segunda-feira, 23 de julho de 2012

Perdão e Cura


Sabemos que o perdão é algo que precisamos liberar sempre. Os discípulos questionaram a Jesus quantas vezes devemos perdoar a uma pessoa e o Senhor disse que setenta vezes sete (Mat.18.22). Mas o que é o perdão? 

Deus diz que Ele nos perdoa e já não se lembra mais de nossos pecados. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” Is. 43.25

Porém, nós muitas vezes perdoamos a pessoa, mas não esquecemos o seu pecado. Imagine a situação, um homem trai sua esposa, ela o perdoa, porém por qualquer coisa que aconteça, seja um simples atraso do esposo é o suficiente para ela se lembrar da traição e temer que isso se repita e então as desconfianças perturbam sua mente e seu coração e poderá roubar a paz do casal e levando ao divórcio. É como um homem que trabalha em algo perigoso e por um descuido seu ele decepa o braço do amigo, o amigo lhe perdoa, porém o perdão não fará surgir um novo e perfeito braço no lugar do decepado. Com isto, tanto o ferido quanto o que feriu deverão aprender a conviver com o “estrago” pelo erro de um deles, claro que o ferido deverá suportar isto por toda a vida e em todos os minutos dela e o que o feriu sofrerá somente quando olhar o amigo. O ideal é que este amigo que ferio, ajude ao ferido a se recuperar e a se adaptar a sua nova condição física. Da mesma forma é o esposo que traiu, ele terá de aprender a viver com a esposa sem confiança e ajudá-la em sua adaptação e em sua recuperação até que se restaure por completo ou que amenize ao máximo esta insegurança. 

Tudo isto nos leva a entender que, sempre após um perdão é necessário uma cura, seja espiritual, psicológica, sentimental ou emocional. “Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades” Salmos 103:3

Às vezes podemos liberar o perdão, mas a nossa ferida fica aberta, sem cicatriz, porque o que nos foi feito penetrou no mais profundo de nossa alma e ai quando a ferida sangra nós voltamos a nos lembrar de tudo o que aconteceu e aquela mágoa que já não existia, ressurge e sentimos raiva, decepção e outros sentimentos ruins em relação ao nosso ofensor. Na verdade é bem provável que já havia perdoado, mas por ter a ferida aberta o processo de liberar o perdão retrocedeu você volta a culpar ao outrem, e culpar é o oposto de perdoar. Veja em uma sentença o juiz só pode ter uma escolha que é ou culpado ou inocente. Se você o perdoou de verdade, pode ter uma cicatriz do acontecido, mas não atribuirá a culpa a ninguém.

Em algumas situações é necessário nós perdoarmos setenta vezes sete uma única pessoa e por um único pecado, mas é importante que o façamos até que venha sobre nós a cura total e então já não haverá nada para nos fazer lembrar-se do pecado daquele que nos ofendeu, como Deus não se lembra de nossos pecados. Deus não fica magoado, ele não se fere porque Ele é Deus, o Ser Supremo, então ele nos perdoa e pronto. Nós somos fracos, somos carne, temos orgulho e nos ferimos e é por isso que temos de perdoar e nos curar. 

Esta cura pode vir no exercício de liberar o perdão, ou seja, toda vez que a ferida voltar a sangrar e sua memória lhe trouxer a mente todo o mal que o outro lhe fez, ore e perdoe novamente esta pessoa. Peça a Deus que lhe cure e lhe ajude a amar e perdoar aquele que te feriu. Faça isso até que não se lembre mais de nada e fique em paz. E quando você for o ofensor e pedir perdão, ore para que Deus cure as feridas que aquele teu erro causou no outro e se estiver ao seu alcance ajude-o a recuperar-se.

Lembre-se que o perdão está vinculado ao amor, e portanto se não ama aquele que lhe ofendeu, não o perdoará. E é este um dos motivos pelo qual o Senhor diz que devemos amar aos nossos inimigos. Porque Ele deseja que nós perdoemos a todos inclusive aos nossos inimigos e assim, Ele nos perdoará mesmo quando nossos pecados nos fazem seus inimigos (Rom.5.8-12)

Amado, se amar a seus inimigos e perdoar seus pecados, você já não os terá como inimigos e ainda que eles o tenham como tal, já não haverá mais culpa em ti. Então vamos amar a todos, vamos nos perdoar e perdoar a todos que nos ofenderem ainda que estes nunca se arrependam, afinal é necessário melhorarmos sempre, para sermos verdadeiros seguidores de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente