segunda-feira, 30 de julho de 2018

Alguns Perfis de Pastores

Paulo diz que se fez de tudo, para que conseguisse ganhar à alguns. Este tem de ser nosso objetivo "ganhar almas", sejamos ovelhas, pastores, tendo ou não tendo cargos nas igrejas e congregações, o objetivo tem de ser o de GANHAR ALMAS, pois não existe nada que alegre mais ao coração do Pai que um pecador que se arrepende de seus pecados entrega a sua vida para Cristo. 

"Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende."Lucas 15:10

Para ser pastor, precisa ter um chamado, mas muitos fazem disto uma profissão, não que não seja, é um profissão, mas espiritual. Para garantir o "sucesso", muitos estudam uma forma de assegurar "seu público". Então, além de estudar teologia, optam por um "perfil" que seja mais conveniente à aquilo que ele, como pastor, almeja.

Pastor Político: Se torna duplamente público, com cobranças múltiplas, tempo reduzido para pastorear, preocupação com a imagem do partido que se mistura a imagem da igreja, e ainda se expõem a contaminações. Existem os que são políticos mas conseguem separar bem as coisas, e buscam manter-se humildes, simples e capacitado a consagrar-se sempre.

Pastor Pop Star: Fazem tanto sucesso nas mídias, seja TV, rádio, internet, que os membros não conseguem se quer, aproximar do mesmo. Isto o isola ainda mais, reduz seu tempo, inclusive o de se consagrar, Isto enfraquece a ambos, e o pastor não consegue cumprir seu papel de pastorear e a ovelha se afasta do rebanho sem ser percebida. Observo que sempre há exceções e se protegem de todo o mal e ainda que venha o "sucesso" o mesmo a transfere para Cristo toda a Glória e mantem-se puro e simples. 

Pastor Empreendedor: Ele agi como se a igreja fosse uma empresa, distribui cargos para familiares, faz eventos, shows, bazar, e tudo o que for possível para arrecadar fundos, proibi seus membros de visitarem outras igrejas, por medo da "concorrência". Fornece tudo o que for necessário para que suas ovelhas se agradem do local, ar condicionado, escolinha para suas crianças e até suas pregações são focadas no que as ovelhas querem ouvir e assim agradar a todos o tempo todo. Não digo que realizar tais coisas seja errado ou nos afaste de Deus, porém colocar seu coração nisso é o que faz toda a diferença. Dinheiro é necessário, mas "primeiro buscar o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas." Mat. 6.33

Pastor Carente: Suas pregações tem foco em si mesmo, em seus testemunhos, em dizer como Deus age através de sua vida, suas lutas, nunca divide o púlpito com outros pastores ou líderes, reclama para as ovelhas de como se sente só, de toda dificuldade que passa, e como sofre por amor a Palavra. Este tipo de pastor acaba sufocando suas ovelhas, exigindo atenção e acaba por não as conduzir para pastos verdejantes.

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos,...soberbos, ingratos, profanos..., traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te" (trechos retirados de 2 Timóteo cap 3)

Pastor Solitário: Abriu a igreja e não tem quem o ajude, ele louva, prega, ensina e é responsável por toda a administração financeira e geral da Igreja. Nitidamente precisa de ajuda, em 2 Crônicas observamos que Jeosafá, inicia um trabalho sozinho, mas assim que conquista para o Senhor um bom número de adoradores, ele divide tarefas, define funções para cada qual e alerta:"E deu-lhes ordem, dizendo: Assim fazei no temor do Senhor, com fidelidade, e com coração íntegro." 2 Crônicas 19.9


Este perfil de pastor é bom até certo momento, pois se perde ao centralizar tudo em si e não perceber que quem prepara as pessoas, capacitando-os para a obra é o Próprio Deus. E por ter este receio, se sobrecarrega, faz homens e mulheres de Deus se entristecerem por não terem oportunidade de trabalhar na obra, não consegue realizar todas as tarefas por ser um só e isto gera insatisfações e problemas, inclusive pode levar à depressão por estresse excessivo.  Para este pastor, um alerta: - Deus age através de ti, para Sua Obra, mas só o Senhor é Onipotente, peça a Ele, e te mostrará quem poderá assumir cada cargo, porque Ele nunca nos desampara e é seu desejo que o corpo de Cristo cresça.  


Elias acreditou que estivesse só, e falou para o Senhor que Israel havia acabado com os profetas, restando apenas a ele e que estes buscavam sua morte, Deus porém respondeu que havia guardado para si, sete mil homens (Romanos 11.1-5), assim somos nós, não vemos como o Senhor vê, de repente o pastor solitário já possui eleitos por Deus para o ajudar, mas ainda não o percebeu. Ore, busque a resposta no Senhor, e lembre-se que as vezes pode ser mister que um dos eleitos para a liderança se perca, como Judas Iscariotes, se perdeu mesmo sendo eleito pelo próprio Cristo.

Entre tudo oque Jesus fez em sua vinda como homem, Ele foi exemplo em tudo, e antes de eleger aos apóstolos, passou uma noite em oração.

"E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:"Lucas 6:12,13

Explorar funcionários é coisa de humanos egoístas e não do Bom Pastor, ore, e Ele te mostrará em quem confiar determinadas funções, e se este eleito vir a ser infiel, lembre-se que não foi infiel à você, mas aquele que te escolheu, ao dono das ovelhas e da obra, ao Pastor Principal, e a recompensa deste chegará, como chegou ao apostolo que traiu a Cristo. Você, apenas desempenhe suas funções e confie Naquele que te Escolheu.


"Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas." João 21:16 Jesus sabia das falhas de Pedro, as que já havia tido e as que ainda iria revelar, como negá-lo três vezes, ainda assim o Senhor o escolheu, porque pastor erra, falha, teme e treme, mas precisa continuar a apascentar as ovelhas que não são dele, mas de Cristo. 

Ele te escolheu, não foi em vão, não foi por merecimento, não foi por obras, mas por Sua Graça, porque viu em ti qualidades de um pastor, e entre elas é a de reconhecer que é falho, mas que Fiel é o que lhe enviou e Digno de toda honra e toda Glória. 





Melhore-se


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente