sexta-feira, 31 de maio de 2013

Machismo Cristão 2


No texto anterior falamos sobre o machismo no meio cristão, porém este é um assunto ao qual sinto a necessidade de abordar novamente. Falamos que alguns historiadores e estudiosos dizem que a origem do machismo veio em Adão por culpar a Eva por ter caído em pecado. Estes historiadores apontam que muitos homens de respeito e grandes formadores de opinião diziam claramente que a mulher era inferior por ter sido criada para o homem e não o homem para ela, diziam também que o pecado veio ao mundo pela mulher e não pelo homem e, portanto ela não deveria ter voz, deveria seguir todas as orientações do pai quando solteira e depois do marido, e nunca poderia tomar decisões por não ter um bom raciocínio já que Havia sido enganada pela serpente e assim por diante.

Embora o povo hebreu tivesse seus profetas, em muitas situações este povo se misturava com outros povos se contaminando e contaminando também seus costumes. Isto influenciou também aos apóstolos. Eles venceram vários preconceitos, mas não todos. Se eles tivessem conseguido olhar tão somente para os exemplos de Cristo teriam aprendido muito mais e muito mais rápido. Jesus conseguiu ficar só (porque era muito raro isso) para poder pregar a salvação para uma mulher  e ainda por cima de Samaria que era um povo odiado pelos judeus, e os apóstolos eram todos judeus ( Jo 4:5-42). Jesus salvou uma mulher de ser apedrejada por ter cometido adultério, igualando a todos como sendo pecadores como ela, sendo que naquela época a lei era muito mais rigorosa para as mulheres (Jo 8:1-11). Jesus apareceu para as mulheres logo após sua ressurreição, antes mesmo de aparecer aos discípulos (Mat. 28:9,10). Jesus visitava Marta em sua casa para ensinar a Palavra para ela e sua irmã Maria mesmo quando seu irmão Lázaro não estava (Lucas 10:38-42). Jesus foi tocado por uma mulher com fluxo de sangue, e naquela época esta mulher era considerada impura e contaminaria aquele que ela tocasse. Jesus ao sentir ser tocado, questionou quem o tocou e quando ficou sabendo disto tudo ao invés de reclamar que ela o havia contaminado, ele a perdoou de todos seus pecados lhe concedendo a salvação, além da cura já realizada ( Mc 5:24 -34).

Em Jesus toda lei do antigo testamento se cumpriu (Mat.5:17-18) e portanto, agora Jesus ensinaria as novas
leis, o novo jeito de ser das pessoas que desejam ser de Deus.  Ele veio para a terra e trouxe consigo o reino de Deus, como anunciava João Batista (Mat.3:1,2). Ensinava com seus exemplos e parábolas a igualdade humana (como a parábola do bom samaritano  Lucas 10:30-37).

Antes éramos carnais porque havíamos nascido da carne, mas após aceitarmos a Jesus, então temos o novo nascimento, agora em espírito, e nos tornamos espirituais (João 3:6). Isto significa que já não estamos sob o antigo jugo, mas agora carregamos o jugo de Cristo que é leve (Mat.11:28-30). No mundo espiritual não há sexo (Mat.22:30), portanto ainda que seu espírito habite em um corpo do sexo feminino, o que lhe fará ser um vaso para honra ou desonra é teu proceder diante da obra do Senhor (2Tim. 2:14-21).

Quando dizemos que o reino de Deus veio à terra com Cristo, temos de entender que uns não estão vivendo este reino, porque como Jesus nos ensina na oração do Pai nosso, temos de pedir a Deus que venha a nós o vosso reino (Lucas 11:2). E se vives no reino de Deus, vive a igualdade sexual, racial e cultural.

Deus não é machista. Quando os homens começaram a ter várias esposas, não foi uma decisão de Deus e sim uma decisão humana e totalmente machista, tanto que, o primeiro homem a fazer isto era um dos filhos de Caim, aquele que foi expulso da família de Adão por matar seu irmão, mas este costume chegou para o povo Hebreu e os contaminou ainda mais com o machismo. Lemos na bíblia as histórias de algumas mulheres que prova que Deus usa e dá cargos de autoridade tanto para um gênero quanto para o outro. Só não temos mais relatos dos feitos das mulheres porque como elas eram proibidas de estudar, dificilmente uma sabia escrever suas histórias e os homens por sua vez, não gostavam de exaltar as mulheres e por isso também não escreviam sobre elas, mas temos alguns relatos tais como Sara, Miriã, Raquel, Débora, Hulda, Rute, Ana, Mical, Abigail, Ester, Maria mãe de Jesus, Maria de Betânia, Marta, Madalena, a Samaritana, Priscila, Lídia...

A mulher virtuosa é um bom exemplo para entendermos o papel da mulher em uma família cristã. Ela não possuía obrigações financeiras, mas trabalhava de forma autônoma realizando negócios, ela também costurava para auxiliar no guarda roupa da família. Ela possuía empregadas as quais ela dava as ordens. A mulher virtuosa é honrada por seus filhos e marido que reconhece seus esforços, seu marido a louva e diz que pode haver muitas boas esposas neste mundo, mas ele tem certeza que nenhuma delas é melhor que sua. (Provérbios 31:28)

Se Deus não queria que a mulher exercesse autoridade sobre os homens, nem falasse ou ensinasse como Paulo afirma em I Timóteo 2:11-13, porque Ele colocou Débora como juíza de Israel em uma época onde este era o cargo de maior liderança daquele povo? Pois era o tempo dos juízes (Juízes 4) e todos os homens e lideres eram julgados por ela, além de aconselhados, orientados e tinham de seguir suas ordens. Se hoje fôssemos seguir ao pé da letra as orientações dos apóstolos retrocederíamos para os hábitos culturais daquela época e povo. Hoje, graças à Deus as mulheres podem usar o cérebro que o Criador lhes deu, elas estudam e ensinam, trabalham e muitas vezes sustentam sua família ou têm grande importância sobre ela.

Hoje temos pregadoras, pastoras, bispas, diaconisas e muito mais, e todas sobre a unção e glória de Deus, que derrama do seu Espírito e distribui seus dons como lhe convém, e como dizem os apóstolos a salvação é individual.

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” Provérbios 31:10

“Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor.” Provérbios 19:14

“Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela “.Efésios 5:25

“Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.” Efésios 5:28

Não ser machista não é ver a mulher como se não houvesse diferença alguma, mas é não permitir que se faça diferenças sociais e espirituais, pois as mulheres e homens são diferentes física e emocionalmente, esta diferença é para se complementarem e jamais um se sentir superior ao outro. Lembrando que no mundo espiritual somos todos iguais, nossas almas e espíritos. E atenção, se você gosta de ser servido, pois no céu, será você quem servirá (Mat.20:21-28). Cuide de sua esposa, não a deixe ser explorada por estes costumes machistas, onde a mulher tem de trabalhar fora e dentro de casa. Se desejar ter uma esposa linda, feliz e cheirosa lhe permita ter tempo e dinheiro para se cuidar. Se tratar sua esposa como uma princesa ela será uma, e saberá lhe retribuir com todo carinho e respeito.


Melhore-se






Um comentário:

Comente