segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Motivação. Aprenda a Motivar-se.


O ser humano é um ser muito curioso, nos consideramos seres “racionais”, porém o que realmente nos move são as emoções e os sentimentos. Uma pessoa motivada é capaz de vencer todos os obstáculos na vida, e o que é motivação senão um conjunto de boas emoções e bons sentimentos como a confiança. Uma mãe ou um pai quando vêem seu filho em situação de risco conseguem triplicar suas forças física pelo sentimento do amor, quantos casos já vimos em noticiários onde os pais venceram animais ferozes para salvar o filho pequeno, como o caso do pai que retirou o filho da boca de um jacaré que é bem mais forte do que ele. Os sentimentos negativos e a desmotivação também nos afetam, assim são os que entram em quadros de depressão e angustia que podem até levá-los a morte. (Leia “Sentimentos e Doenças”).Porém, hoje quero falar sobre como sermos motivados e conseqüentemente felizes. 

Precisamos compreender que “motivação” é como um combustível, sem ela não sairíamos da cama. Logo que tive meu filho e até os dias de hoje, ele tem sido uma das minhas maiores motivações. Desejo ganhar mais para lhe dar um estudo melhor, para lhe comprar algo e garantir conforto. Filhos normalmente são motivação, porém para alguns é depressão. Mas, porque cada um reage diferente do outro? É simples, são seus sentimentos, o que é motivado por ter filho acredita ser capaz de, mesmo com algum esforço, alcançar seu objetivo, que no caso, é de lhe dar o melhor. Já o outro vê o filho como uma responsabilidade ao qual ele não acredita ser capaz de cumprir, ele não tem “esperança”, não tem “fé” (Leia “Compreendendo a Fé").

Portanto, seus bens, suas contas e sua família podem ser motivos de preocupação ou fonte de motivação, isso dependerá de como as enxerga. Se tiver fé que tudo tem uma solução, tudo pode melhorar, então não somente as contas e a responsabilidade com a família serão motivações para você lutar mais e alcançar posições mais elevadas na vida, como também todos os teus problemas se transformarão em motivação e seu crescimento como ser humano, profissional e espiritual será gradual e contínuo. Veja a história de Jó, todos nós conhecemos o dito popular que diz “paciência de Jó”, porém, não conhecemos muito sua história. Vou resumi-la: Jó tinha tudo de bom, uma linda família e muitos bens, de repente perdeu tudo até sua saúde, então, dominado por sentimento de injustiça, dor e desesperança, entrou em “depressão” e ficou ali só se lamentando, até que percebeu que ele se julgava muito justo chegando a crer que era mais justo do que o próprio Deus, e mudou de atitude, ele passou a ter fé que tudo poderia ser mudado, desde que Deus agisse e foi isso que aconteceu, Deus mudou sua história e seu último estado foi ainda melhor do que o primeiro. Paciência? Não. Apenas mudança de sentimentos, após ter uma experiência com Deus. 
 
Se você tem uma planta e ela está feia e você acredita que ela vai morrer, você mesmo sem perceber a abandonará e com certeza morrerá. Porém, se acreditar que ela pode melhorar, usará sua fé como motivação para buscar esta melhora, ou irá a uma loja de jardinagem ou pesquisará sobre os cuidados com aquela planta para que ela sare e fará isso e se esta atitude for a tempo hábil, a planta sobreviverá. Então, não perca tempo e motive-se agora para conseguir encontrar soluções e colocá-las em prática para vencer todas as dificuldades na vida. (Leia “Como Vencer as Dificuldades”). 

Porém a motivação não é combustível apenas para nos dar força para lutar contra as dificuldades, ela é também o nosso combustível para irmos mais longe. Normalmente os filhos ultrapassam os pais, por quê? Porque eles já tem certeza absoluta que chegar aonde os pais chegaram é fácil de mais. Às vezes a vontade de receber reconhecimento dos pais é uma grande motivação para ir mais longe, porque assim os pais o admirará muito mais. Muitas vezes isto acontece só em nosso subconsciente (inconsciente), mas quando aprendermos a nos motivar, nada nos impedirá. Eu conheço um rapaz que, por ser chamado de “gordinho” por um colega se motivou a emagrecer e perdeu 20kg em poucos dias. Conheço um homem que malhou se bronzeou e até operou as vistas para não usar mais óculos, tudo por amor a uma mulher, esta foi sua motivação e ele conseguiu alcançar seu objetivo. Então se motive agora. 

*Crie objetivos e metas atingíveis. Se teu sonho é muito fantasioso, reveja, pois se existir um imenso abismo entre ele e você será pouco provável ter fé e poderá se tornar frustrado. Exemplo: Uma pessoa que não trabalha, não tem profissão e de família humilde, sonha em ser bilionária. Isso não é sonho, é fantasia, pois o que realmente esta pessoa deseja é sair da situação de dificuldade financeira, mas está sem visão, não percebe que existem diversas formas de melhorar a situação sem tanto radicalismo. Se ela rever o que a faz acreditar que sua felicidade está no excesso de dinheiro ela descobrirá seu verdadeiro sonho que talvez a desesperança o enterrou debaixo desta ilusão. 

*Crie uma ponte entre seu sonho e você: Se teu sonho é grande e parece muito distante, trace metas como se fossem degraus, por exemplo: Quero ser engenheiro, mas nem terminei o colegial e já tenho 20 anos. Faça um mapa e coloque como primeiro objetivo terminar o colegial, depois fazer um curso preparatório e só depois a tão sonhada faculdade. 

*Crie meios de atingir o objetivo: De posse do seu plano e visando seu objetivo final, veja o que é necessário para chegar lá. É um curso, ele custa tanto por mês e dura tanto tempo. E então veja uma forma de realizá-lo, lembrando que haverão esforços e até sacrifícios. Por exemplo, não ter dinheiro para as viagens e passeios que está acostumado. Mas, motive-se com o resultado final e siga em frente. 

*Acredite que é possível: Este é o verdadeiro segredo da motivação, é crer, os três passos anteriores servem para trazer fé. Aquele que tem fé em Deus chega mais longe ainda, porque pra ele não há impossíveis. “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” Filipenses 4:13. A fé para o cristão é a grande motivação para tudo. Se ele deseja um crescimento profissional ele crê que Deus abençoará e isso faz com que nada o intimide, sua mente se abre para novos caminhos, novas possibilidades. 

Os cristãos da igreja primitiva, e hoje em dia ainda existem alguns assim, tinham por motivação a fé na vida eterna, e seu desejo e objetivo eram apenas estes: fazer a obra de evangelismo iniciada por Jesus, abrindo mão de todos os prazeres desta vida, visando viver uma vida eterna com Cristo em Seu Reino, desfrutando de paz e alegria eternas. E esta motivação fez com que eles vencessem todas as dificuldades, e nem açoites, prisões, ameaças de morte o detiveram e alguns entregaram até suas vidas por isto, e com certeza venceram a si mesmos e ao mundo.  

“Quem perder sua vida por amor de mim, achá-la-á” Mateus 10:39

Portanto, seja qual for seu objetivo, aqui na vida finita ou na eterna, tenha motivação que, se tiver fé em Deus, que é o Grande retentor de todo poder, nada o impedirá de vencer.

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” Romanos 8:37

 Melhore-se.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente