sábado, 31 de dezembro de 2011

Tempo de Retrospectiva

Todo fim de ano é inevitável analisarmos tudo que conquistamos, perdemos ou adiamos. É tempo de olhar e ver onde estamos o que nos tornamos e quanto falta para chegarmos onde desejamos.

Neste período é comum nos sentirmos insatisfeitos, pois sempre algo poderia ter sido melhor. Neste ano olho para minha vida inteira, percebo quantas coisas fiz sem imaginar o que colheria depois. Notei o quanto alguns conselhos desprezados poderiam ter deixado minha vida mais fácil se tivesse os seguido.

É tempo de olhar os acertos não para nos sentirmos melhores do que outros, mas para entendermos que temos qualidades, que o Senhor nosso Deus esteve conosco e que podemos explorar mais estes pontos fortes.

É tempo de olhar os erros passados não para nos lamentarmos, mas para amadurecermos, para evitar cometê-los novamente e quem sabe, evitar que outros os cometam.

Como teria sido nossa vida se...., ou se ao invés de .....eu tivesse feito......
Alguns dizem que não devemos chorar pelo leite derramado, já Deus em sua perfeita e sábia Palavra nos diz que se tivéssemos ouvido sua voz nossas vidas seriam bem melhores. Ele diz que devemos sim nos arrepender, não para lamentar, mas para mudar de rumo. Em II Crônicas 7.14 o próprio Deus diz que se o Seu povo, se humilhar, orar e lhe buscar, desviando-se dos maus caminhos, Ele ouvirá, perdoará e sarará. Isto é perfeito!

Vamos analisar cada item:
  • Devemos nos humilhar. Percebemos que somos inferior ao Rei, reconhecer nossos erros e falhas diante dEle, o Todo Poderoso.
  • Devemos orar e lhe buscar. A oração não deve ser apenas da boca pra fora, ou uma leitura de um salmo ou reza decorada, mas deve ser com busca, deve ser da forma que conseguir sentir que Ele está ali, seja sozinho em seu quarto, seja sufocando um choro na ducha, ou em meio a uma multidão em uma igreja barulhenta, não importa. Deve orar e buscar a presença suprema.
  • Devemos desviar dos maus caminhos. Aqui sim é produzir o verdadeiro fruto de arrependimento, pois quando nos arrependemos de algo, evitamos cometer aquilo novamente. Sei que quando se trata de vícios não é tão simples assim, porém o desejo de desviar dele deve ser verdadeiro, ainda que caia novamente, jamais poderá desistir, deve desviar-se sempre até que ele fuga de vós. “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4.7
Pronto, a nossa parte é somente esta. Mas, depois disto, o próprio Deus nos ouvirá, e quando diz que nos sarará, Ele se refere às inúmeras feridas na alma que nossos erros provocam. Feridas que homem algum pode sarar, seja ele um médico, cientista ou psicólogo, até poderá amenizar a dor, mas a cura completa vem do Criador.

Este, portanto deve ser um período de cura, e se não foram seus erros que lhe feriram, mas os erros de outros, então os perdoe. O perdão é algo divino, purificador e transformador.

“Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas”. Marcos 11.25

Não é nada fácil, mas é eficaz, assim como um remédio amargo que é horrível de se tomar, mas no término do tratamento é possível notar a cura completa. Apresente em oração aqueles que te prejudicaram ou te feriram de alguma forma. Diga ao Pai o que aquela pessoa te fez, peça a Ele que te ajude a perdoar e diga em oração que o perdoa por tal e tal erro.

Talvez ao fazer isso pela primeira vez lhe pareça falso, ou até aumente sua dor, mas não desista. Ore desta forma quantas vezes forem necessárias até que veja que já não doe mais e até sente dó da pessoa que cometeu aquele erro.

Ao fazer isso, seu fardo se tornará mais leve, sua vida mais doce e não tenha dúvida, colherá infinitamente mais. Reflita e mude sua vida de verdade neste próximo ano.

2012, ano de cura, de libertação e de transformação.

Melhorar sempre!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Invista melhor em 2012


No final de ano é comum analisarmos como foi o ano que se finda. Pensamos em nossas conquistas materiais, profissionais, passeios, viagens e até nas conquistas amorosas e familiares, porém é muito raro analisarmos nossos frutos espirituais.  Pois este é o momento, analise quantas horas dedicou-se a orar e ler a bíblia. Compare com a quantidade de horas que dedicou a outras coisas, por exemplo, assistir a TV.

Podemos ir mais longe, analisando quantas vidas alcançamos pra Cristo, quantas vezes fomos visitar orfanatos, asilos, detenções, hospitais ou mesmo um parente solitário. Quanto tempo investiu nisso?

Estamos cada vez mais imediatistas e por isso, nossos investimentos são para coisas deste século, ou seja, para esta vida passageira e frágil. Quando entendermos que somos seres espirituais, pensaremos em investir no reino de Deus, mas será que teremos tempo?

Em Lucas 13, Jesus diz que haverá um momento que o dono da casa fechará a porta não será mais possível entrar. 

Lucas 13.24-27 “Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o dono da casa se tiver levantado e cerrado a porta, e vós começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, abre-nos; e ele vos responder: Não sei donde vós sois; então começareis a dizer: Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas; e ele vos responderá: Não sei donde sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.”

Aproveitemos melhor nosso tempo, vamos investir no que é certo, no tesouro que nem traças roem, nem ladrões roubam, nem a inflação destrói, vamos investir no REINO!

Boas Festas!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Melhorar Sempre

O bebê é o ser mais incrível. Ele abre os olhos e pronto. Tudo é aprendizado. O primeiro passo é buscar um exemplo. Neste momento entram os pais, avós, irmãos ou mesmo a babá. Em pouco tempo começa a balbuciar algo, ele sorri, chora, percebe os efeitos que causa com suas ações e as repeti para conseguir o mesmo resultado. Ele melhora continuamente até se tornar como nós, adultos e comuns.

Temos de resgatar este poder de aprendizado, buscar melhorar sempre,  nunca parar de aprender, ter motivação e bom ânimo e se falhar na primeira tentativa, tentar novamente, e novamente até conseguir.

Nosso primeiro passo é definir o exemplo a seguir. Eu diria que não existe outro mestre, outro exemplo melhor que Ele, Jesus, o Perfeito! Olhemos para Ele e aprendamos cada dia algo novo. Ele nos ensina com aulas vivenciais, através das nossas experiências de vida e também com aulas teóricas, através de seu ensinamento.

Comecemos pela lição de auto-análise; “examine-se, pois, o homem a si mesmo...” (I Cor. 11:28); "Hipócrita! tire primeiro a trave do teu olho, e então verás bem...” (Mat.7.5).
Analise-se, observe-se e olhe-se no espelho, não no que mostra o lado externo, mas no espelho que mostra o interior. Se compare a Ele.

Dizem que existem três imagens de nós mesmos, uma é a imagem que temos de nós, outra é a imagem que os outros têm de nós e a terceira é quem somos de verdade. Aqui eu acrescento a quarta imagem que é a que Deus tem de nós.

Eu sei que a melhor imagem de todas é a que Deus tem de nós, afinal Ele nos vê como seu projeto, sua imagem e semelhança, podemos estar um pouco fora do curso, mas aos seus olhos somos preciosos. Para sermos como Deus nos projetou, não precisamos sermos perfeitos, mas sim buscarmos incessantemente a perfeição, seguindo o modelo de Cristo e sendo cada dia melhorados por Ele.
Para melhorar é interessante que se conheça, o que diz de você mesmo? É uma pessoa simpática? Introvertida? Paciente ou ansioso? Atencioso ou desligado? Como são suas reações? Você perde a paciência com facilidade? Não suporta ser injustiçado, mas comete injustiça? Você gosta de estar em sua presença ou nunca fica consigo mesmo?

Passe um tempo com você e tente se conhecer, se observe, aproveite um dia destes que está sozinho no carro ou mesmo em um transporte público e ao invés de ouvir o rádio, ver TV ou ligar para alguém para passar o tempo, passe este tempo com você, veja como está se sentindo, analise sua vida por completo, sua área espiritual, social, familiar, profissional e saúde.

Só podemos melhorar o que enxergamos, o que não conhecemos não temos como melhorar.
Encerro sugerindo que faça uma visita a si mesmo e depois venha nos contar.

Abraços!