com sorrisos e nos abraçam com lágrimas.

"Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade." Mateus 23:28

Estes lobos disfarçados de ovelha muitas vezes nos enganam com palavras e até podem chegar a cargos de autoridade dentro de uma igreja. O Senhor nos orienta a termos cautela destes (Mateus 7:15).  Alguns podem muitas vezes serem profetas e possuírem um espirito de mentira (2 Crônicas 18:21,22; 1 Reis 22:22,23;  Miqueias 2:1;)

O maior problema é que quando um lobo chega a cargos elevados, ele tenta se cercar com outros lobos disfarçados de ovelhas e com isto disseminam entre o povo santo a apostasia e rebelião, pois vão distorcendo a sã doutrina e transformando-a em doutrinas de demônios.

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;" 1 Timóteo 4:1

Se continuar lendo 1 Timóteo verá sinais de doutrinas que até hoje existem, tal como proibir casamentos, proibir se alimentar com determinados alimentos aos quais Deus purificou, e entendemos ser as carnes que Pedro em visão viu estendidos em um grande lençol branco (Atos 10:9-16). Mas, as vezes as doutrinas erradas são sutis e mais difíceis de serem percebidas.

O pior não é ter ao nosso lado (como membros) um irmão lobinho, mas o problema é quando nós (ovelhas do Senhor) estamos sendo conduzidos por maus pastores. 

Maus pastores - Estes normalmente são mercenários, não se preocupam de verdade com as ovelhas, não se sentem responsáveis por elas, apenas buscam a seus próprios interesses (João 10:12, Ezequiel 34:2-10; Jeremias 23:1).

"E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte". Isaías 56:11- 

Um mau pastor têm o poder de fazer errar suas ovelhas, afinal são conduzidas por ele. Se este lhe der um mau conselho, por exemplo, a ovelha seguirá acreditando estar correto. Deus abomina a estes, que levam muitas vezes as ovelhas a se desviarem, afinal quem permanece em uma igreja onde o líder dá maus exemplos, comete pecados e despreza as ovelhas? Algumas ainda conseguem entender que o erro está no homem e não em Deus e busca outra igreja para congregar, mas as mais novinhas e fraquinhas perdem a fé e caem em apostasia e muitas vezes em rebelião. Deus fala que seu povo têm sido ovelhas perdidas por causa de seus maus pastores (Jeremias 50:6), mas Ele também garante que estes que são manchas em nossas festas de amor e apascentam a si mesmos  (Judas 1:12), não ficarão impunes.

"Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR". Jeremias 23:2

Este texto não tem, de forma alguma, a intensão de fazer as pessoas deixarem as igrejas, afinal é de suma importância frequentá-la, como descrevemos no artigo "A importância de frequentar uma igreja". A intenção deste texto é despertá-los para uma verdadeira adoração, ou seja, adorar ao Senhor, ter seus olhos fixos em Cristo, lendo e meditando em Sua Palavra. Com isto, estará preparado para ficar firme e não cair, caso um de seus líderes caia, ou algum irmão te escandalize.  

A Palavra do Senhor nos alerta sobre tudo isto, pois se o inimigo é esperto como sabemos que é, é claro que encontrará maneiras de infiltrar a perversidade no meio dos guerreiros de Cristo, ou seja, dentro da igreja. Pois os escândalos são uma das principais causas do afastamento de pessoas da doutrina de Cristo, mas devemos nos afastar daqueles que causam o escândalo e nunca de Cristo. 

"E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles." Romanos 16:17

"E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!" Lucas 17:01

"Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade." Mateus 13:41

Falsos profetas: "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição". 2 Pedro 2: 

"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." Mateus 24:24

Isto tudo é para te fortalecer, portanto segue abaixo algumas orientações do Senhor para não nos enganarmos e permanecermos firmes em nosso proposito de servi-lo. 

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." 1 João 4:1

"Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros,..."Filipenses 3:2

Podemos provar se o espírito é de Deus através de duas formas: 

1º Confrontando com a Palavra de Deus. Analise se aquilo que o profeta falou, seja através de profecia diretamente para você ou através de pregação e ensinamento para a igreja, está de acordo com os ensinamentos da Palavra de Deus. 

2º Analisando os frutos do profeta. Na Palavra de Deus diz que para ser um líder em uma igreja a pessoa deve ser exemplar e ter uma família exemplar (Tito 1:6-9), pois se não for capaz de conduzir com sabedoria a sua própria casa, como terá condições para conduzir a toda uma igreja? Olhe para seus frutos, como ele age, o que ele fala no altar e fora dele, como ele é com a família e os testemunhos que tem dado. Analise-o pelos seus frutos. 
"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? "Mateus 7:16

Amados, sede sóbrios, vigilantes e amantes da boa obra, lembrando que sua recompensa não está aqui na terra, embora aqui desfrute de algumas bençãos, mas a verdadeira e incorruptível recompensa está na vida vindoura , quando estiver ao lado do Pai, sendo recebido por Ele com festa e honra. 

Estamos vivendo Mateus 24:12 "E, por se multiplicar a iniquidade  o amor de muitos esfriará." portanto, se Deus te levou a ler este artigo, não foi em vão, mas Ele está te preparando, pois não quer que teu amor se esfrie. Seja firme em tua fé, ame a Deus acima da tua igreja, dos teus pastores, enfim, ame a Deus acima de tudo. 

Melhore-se.



Um comentário:

Comente