domingo, 28 de outubro de 2012

Como ser Santo nesta Terra tão Impura


Ser santo hoje em dia é como um homem que só usa roupa branca e deve mantê-la limpa mesmo morando e caminhando em meio à lama. Impossível? Não, apenas trabalhoso e de extremo cuidado. Talvez este homem às vezes tenha a barra de sua calça suja ou gotas de barros expirem em sua roupa. Portanto é necessário sempre olhar para si mesmo. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo,” (1 Coríntios 11:28).  Vigiando e perseverando na busca por manter-se limpo este homem ao perceber a menor gota de barro, imediatamente busca limpá-la e meditar sobre qual o ato ou local onde colocou seus pés que lhe causou aquela mancha, para evitar que volte a cometer o mesmo ato e se suje novamente.

Assim somos nós que desejamos ser santos como aquele que nos chamou é.  Mesmo vivendo em meio a tanta impureza, pornografia, violência, preconceito, egoísmo, luxúria, etc. É preciso vigiar e ao menor sinal de contaminação, se limpar e evitar cometer o mesmo erro.

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:15-16)

Manter-se limpo não é nada fácil, precisamos vigiar onde colocamos nossos olhos, o que estamos ouvindo, pois é através das janelas dos olhos e dos ouvidos que muitas vezes somos contaminados. Para assistir a TV, hoje em dia, é necessário ter os olhos bem atentos, até nas propagandas há imoralidade, apelos sexuais, incentivo ao consumismo exagerado entre outras influências malígnas, além de nos levar a crer em falsas alegrias como a suposta felicidade em um carro ou em uma bebida alcoólica. A sociedade nos ensina que para sermos sociáveis temos de ser modernos e portanto aceitar como normal aquilo que Deus nos ensina como sendo práticas imorais e impuras. Não tem como ser santo e moderno? Quem disse que santidade é careta? Na verdade não existe nada mais moderno do que aquilo que está por vir, ou seja, SER SANTO É SER VISIONÁRIO, é estar bem à frente de todos. Sabe por quê? Porque o fim de todas as coisas virá em breve e só permanecerá o que é santo e portanto incorruptível (Isaías 65:17 II Pedro 3:10-13 Isaías 66:22).

“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:18

Mas, a questão é: Será que já se purificou? Pois falamos em mantermos puros, porém nunca nos purificamos, pensamos estarmos puros porque não conhecemos a verdadeira santidade, olhe para si e compare-se com Cristo, é puro como Ele? Quais as diferenças? São estas diferenças que devem sair de sua vida. Para ser realmente santo e puro deve se limpar do seu próprio “eu”, sair por completo de dentro do "mundo" e nascer para Deus, sendo separado, santidade é também separação, exclusão, abrir mão de sua vida que tende a ser impura e viver a vida de Cristo, que é o Santo dos santos. 

“..., quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:22-32

E com isto voltamos ao grande mandamento: “Amar a Deus sobre todos as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo”.


Melhore-se





3 comentários:

Comente