segunda-feira, 20 de maio de 2013

Machismo Cristão 1


O machismo é um grande mal da humanidade decaída, dele originou inúmeras agressões contra as mulheres, como os estupros, espancamentos, traições e até assassinatos de bebês por serem do sexo feminino, entre muitas outras barbaridades que ainda persistem nos dias atuais. Em uma pesquisa recente foi detectado que todos os homens que agridem suas esposas são machistas, assim como os que as violentam. Porém, não quero falar sobre o machismo puramente, por que sabemos que aquele que não tem Cristo está em trevas e, portanto suas obras são das trevas (como o machismo), mas quero falar sobre o machismo no meio cristão.

Certa vez fui convidada para participar de um “curso” sobre família cristã, justamente naquele dia havia conseguido levar meu filho adolescente que estava fora dos caminhos do Senhor. De repente o  palestrante humilhou sua esposa na frente de todos, dizendo que ela havia deixado um pedaço de sabonete caído no chão do banheiro e uma boa esposa jamais faria isto. Todo o contexto do estudo era com base machista e não bíblica e só falou dos filhos pra dizer que estes deveriam ser ensinados a respeitar o pai como o cabeça. Que decepção! Mas, infelizmente esta não foi a única vez que vi no meio cristão o machismo imperar. 

Alguns historiadores dizem que o machismo nasceu no coração de Adão quando este caiu em pecado. Primeiro ele culpou a Eva por sua queda, sendo que Eva foi enganada pela servente e ninguém enganou Adão (Gên.3:1-7). E justamente por que Adão não foi enganado, mas pecou por preferir agradar mais a mulher que a Deus, a terra foi amaldiçoada. (Gên.3:14-19).

Deus criou o homem e a mulher com igualdade.

“E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”  Gênesis 1:27-28

Nenhuma orientação ou autoridade diferente para Adão, ambos dominariam sobre os seres viventes da terra. No capítulo 2 de Gênesis quando é narrada com detalhes à criação da mulher vemos que a intenção de Deus era que a mulher ficasse lado a lado com seu marido. 1º Deus tira um pedaço da costela de Adão, Ele poderia tirar do pé para demonstrar onde a mulher deveria ficar, mas tirou da lateral do homem, porque ali era para ela estar. 2º É determinado que o homem deixe seus pais para ir morar com sua esposa e assim ambos seriam UMA SÓ CARNE. Se são um só, como um pode ser melhor do que o outro? Será que a metade da maçã do lado direito é melhor que a parte do lado esquerdo? (Gên.2:21-25).

Alguns usam como pretexto para seu machismo a frase de Deus que diz que a mulher seria a ajudadora de Adão, eles alegam que isto significa que ela teria de fazer tudo pra ele, mas não é verdade e a tradução desta palavra em hebraico original é “parte equivalente”, ou seja, alguém que faria o mesmo. Não vemos Deus dizendo para ela fazer tudo que seu marido mandasse, lemos isto em algum lugar da bíblia?

Sabemos que os apóstolos disseram várias frases que podem sim serem vistas como machismo, por exemplo: Pedro disse que a mulher deve ser obediente ao seu marido (1Pedro 3:6). É verdade, porém temos de levar em conta duas coisas: 1º Pedro estava envolvido em uma cultura machista e preconceituosa, tanto que levou anos para entender que deveriam pregar também para os gentios. 2º Pedro disse que as mulheres deveriam agir como Sara que chamava seu esposo de senhor. Ela o tratava com respeito e uma forma bastante formal para falar com o marido, mas as decisões que ela tomava, seu marido respeitava e cumpria, como quando ela disse para ele fazer um filho na serva (Gên.16) e depois quando pediu para ele mandar a serva e seu filho embora para o deserto (Gên.21),  observação: Abraão relutou em relação a fazer esta vontade de Sara, precisou Deus falar para ele que deveria ouvir sua esposa (Gên.21:12).

Infelizmente o mundo, e principalmente o povo Hebreu  (aos quais os apóstolos faziam parte), eram extremamente machistas e preconceituosos, tanto que, levaram anos (e muitas discussões também) para que entendessem que Jesus também havia morrido para salvar os gentios ou seja, os não judeus. Demoraram também para entender que poderiam comer todos os tipos de carnes e alimentos, mesmo após Jesus ter dito que o que contamina o homem é o que sai de sua boca e não o que entra (Mat.15:11). Encontramos em vários versículos a afirmação que Deus não faz acepção de pessoas (obs: mulher também é pessoa).

“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; “ Atos 10:34

Os apóstolos eram homem sujeitos as influências culturais e humanas, tanto que o próprio Paulo disse que “parte profetizamos e parte conhecemos” (ICor.13:9) e também disse “por que agora conheço em parte” (ICor.13:12). O que quero provar com isto? Os apóstolos em suas cartas escreviam para aquela civilização, portanto o que é relacionado à doutrinas, não nos serve, se servisse teríamos inúmeras regras tanto para os homens quanto para as mulheres, exemplo: homem não poderia deixar crescer cabelo, deveria usar túnicas, poderia ter mais de uma mulher, desde que não fosse obreiro, a mulher cristã não poderia trabalhar, nem estudar, nem falar quando houver outros homens além de seu marido, muito menos ensinar, ela obrigatoriamente teria de ter filhos, usar véu, etc. O único sem pecado, sem erro, sem preconceitos, que serve como um exemplo fiel é Jesus, e este teve um ministério especial com as mulheres.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Este versículo não diz que só amou os homens do mundo, ou só os judeus, porque Ele não nos descrimina, mas, como consequência do pecado de Eva as mulheres, ainda sofrem com o machismo, porém isto jamais deveria ocorrer no meio cristão. Afinal Jesus pagou um só preço, pela alma de uma mulher ou de um homem. O teu valor, seja qual for o teu sexo, é o mesmo, e fui muito alto para deixar que atitudes de ignorância te afastem do verdadeiro amor do Senhor. Jesus te ama!




Melhore-se




3 comentários:

  1. Ainda no século XIX, o grande evangelista Charles Spurgeon, conhecido como o “príncipe dos pregadores”, relatou uma experiência missionária que teve com uma mulher hindu, que lhe disse: “Certamente a sua Bíblia foi escrita por uma mulher!”. Ele, sem entender muito bem, perguntou: “Por quê?”. E ela respondeu: “Porque diz tantas coisas boas para as mulheres. Nossos sábios nunca se referem a nós, a não ser para nos repreender”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que temi ao ver que um homem havia postado algo para este tema, mas ao ler, brilhou em meu coração uma luz de esperança. "Sim, homens de fé sem o pecado do machismo, existem". Glória a Deus por tua vida meu irmão! :)

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto, muito equilibrado e realmente há muita deturpação da Palavra de Deus, homens machistas que para beneficiar seus interesses escusos teimam em colocar a mulher em uma posição de humilhação e subalternidade.

    ResponderExcluir

Comente