sábado, 17 de março de 2012

Amigos e Irmãos

Encontramos amigos em diversos momentos de nossa vida e em inúmeros locais, seja em nosso trabalho, escola, clube, igreja, vizinhos e parentes. Somos cercados de amigos, mesmo os mais tímidos e seletos possuem amigos.

Mas, o que é um amigo? É uma pessoa que tem o mesmo gosto que nós? Que na escola senta ao nosso lado ou no trabalho faz questão de almoçar conosco? Será que amigo é aquele que nos apoia em tudo e sempre diz que estamos certos, mesmo quando não estamos? Ou será que é aquele que nos faz rir quando choramos?

É na hora da dificuldade que descobrimos os verdadeiros amigos, e ....SURPRESA!! Nem sempre a pessoa de quem você é mais amiga é sua amiga de verdade.  A bíblia diz em Provérbios 14:20: “O pobre é odiado até pelo seu vizinho; mas os amigos dos ricos são muitos.”.

Portanto, quando estamos em meio a uma dificuldade, principalmente financeira, é que podemos ver quem são nossos amigos de verdade, quem são os falsos amigos (os que nos traem) e quem é apenas “colega”.

O amigo verdadeiro nos ama seja quando estamos bem financeiramente e de saúde ou não. O amigo nos ama até quando nos afastamos dele. Ele não desiste de nós e cria maneiras de manter o contato, quer saber se estamos bem e nos ver sempre que possível.

“O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.” Prov. 17.17

Na bíblia encontramos diversos exemplos de amizades verdadeiras. Uma das mais comentadas é a amizade entre Davi e Jônatas que foram fiéis um ao outro mesmo em situações extremas, quando Saul, pai de Jônatas queria a todo custo matar Davi. Porém esta amizade era verdadeira, eles se amavam como irmãos.

“...a alma de Jônatas ligou-se com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.” I Samuel 18.1

Mas, mesmo sendo um homem tão admirado como era Davi, também teve falsos amigos, e neste caso não podemos nem se quer dizer que eram colegas, pois ele não apenas foi esquecido mais foi traído. A traição é algo terrível, doe no mais profundo de nossa alma. Seja uma traição conjugal ou de amizade a traição nos fere. Jesus foi morto por ter um amigo traidor. Davi também poderia ter sido morto, mas ele clamou a Deus que o livrou. Veja salmo 55. 12-15

No salmo Davi relata que o pior não era ser perseguido ou ameaçado, mas ser traído por um amigo íntimo. 

Enquanto o falso amigo lhe deseja até a morte, o amigo verdadeiro luta por sua vida. Em Marcos 2.2-5 lemos a historia de um homem que tinha amigos verdadeiros. Ele era paraplégico e vivia em uma cama, mas seus bons amigos não mediram esforços na tentativa de ajudá-lo. Estes, o levou até uma casa onde Jesus se encontrava, porém a casa estava lotada e não havia uma forma de se aproximar do Mestre. O amor deles por este amigo era ligação de alma e então subiram no telhado da casa, retiraram algumas telhas provocando um buraco e desceram este homem em sua cama para que Jesus o pudesse curar. Um detalhe importante é que era proibido subir no telhado quando um rabino falava, quem dirá fazer um buraco. Além do esforço nisso tudo estes amigos poderiam se prejudicar perante a lei e os donos da casa, mas não se importaram com os riscos e foram bem sucedidos, pois o amigo foi totalmente curado.

Você tem amigos assim? Será que não estão todos muito ocupados para lhe socorrer? Será que preferem ir atrás de suas próprias curas e bênçãos antes de te ajudar a receber a sua?

E você, qual tipo de amigo tem sido? Você trai a confiança de seus amigos contando a outros seus segredos? Você não diz nada que contraia seu amigo, mas quando ele lhe vira as costas você reclama dele para seu marido, irmão ou outro amigo?

Antes de buscarmos bons amigos, precisamos ser bons amigos. Fiéis, bons ouvintes, amáveis, dignos de confiança, pacientes e amar sabendo que em momentos difíceis precisamos estar ali, ao lado dando apoio e amor, ainda que tenhamos de abrir mão de algo nosso.

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.  Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.  Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” João 15.12-15


Amigos são irmãos por livre escolha.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente