sábado, 30 de junho de 2012

Tentação, Provação ou Colheita?

No meio cristão é bem comum confundir tentação, provação e colheita. Ou seja, quando alguém passa por uma situação difícil, ela diz: ”Deus está me provando”. Porém é necessário entender o que é provação para não confundir com tentação ou colheita. Alguns cristãos dão crédito a Deus por tudo. Conheci uma pessoa que faltava muito no trabalho, chegava atrasada quase todos os dias e ficava no MSN, Orkut e internet o dia todo e por isso tinha baixa produtividade, então ela foi demitida da empresa e a primeira coisa que disse foi que Deus estava lhe provando. Este é um simples exemplo de colheita, ela plantou e colheu. Foi uma péssima funcionária, colheu a demissão, isso é correto e justo.

“Porquanto semeiam o vento, colherão a tempestade“ Oseías 8.7

Muitos problemas e dificuldades que temos são por falta de sabedoria, e por plantarmos errado. Não basta crer que Deus lhe abençoará, é necessário também plantar boas coisas para ter boas colheitas. Deus abençoará lhe dando sabedoria e multiplicando sua plantação, Ele não fará a tua parte e não transformará um péssimo plantio em uma excelente colheita.

“Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dado” Tiago 1.5

Provação é passarmos por uma situação onde nossa fé e fidelidade a Deus é colocado em prova, Jesus foi muito provado, pois ele era perseguido por pregar o evangelho da salvação, perseguição essa que o levou a morte e morte de cruz, com muita humilhação, ofensa, abandono e dor.

“Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. Se pelo nome de Cristo sois perseguidos, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome.” I Pedro 4.12-16

No texto acima podemos observar que Pedro deixa claro que a provação é sofrer por amor a Cristo,  e que ser perseguido por atos e atitudes erradas como as de malfeitores não tem nada a ver com provação vinda do Senhor. Passar por provação é algo realmente bom para nós, pois através dela adquirimos perseverança que faz das nossas obras, perfeitas (Tiago 1.2-4) e se formos aprovados receberemos a  coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam (Tiago 1.12), porem esta provação não se limita as perseguições por falarmos de Cristo, pois então somente quem morra em países onde o evangelho é proibido é que seria realmente provado. Mas provação também pode vir por vivermos a vida de Cristo, ou seja, por termos atitudes santas e por não nos envolvermos em coisas imundas deste mundo.

“A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.” Tiago 1.27

Hoje em dia garotos e garotas com 18 anos ou mais, sofrem perseguições por guardar sua virgindade. Estes são ofendidos e até excluídos do convívio com outros colegas, seja na escola, no trabalho ou em outros meios. Isto pode ser considerado uma provação porque põe em prova o amor deles para com Deus e seus ensinamentos. Agora, sentir o desejo de praticar o sexo e ter oportunidade para isso, ou seja, uma ou mais pessoas com o mesmo interesse por você, isto não é “provação” e sim “tentação”, embora o resistir às tentações também é uma prova de amor para com Deus, não se trata de provação, pois a provação vem de Deus e a tentação não.  

 “Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e enganado  pelo seu próprio desejo; então o desejo dominando a mente gera o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1.13-15

Portanto amados, vamos analisar bem as situações, suas verdadeiras origens e causas antes de dizermos que estamos sendo provados, mas independente de ser uma provação, tentação ou colheita, a resposta sempre será a mesma: “Seja fiel a Deus e aos seus ensinamentos, buscando a sabedoria em tudo o que fizer”.

Melhore-se mesmo diante das situações difíceis.
                                                                            

domingo, 24 de junho de 2012

Para ser Grande

 Quando vemos uma grande arvore, frondosa, exuberante, cheia de frutos e folhas, não imaginamos o que ela passou para conquistar esta robustez. Mas, é comum que a árvore sofra algumas podas para engrossar o caule e ter tronco e galhos mais fortes. Meu avô possuía algumas árvores frutíferas no quintal de sua casa e ele percebia pelo sabor do fruto que era tempo de podar. As crianças tinham dó das árvores, afinal elas davam frutos e depois ficavam com pouco ou nenhum galho, e só após os novos galhos nascerem é que voltavam a produzir os frutos, que incrivelmente ficavam mais doces e a quantidade era maior.

“... toda vara que dá fruto, Ele a limpa, para que dê mais fruto.” João 15.2

A “poda” é uma limpeza onde os galhos fracos são retirados e conforme o versículo acima é possível perceber que Deus também nos “poda”, ou seja, Ele permite que passemos por situações difíceis e tenhamos alguns obstáculos na vida, pois após superá-los nos tornamos mais fortes. Afinal uma arvore franzina quebra com o menor vendaval enquanto a arvore forte não se abala.

Também podemos considerar como “limpeza” da vara a retirada de bichinhos que a danificam, estes “bichinhos” podem ser características de nosso caráter que prejudicam nossos frutos (ações) e também nossa saúde espiritual, e às vezes até física. Estas características podem ser a avareza, lascívia, prostituição, embriagues, feitiçaria, violência e muitas outras coisas que não precisa muito para saber que não é nada bom. Quando Deus nos limpa destes “bichinhos” nós nos tornamos mais parecidos com Ele, nos tornamos mais puros e com isto nossos frutos se tornam mais doces e passamos a produzir: amor, paz, alegria, longanimidade, fé, mansidão, benevolência.

Todos estes processos não são nada fáceis, representam mudanças, dificuldades, lutas e até mesmo contra si mesmo, pois largar os nossos vícios, os hábitos que estamos acostumados como responder asperamente a quem nos ofende entre outras ações e reações que muitas vezes são instintivas.

Mas, tudo isto é bastante recompensador, pois nos tornamos mais fortes não apenas no sentido de suportar mais as dificuldades da vida, mas também no sentido de nossa espiritualidade, percebemos que a tendência humana é egoísta e uma pessoa grande de  verdade é aquela que valoriza ao próximo, ama a seu irmão, bendiz ao que lhe persegue e sabe que a maior vitória  é vencer a si mesmo deixando assim que o próprio Cristo viva nele.

Melhore-se, torne-se maior e produza frutos doces.

sábado, 16 de junho de 2012

Liderança

Quando lemos este tema imediatamente pensamos em trabalho, mas somos lideres em diversos momentos da vida. Um adulto é sempre o líder de alguém mais novo. Às vezes até sem perceber. Eu já presenciei adolescente dizendo que se espelhava em um adulto que nem parente era. Por algum motivo aquele adulto lhe transmitia algum tipo de liderança.

Um ídolo é um tipo de líder, onde seus liderados se esforçam para ir a seu encontro e copiam seus gestos, roupas, estilo e alguns chegam até a acreditar que fazem parte da vida de seu ídolo. Tendo consciência disto alguns famosos tentam passar boas mensagens e alguns políticos até envolvem estes em suas campanhas ou mesmo em seus partidos, porque todo liderado (genuíno) confia em seu líder.
Quando digo liderado “genuíno” é porque existem pessoas que possuem cargos de liderança, mas não são líderes autênticos. Estes são chefes, patrões, superiores, mas o verdadeiro líder, cativa seu(s) liderado(s). Líder no dicionário quer dizer: “Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.”

Pensando assim observe sua vida. Alguns de nós desde pequenos já exercemos influência, seja sobre o irmão mais novo o coleguinha da escola, um vizinho, primo etc.  Depois nos tornamos  líderes de nossos filhos, enteados, afilhados, sobrinhos, ou seja, todos nós, independente de exercer ou não cargos de liderança, somos líderes em determinadas fases  da vida.

No livro “O pequeno príncipe” tem uma frase muito correta que diz “Você é responsável por tudo o que cativa”. Você é responsável (até certo ponto) sobre seus liderados. Por exemplo: Uma cantora de funk que expõe seu corpo canta músicas que incentivam ao sexo ilícito e realiza danças que simulam atos sexuais. Ela é uma líder e se uma criança a vê e a imita ela é responsável por isso até certo ponto, porque os líderes imediatos de uma criança são seus pais, que neste caso deveriam privar sua filha deste tipo de influência.

Se toda liderança é importante, quanto mais a liderança espiritual que tem a responsabilidade direta pela alma da pessoa. Em I Timóteo 3, 2-7 diz: “...seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo.Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo.”

Porém, infelizmente não é isso que encontramos em todos os líderes espirituais. Certa vez conheci uma garota de uma determinada igreja e ela tinha muita dificuldade em se santificar na área sexual. Você dirá que isso é muito comum em todas as igrejas porque estamos em uma época que explora o sexo ao máximo. Mas, havia algo misterioso porque ela conseguia em outras igrejas. Então você dirá que talvez seja porque nesta igreja havia mais homens interessantes. Errado de novo. Em sua igreja anterior havia mais homens de sua idade e de aparência mais agradáveis ao gosto desta garota. Não passou muito tempo e outra garota, com o mesmo problema, me procurou e depois uma jovem senhora que dizia amar muito seu lindo marido e todas, eram da mesma igreja. Logo chegou a meu conhecimento que uma profetiza daquela igreja havia tido a revelação de um demônio atuando na liderança, ela falou com os pastores que não a ouviram. Assim foi por um ano e então chegou ao meu conhecimento que os pastores estavam se prostituindo e outros líderes também e eram atos e pecados recorrentes e antigos.  Ou seja, ainda que seus pecados fossem ocultados, os liderados sofriam influencias. Como ser santificado se a água da purificação vem batizada com a água da sedução? Ninguém se limpa com água suja.

Sei que parece radicalismo, mas pecar é humano e um líder, mesmo espiritual está sujeito ao erro, mas ter uma vida de pecado já é outra história bem diferente. Veja quanto tempo Deus deu para estes líderes se corrigirem? Foram anos. Até que Deus, vendo que o pecado de seus líderes já afligia a congregação precisou expor a estes líderes, forçando uma purificação ou mudança de liderança.  

O líder de um líder espiritual (todos devem ter seus líderes, inclusive os líderes) precisa ser Deus, porque é isto que seus liderados buscam nele, a representação de Deus. Portanto o líder é a cabeça de sua congregação e Deus é a cabeça do líder. Porém se este líder passa a ter como cabeça a um espírito de prostituição ele faz daquela congregação, seguidores deste espírito, ainda que sem conhecimento disto.

Levítico 4.3 “se for o sacerdote ungido que pecar, assim tornando o povo culpado,”

Como o pecado do ungido pode fazer o povo culpado? Será que Deus não vê o que cada um pratica? Claro que sim, porém a influência espiritual fará com que o povo também se contamine. Em algumas igrejas cantam um cântico mais ou menos assim “somos corpo assim bem ajustados, totalmente ligados...” . Se uma parte do corpo adoece e começa a gangrenar essa precisa ser amputada, caso contrário todo o corpo falecerá juntamente e lentamente.

Se Deus é a cabeça do líder que é a cabeça da congregação, seria o mesmo que dizer que Deus é o presidente, o líder (pastor responsável) é diretor, os outros líderes são os gerentes, supervisores etc. E, portanto se este diretor se nega a seguir as orientações do presidente e começa a seguir as orientações de seu concorrente, isso é traição. Este trai não somente a confiança do presidente como também a confiança de seus liderados. Deus sempre dá oportunidades para se corrigir, neste caso Ele enviou a profetisa que não fora ouvida. Estavam feridos, negaram se tratar e por isso gangrenou e contaminou aos demais. Mas, aquelas que foram tentadas e resistiram, estas se tornaram mais fortes, venceram e são saudáveis.

Portanto amados, busquem liderar com sabedoria, ajam como se estivessem em um reality show, 24hrs filmados. Tenha a verdade como escudo e não faça nada que precise ser escondido, pois só escondemos nossos erros. Honrem aos seus líderes que estão em dura posição, porém de grande galardão ao qual herdaram a coroa de glória e lembre-se que Deus é quem julga e a Ele cabe avisar, corrigir e até punir se for o caso, portanto confie em Deus.

E aos pastores e líderes espirituais, fica a orientação de Pedro.

“Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória.” I Pedro 5.1-4


Melhore-se como líder.

sábado, 9 de junho de 2012

Quando Deus Parece Distante

Isaias 8.17 Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei.”

Uma tribo indígena desconhecida possui uma tradição muito interessante, em certa fase da vida um garoto deve passar por um ritual para se tornar homem. Ele deve demonstrar coragem e talentos de lutas. Este ritual inicia com um grupo de homens adultos o pintando e vestindo roupas especiais, logo após, este garoto é conduzido por seu pai e poucos anciãos até o topo de uma montanha bem no meio da selva. Ali lhe é entregue uma lança e seus olhos são vendados. Este moço deverá passar a noite inteira ali sem desvendar os olhos e se sentir a presença de algum animal selvagem usará a Lança para se defender. O pai lhe dá um beijo e todos o deixam ali. A selva produz muitos sons a noite e isto manteve o jovem bem acordado, em certo momento ele ouviu uma forte respiração de onça, mas ele corajosamente se defendeu com a lança e logo ouviu o som da onça rugindo e correndo para longe, assim foi a noite inteira até ele sentir o calor da luz do sol e ouvir o som dos anciãos da tribo que fora ali buscá-lo. Ao retirar a venda dos olhos pode ver seu velho pai dormindo no chão, então espantado ele chama: “-Pai, pai, acorda, o que aconteceu?”. Imediatamente o chefe da tribo lhe repreendeu: “para garoto,seu pai está exausto, pois os olheiros da tribo disseram que seu pai lutou com 5 onças e 2 tigres e não dormiu nem um minuto se quer até amanhecer. 

Era necessário que o rapaz vencesse o medo, provasse sua valentia para se tornar um homem respeitável na tribo, mas seu pai jamais colocaria sua vida em risco, antes, daria sua própria vida para defendê-lo.

Muitas vezes sentimos que o Senhor não está conosco, estamos em um momento sombrio, em um período onde mais parece um pesadelo do que nossa vida mesmo.  Assim é quando recebemos a noticia da perda um ente amado ou a notícia de uma doença ruim, assim é quando tomam nossa casa ou nossos bens. Tudo parece sombrio, distante de Deus. Gritamos ainda que só em pensamento: “Onde está Deus que não vê isso?” 

Sentir que Deus está distante não é algo de crente fraco, isto pode acontecer com servos de Deus ungidos como Davi, que era conhecido como o homem segundo o coração de Deus (2. Samuel 13.14) pois no salmo 13.1 Davi diz : “Até quando, ó Senhor, te esquecerás de mim? para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?” E frases como estas se repetem em diversos outros textos.

Às vezes a dor e a angustia nos impedem de sentirmos a presença de Deus, mas ainda assim é necessário crer, ser valente como o indiozinho que mencionamos e nos mantermos firmes na posição que o pai nos colocou. Jesus andava sobre as águas quando Pedro lhe pediu que pudesse ir com ele, Pedro andou sobre as águas, porém ao racionalizar o que estava acontecendo ele afundou, porque a lógica humana não explica um momento de milagre.

Não importa pelo o que estamos passando, se estamos sem sentir a presença de Deus, se Ele nos parece distante, temos de lembrar de sua fidelidade e tudo que nos prometeu, como por exemplo: “Nunca os deixarei e jamais os abandonarei” (Hebreus13.5).

“Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaias 43.2)

É muito fácil servir e adorar a Deus quando tudo está bem, quando recebemos bênçãos e vitórias o sentimos bem pertinho de nós, falamos em línguas e sentimos até que Ele nos abraça, mas no momento difícil, no vale ai sim é complicado adorar a Deus ou sentir sua presença.

E porque passar por este momento de seca espiritual? Porque Deus permite estas coisas? Porque Ele age desta forma? Se sinto sua presença na benção então deveria viver só de benção. Jo 36.26 diz que não compreendemos a Deus e isso é evidente, porque realmente não entendemos muitas coisas e se formos analisar ficaremos loucos e confusos, como por exemplo: porque Deus criou a arvore do conhecimento do bem e do mal? Porque era necessário sangue inocente para purificar pecados? Porque morre um recém nascido? Etc.etc.etc.

Não compreendemos porque a carne nos limita, este cérebro por mais brilhante que seja é limitado, por mais espirituais que sejamos ainda vemos como que por um espelho como disse Paulo.

I Cor. 13.12 “Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.”

Então a primeira reação é acharmos que estamos em pecado, como os amigos de Jo acharam, pois o pecado nos afasta de Deus, a amizade com o mundo é inimizade com Deus. Mas não sentir a presença Dele não quer dizer que Ele não esta conosco. Este pode ser um momento, como o ritual do índio, que servira para nosso amadurecimento, para edificação da nossa fé e  para exaltação do nome do Senhor.

E como passar por este momento? A palavra chave é saber esperar. Isaias 8.17 Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei.”

Temos de entender que em certos momentos é necessário passarmos por um vale de sombra de morte para conseguirmos atingir o mais alto dos montes iluminados, é necessário ter uma noite extremamente escura para sermos impactados com o brilhante amanhecer.

Jesus passou por isso, Ele foi humilhado,açoitado, carregou uma cruz pesada, foi pregado nela para ser entregue a morte humilhante e muito sofrida e em certo momento Ele, o próprio Filho de Deus não sentiu a presença de Deus por alguns instante.

Mateus.27.46 “Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

Era necessário que as trevas triunfassem por um instante para que a Luz brilhasse para sempre em nosso meio.

Creia, espere, assim como não sentimos e nem mesmo vemos ao sol ou a lua todos os dias, e eles estão ali, Deus é sempre conosco e no momento certo Ele agirá.
 


domingo, 3 de junho de 2012

Terceira Visão?

Sempre busco orar com os pensamentos totalmente em Deus, e quando estou só me sinto mais a vontade ainda para dizer o tudo o quem vem a minha mente. Com isto percebi que em várias orações eu digo coisas sem sentido ou expulso demônios com nomes que para mim são  pura invenção da minha mente. Certa vez sentia uma grande necessidade de orar por meu filho, ele estava bem e sem problema algum, porém no calor da oração me surpreendia expulsando “espírito de morte” . Toda vez que eu fazia isso achava muito estranho, porém era automático. Passado algum tempo meu filho teve uma súbita doença rara em alto grau de complicação e foi desenganado por uma equipe médica inteira. Mas Deus o livrou da morte. Não entrarei em detalhes sobre esta experiência porque quero somente explicar esta ação inconsciente de intercessão. 

 
Outras experiências foram surgindo e em certa ocasião expulsei “Uriel”. Resolvi pesquisar o nome e descobri que este demônio é conhecido como guardião da alquimia e/ou magia espiritual. Claro que tudo é relativo à crença, pois alguns demônios possuem nomes diferentes em crenças diferentes. Ao ler isto percebi que fazia muito sentido aquela oração onde expulsara este demônio, pois a pessoa por quem eu orava estava envolvida com magias online.

Recentemente venho expulsando “Astarael” e mais uma vez pesquisei o nome e encontrei sua descrição como “a dolorosa”, dizem que tem o poder de um sino que traz morte e depressão profunda para todos que o ouvem.

Minha intenção neste texto não é divulgar estes demônios, seus poderes ou mesmo assustar aos leitores mostrando que existem muitos destes seres malignos. O que desejo é mostrar que, quando oramos com a mente totalmente em Deus, Ele nos revela o oculto e assim podemos ir direto ao ponto, potencializando ainda mais nossa oração.

“Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8.26

Quando for orar, permita que o Espírito de Deus interceda através de você. Às vezes percebo que preciso orar por algo, mas não sinto disposição ou ânimo e parece que não conseguirei orar nem por um segundo. Então inicio a oração pedindo que o Espírito Santo ore através de meus lábios. E sempre que faço isso, realizo uma oração linda e misteriosa, pois peço coisas que nem imaginava como menciono no texto acima onde expulso entidades usando os seus nomes mesmo sem nunca ter ouvido falar sobre eles. Também já me surpreendi orando por algum problema ou enfermidade em alguém sem ao menos imaginar que aquilo de fato está afetando esta pessoa e tempos depois ouço seu testemunho de intervenção divina, cura ou milagre.

Quando iniciamos uma vida cristã e de oração, pensamos que não sabemos orar e não sabemos mesmo. “ Pedis e não recebeis, porque pedes mal, para o gastardes em vosso deleite” Tiago 4.3

Pensamos que orar é relatar uma lista de pedidos a um Deus que nos serve e que concede a nós todos nossos desejos. Isso é um grande equivoco. Deus é quem deve ser servido e nossos desejos devem ser controlados por Ele, afinal os desejos da carne produzem os “frutos da carne” que são prostituição, lascívia, adultério, feitiçaria, etc. e estes nos afastam do Senhor que é Espírito. Precisamos entregar nossos desejos ao Pai e pedirmos que torne os Seus Desejos como sendo nossos e assim produziremos os frutos do Espírito, tais como amor, paz, alegria, fidelidade, etc. Sendo assim nossas orações serão dentro da vontade de Deus e Ele nos atenderá.
E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve” . 1 João 5:14

Se nossos desejos forem os mesmos de Deus não correremos o risco de agir em desacordo com Sua vontade e conseqüentemente seremos justos e nossas orações terão efeitos ainda maiores.

muito pode a oração de um justo em seus efeitos” Tiago 5.16b

Vamos buscar melhorarmos em tudo, pois é pra isso que estamos aqui nesta terra, para nos aperfeiçoarmos, sujeitando-nos ao Senhor e a força de Seu Poder.

MEN SANA IN CORPORE SANO