segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Tempo do Agir de Deus

Nos tempos atuais é bem comum a correria, temos inúmeras atividades para realizarmos em um único dia e não raramente ficamos com algumas pendências. Olhemos para o tempo de Deus, segundo Gênesis capítulo 1, o Criador criou todo o nosso planeta e seres vivos em apenas 6 dias e descansou no sétimo. No sexto dia Deus criou o homem e pediu que ele desse nomes a todos os seres vivos (Gen.2:19,20), depois Deus deu orientações para Adão e então o colocou para dormir um sono profundo e dele criou Eva, tudo isto em um só dia. Sabemos que hoje em dia a quantidade de animais e seres viventes é enorme, mas naquele tempo este número deveria ser dez vezes maior, afinal quantos animais já foram extintos? 

O tempo de Deus não é igual ao nosso, mas uma coisa é certa, Ele é Senhor do tempo. Para nós, que vivemos em um estado de ansiedade crônica, pelo menos a maioria de nós, é muito difícil aguardarmos o agir do Senhor. Queremos tudo instantaneamente, tudo é pra ontem. Precisamos analisar e seguir o exemplo de alguns líderes bíblicos, veja o caso de Abraão, ele e sua esposa Sara, desejavam ter filhos, Deus poderia ter lhes dados vários filhos em sua juventude correto? mas, Ele não fez desta forma, porque o tempo certo, pra Deus era na velhice, Sara com 90 e Abraão com 100 anos, foram muitos anos de espera, até chegaram a desistir, mas então veio a promessa de Deus que dizia que eles teriam um filho, Sara naquele momento não creu, pois já não tinha fertilidade devido a idade. 

Sara então refletiu que Deus nunca se engana, então Abraão teria um filho, e ela imaginou que pudesse ser um filho de sua escrava, Abraão engravida sua serva e tem um filho. Mas a promessa era para Sara que também teve um filho, o filho da promessa "Isaque". Aquela benção que pareceu demorar tanto para eles, aconteceu no tempo de Deus, no tempo certo, se fosse antes não seria um milagre, não honraria o nome do Senhor da mesma forma. 

Certo momento Abraão fora visitado por Deus que lhe pediu um sacrifício, este deveria sacrificar
seu único e amado filho Isaque. Abraão, diferentemente de alguns de nós, não questionou a Deus, apenas confiou e obedeceu. Levantou-se bem cedo e seguiu viagem para o local que Deus escolhera. Depois de três dias de viagem, Abraão começa a ver o lugar para onde deveria ir. Veja esse tempo todo, três longos dias de angústia, levando seu filho amado para a morte. Imagino que foram dias terríveis para o coração de Abraão. Neste tempo daria para nos arrependermos, clamarmos a Deus por sua misericórdia, nos desesperarmos, mas Abraão permaneceu firme até o último momento e você pensa que Deus lhe falou no meio do trajeto? Não, Deus ficara em silêncio. 

Depois dos três dias de viagem, Abraão deixou seus servos ali e seguiu subindo o monte só com seu  filho Isaque. Ele preparou o local, a lenha, o fogo, e então pegou seu filho. deitou-o sobre a pedra e ergueu seu braço para lhe dar uma única facada que seria fatal e assim pouparia seu filho da dor. E foi neste exato momento, nem antes e nem depois. que Deus o impediu de matar seu filho e providenciou um cordeiro para o sacrifício (Gen.22:1-18). 

Por que Deus as vezes nos deixa chegarmos em situações que nos parece extremas? porque nosso milagre não acontece antes? A resposta é simples, porque não seria um milagre. Meu filho foi acometido de uma doença rara e bem severa, do dia para a noite estava totalmente paralisado, Deus falara que aquela doença era para a morte, mas Deus o livraria e o curaria. Eu me agarrei àquela palavra, mas tive de ver meu filho chegar bem perto da morte, ser desenganado por toda equipe médica, para então viver o grande milagre. Se Deus agisse antes, o milagre seria menor. 

O povo de Israel foi retirado da escravidão do Egito e enquanto estava sendo conduzido por Moises para a terra prometida, se deparou com uma situação bastante complicada, de um lado o exército egípcio e do outro um grande mar. Que situação, confiar em Deus e seguir em meio ao mar, ou desistir e se entregar ao inimigo? Quantas vezes nos encontramos em uma situação assim, as vezes em nosso casamento, outras em nossos empregos ou negócios, parece não ter saída, que a promessa fora um erro, que nos enganamos, pensamos que talvez não fora Deus quem prometera, mas é assim o momento para o milagre, é na última hora. 

O povo de israel não desistiu porque havia com eles um homem com muita comunhão com Deus, Moíses então clamou e recebeu a orientação e então o mar se abriu. E por que o mar não se abriu imediatamente à chegada do povo de Israel? por que Deus esperou a situação ficar extremamente complicada para agir? Porque Deus sabe de todas as coisas, Ele sempre age no tempo certo por que não sofre de ansiedade como nós (leia "Ansiedade, a Grande Vilã). Deus escolheu aquele momento por que assim derrotaria uma vez por todas o povo inimigo que perseguia e afligia seu povo Israel. 

Se está passando por um momento difícil, seja qual for a área de sua vida, saiba que quando parecer que já não aguenta mais, que já não tem mais nada pra fazer, então esta é a hora de Deus agir, agora é que viverá o milagre de Deus. Certa ocasião fiquei desempregada e éramos só eu e meu pequeno filho, eu não quis reclamar, nem comentar com ninguém, apenas entregava a situação para Deus, e fui usando os limites, do banco, do cartão, etc. Quando já não havia mais crédito algum, dobrei meus joelhos no meio da sala e falei pra Deus: "Senhor, agora já não tenho mais nada para fazer, mas confio em ti". Não se passou muitos dias e ali estava eu com o melhor emprego da minha vida. 

São vários casos bíblicos que vemos Deus agir no último momento, permitindo assim que seus servos sofram, mas vençam, por exemplo: Agar e Ismael estavam próximos a morte no deserto, quando Deus os salvou lhes dando água fresca. Deus só multiplicou o azeite da viúva quando já não havia mais nada pra ela fazer. Marta e Maria chamaram a Jesus quando Lázaro ficara doente, mas o Senhor só chegou quando ele já havia morrido há dias, em nenhuma destas situações Deus demorou ou se atrasou, mas chegou na hora exata para Sua Glória.

Se você acha que sua benção está demorando e tem certeza que é promessa de Deus, alegre-se por que se tarda para teus olhos é por que grande será o milagre e a glória de Deus será manifesta em tua vida. José quando criança sonhara que seus irmãos e pais se dobrariam diante dele, levou muitos anos para este sonho se cumprir, antes ele teve de passar por dor, rejeição, escravidão e até prisão. Mas quando a promessa se realizou, José se tornou o segundo homem mais importante do Egito, que era a maior potencia daquele tempo. Ele não somente salvou sua família como garantiu o cumprimento da promessa de Israel ser uma grande nação, sem José viver a sua promessa, até a vinda de Cristo seria comprometida, grande foi o tempo de espera e as lutas de José, mas maior foi seu sucesso, honra, vitória e ele pode viver a Glória do Senhor.

Quanto maior a luta, quanto maior o tempo de espera, maior será a tua benção, porque o que Deus prometeu, Ele cumprirá. Creia e não retorne jamais!


Melhore-se 







7 comentários:

  1. muito bacana!! de Deus realmente.
    Como vc bem escreveu, Deus não sofre de ansiedade, e tudo faz no momento certo. se não fosse assim, teria criado tudo que existe em apenas um dia. e como diz as escrituras, os que esperam em Deus, renovam suas forças.
    Que Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  2. muito lindo o texto!! parabéns pelas as palavras sabias.
    eu estava buscado algo para mi anima e ver o quanto é bom e necessário confiar no nosso Deus que controla tudo e faz milagres
    obrigada mesmo por transmiti essa mensagem maravilhosa
    que Deus continue fazendo milagres em sua vida. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te abençoe amada e pode também me enviar email se de repente tiver um pensamento ou aflição e quiser uma palavra ou mesmo um conselho, terei o maior prazer em responder. Meu email é melhore.se@gmail.com Fica na paz do Senhor e obrigada pela mensagem de apoio

      Excluir
  3. Olha que DEUS continue lhe abençoe e continue te capacitando para transmitir palavras de sabedoria. E q use da sua vida da sua familia pra transmitir a palavra de DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São palavras como as que me escreve, que fazem eu me alegrar e ver que sim, vale a pena dedicar a escrever o que Deus tem nos feito e ensinado. Obrigada pelo retorno e Seja tua vida um diamante reluzente sobre todos que te circulam, e a Glória de Deus os alcance.

      Excluir
  4. AMÉM EU TAMBÉM ESPERO A PROMESSA DE DEUS SE CUMPRIR EM MINHA VIDA

    ResponderExcluir
  5. ❤❤❤DEUS E PODEROSO EU CREIO QUE O MEU EO SEU VAI CHEGAR NA HORA CERTA, TEMOS QUE ESPERAR O TEMPO DE DEUS E ESSE DIA VAI SER LINDO E PERFEITO E NO FINAL DE TUDO, VOMOS VER QUE VALEU A PENA ESPERAR EM DEUS
    ������✨✨����✨✨

    ResponderExcluir

Comente