domingo, 24 de março de 2013

Sozinho Sim, Solitário Não


Uma pessoa pode estar completamente só e não ter solidão. Alguns a chamam de solitária, pois mora sozinha, não se casou e não tem filhos como companhia. Mas, ao contrário também acontece, quando uma pessoa é casada, cercada por filhos e ainda assim sente solidão, mas como pode ser isto?

Solidão, pelo dicionário, é o estado de estar só, mas alguns de nós, ou nós mesmos em alguns momentos, podemos nos sentir incompreendidos, diferentes dos demais, e isto nos faz sentir solidão mesmo estando cercados por pessoas, porque não podemos falar daquilo que nos sufoca, não podemos expor nossos sentimentos reais e profundos porque estas pessoas são tão diferentes e não compreenderão, algumas vezes até tentamos, mas ao começarmos a falar logo recebemos uma resposta inapropriada como por exemplo um riso, ou um comentário do tipo: "nossa você é maluca mesmo". 

Uma certa amiga vivia completamente só, porém dizia ser feliz e não sentia solidão, todos tentavam arrumar lhe um namorado para que ela tivesse um companheiro e não fosse tão solitária (aos nosso olhos). Ela sempre estava bem e feliz, dizia gostar de ter a casa só pra  ela, tudo do seu jeito e nem imagina como seria ter outra pessoa ali, mudando sua rotina e até certo ponto restringindo sua liberdade. Mas, os amigos insistiram e então certa vez ela aceitou dar uma oportunidade para alguém que lhe parecia especial. Assim ela fez, porém o relacionamento não deu certo e ela voltou a ficar só, mas agora já não era mais alegre, nem forte e segura como antes, agora ela era frágil e triste, pois havia se tornado uma verdadeira solitária. Ao questionarmos ela qual era a diferença de antes do relacionamento e de agora ela disse: antes eu me sentia completa e realizada, tudo era do meu jeito como eu queria, mas ao dar uma chance para um homem, eu criei novos sonhos, um sonho onde eu teria um companheiro para viver a vida juntos, para darmos risadas e um se esforçar para fazer do outro a pessoa mais feliz do mundo, mas nada disso aconteceu e agora a casa parece vazia, porque uma vaga que não existia foi criada e não foi preenchida. 

Portanto, solidão é o fato de sentirmos só, independente de estarmos ou não cercados por pessoas. É  se sentir incompleto, incompreendido e indesejado, ou mal amado. 

Então o correto seria termos um terapeuta para sentirmos compreendidos e seguir em frente?  As vezes o caminho pode sim ser este, mas eu devo o alertar que isto poderá lhe trazer dependência e este terapeuta terá de fazer parte de sua vida por muitos e muitos anos. Por que então não buscar a resposta naquele que construiu nossa psique? 

Deus criou o homem para ser um ser sociável  Ele disse: "não é bom que o homem viva só" (Gen. 2:18) e então criou para o homem uma adjutora, ou seja, uma companheira. Este relacionamento deu certo porque ambos viviam um mesmo momento, passavam pela mesma situação, tinham praticamente a mesma idade, visto que ambos foram criados no sexto dia da criação, mas o homem fora criado antes. Ambos não tiveram infância, e Deus fez com que as personalidades se entendessem em harmonia, tanto que Adão não deixou sua parceira pecar e cair sozinha e comeu do fruto proibido para sofrerem juntos todas as consequências.  

Algumas pessoas dizem que Deus tem preparado para cada pessoa um parceiro ideal, como o ditado popular "toda panela tem sua tampa", mas isto não é verdade. Deus não quer que ninguém viva só, sim isto é um fato. Mas, se fosse verdadeiro que para cada pessoa há um parceiro, Jesus que veio para ser exemplo para nós, teria tido uma parceira, talvez Deus teria criado uma mulher também de uma virgem para ser a companheira de Cristo, e também teria preparado uma parceira para Paulo e tantos outros homens e mulheres de Deus que permaneceram só até a morte. 

O que percebemos é que nenhum destes homens e mulheres ficaram solitários, mesmo os profetas antigos como Elias e Eliseu, eles tinham seus contatos sociais, religiosos e até seus discípulos. 

Agora, se o motivo de sua solidão for a falta de um parceiro amoroso, então Deus lhe concederá para que se sinta completo. Se já estiver em idade avançada, mas sente esta necessidade, ore, peça ao Senhor por um parceiro que sinta o mesmo e creia, pois, se não for a vontade Dele, Ele tirará isso de seu coração e mente e lhe dará amigos e outros tipos de parceiros para que não se sinta só, mas se for desejo Dele, ainda que esteja com 90 anos, Ele lhe concederá um parceiro, porque para Ele nada é impossível. Eu conheço caso de duas senhoras que se sentiam solitárias e pediram ao Senhor, e ambas casaram, uma estava com 65 anos e a outra com 71. 

Paulo explica em sua 1ª carta aos Corintíos 7 que melhor é que o homem viva só, assim seu desejo será para o Senhor, mas se for para viver abrasado é melhor que se case logo. 

"Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o."  Mateus 19:1

O salmista Davi, sentiu-se solitário e depositou isto aos pés do Senhor, como exemplo temos Salmos 25:16: "Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito;” 

A solidão pode nos ajudar a olharmos mais para nós, nos avaliarmos e melhorarmos como pessoa, e principalmente a entregarmos nossas vidas sem reservas ao Senhor. Mas, ela pode também trazer depressão e angustia e nos afastar mais ainda de Deus. O que precisamos fazer em momentos como estes é orarmos, ainda que sem força, falarmos com o Pai que tudo conhece e tudo pode e então aguardarmos sua solução que virá em tempo oportuno e sem falha.

Aquele que te criou sabe suas fraquezas e necessidades, fale com Ele, exponha tudo aquilo que parece que ninguém mais entende, Ele entenderá, tenha certeza, e até mais do que seu terapeuta. 

Deus é Pai, é zeloso e cuidadoso com seus filhos. Agora se Ele te quer solteiro, então amado, peça para que Ele te fortaleça em todos os sentidos para ser como Paulo, cercado por filhos espirituais e sem nenhum tipo de solidão. 

Jesus te ama, e te quer feliz. 

Melhore-se




14 comentários:

  1. Muito linda a mensagem e realmente é uma verdade que muitos dão as costas... Atualmente ninguém liga para questões emocionais... É cada um pra si e Deus para todos! É tão raro que se torna lenda quem tem esse "dom" de saber usar as palavras certas nesses momentos desesperados.

    ResponderExcluir
  2. Deus é maravilhoso ! lendo essa mensagem senti transformações dentro de mim , e que nunca vou ser uma pessoa solitária pois sempre Deus vai esta ao meu lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus! Tudo o que quero escrevendo neste blog é compartilhar com irmãos que ainda não conheço o que tenho aprendido em minha jornada com o Senhor, e fico muito feliz quando alguém faz comentários como estes, pois vejo que realmente não é em vão. Obrigada e que Deus os abençoe ricamente

      Excluir
  3. Muita linda a msg gostei muito neste exato momento estava triste pq tenho 15 anos e n tenho família ontem me batizei nas água e mesmo assim n sabia o que fazer e lendo isso me senti muito bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você não imagina o quanto fico feliz em saber que esta mensagem te fez bem. Parabéns pelo batismo, foi uma grande decisão. :)

      Excluir
  4. Bom dia!!
    Palavras confortantes diante dos sentimentos que nós solteiros temos... Pois às vezes clamamos e e como somos humanos, não sabemos esperar.
    Deus abençoe você pela palavra e que você possa nos passar mais ensinamentos como este.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio, eu que agradeço por suas palavras. Deus te abençoe ricamente.

      Excluir
  5. Boa tarde!
    Adorei as palavras acima, são verdadeiras missões que nós solteiros temos que passar todos os dias de nossas vidas!!
    obrigado pelo conforto.

    ResponderExcluir
  6. E solitário anda por entre gente. Gosto de ficar só mas o que me encomoda e continuar sentindo sozinho entre as pessoas

    ResponderExcluir
  7. E solitário anda por entre gente. Gosto de ficar só mas o que me encomoda e continuar sentindo sozinho entre as pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, você não está sozinho, apenas não consegue sentir a presença daquele que está tentando se aproximar, mas as vezes não estamos na mesma sintonia entende? é como uma rádio da FM estivesse te premiando, te chamando para retirar o prêmio, mas teu rádio está em ondas curtas e pega só AM, você deseja o prêmio (não sentir-se só) e a Rádio (Jesus Ressurreto) deseja te dar o prêmio (Sua Presença intensa, revigorante, energizante e surpreendentemente VIVA), mas ainda pode corrigir a sintonia, há tempo... busque agora, basta fechar seus olhos, sozinho, falar até em pensamento, pois Ele ouvirá, e ai começará um grande mover de imensa plenitude e não se sentirá solitário, ainda que fisicamente esteja só.

      Excluir
  8. Mensagem bonita mas pra mim não tem efeito, sou separado a 10 anos e procuro uma mulher, conheci várias e nenhuma quis nada, essa história que se deus quer você sozinho eu digo não, preciso de uma pessoa e agora dizem que deus não quer? Quer dizer que o fracasso que tive foi de deus me impedindo, como vou viver sem sexo, carinho e companheirismo? Se for está a resposta dele, viro ateu de vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diante de teu comentário é nítido que não consegue ficar só. Para o seu caso o apóstolo Paulo diz: "Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se." 1 Coríntios 7:9 - Ore, peça ao Senhor para mostrar o que esta te impedindo de ter uma companheira idônea. Não seja ansioso, não pressione para não correr o risco de sufocar e assustar a pessoa que poderia ser a que te ampare.

      Excluir

Comente