domingo, 17 de março de 2013

Pequei e agora?


Quando nos chegamos a Cristo, ficamos felizes por saber que Ele levou sobre si, nossos pecados. Então nos tornamos seus santos, iniciamos uma vida cheia da presença de Deus, uma vida em santidade até que acontece algo e então, pecamos. Eu passei por uma experiência assim dois anos após minha conversão, e minha reação, após ter pecado foi sair da casa e da presença de Deus. Fiz como nossos pais Adão e Eva que tentaram se esconder de Deus, como se isso fosse possível. 

"Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. " Salmos 139:7-8

Não adianta fugirmos de Deus, o fato é que, infelizmente todos nós estamos sujeitos ao erro. A grande questão é como reagimos após errarmos (pecarmos). Se nos mantivermos no erro, então verdadeiramente teremos nos desviado de Deus. Mas, para teu consolo, saiba que grandes homens de Deus também pecaram.  

Saul era um homem ungido por Deus, quando fora chamado ele era tímido e simples, mas deixou-se levar pelo orgulho e poder e pecou inúmeras vezes. Desobedeceu orientações claras de Deus, uma delas foi que não poderia pegar nenhum despojo dos amalequitas, após derrotá-los, tudo deveria ser exterminado, mas Saul não obedeceu (Êxodo 17). Deus então envia Samuel para falar com ele. Saul recebe muito bem a Samuel e diz que a ordem do Senhor de aniquilar os amalequitas havia sido realizada, mas Samuel questiona os sons dos animais que ele estava ouvindo. Este é o momento decisivo, como reagir ao ser confrontado com seu pecado. Saul inventou algumas desculpas, disse que era pelo povo e para sacrificar a Deus. Samuel ainda lhe dá mais uma oportunidade, ele o lembra como era simples e humilde e ainda assim Saul reforça suas desculpas não reconhecendo seu pecado nem tão pouco desejando se concertar (1 Samuel 15:10-18). 

O pecado nos  afasta de Deus (Isaías 59:2), quando pecamos ainda há esperança para nós, pois temos como Advogado a Jesus (1 João 2:1-2), porém ao permanecermos no pecado é porque nos tornamos escravos dele e o pecado passa a ser nosso Senhor (João 8:31-34) e reinar no lugar de Cristo. 

Saul ao se entregar para uma vida de pecado foi cada vez mais se afundando, e Deus afastou Seu Espírito de Saul, e um espírito mau entrou nele. Dai em diante, a vida de Saul foi torturada e arruinada pela culpa. Ele se tornou paranoico  suspeitando de seu genro, Davi, e tramando matá-lo (veja Samuel 20:30-33). Ele assassinou 85 sacerdotes de Deus (1 Samuel 22) e resolveu consultar uma feiticeira (1 Samuel 28). Finalmente, ele se suicidou (1 Samuel 31). 

A questão não é pecar, embora eu não queira diminuir a gravidade deste mal, mas a questão é como agimos, após termos pecado. Nos escondemos como Adão e Eva? justificamos e não reconhecemos o erro como Saul? ou nos humilhamos diante de Deus buscando seu perdão e buscando não errar mais? 

Quando temos uma vida reta e de repente pecamos, decepcionamos a nós mesmos, nossa consciência nos acusa (João 8:9) e nos entristecemos profundamente. Nesse momento é necessário vencer a dor e a decepção e corrermos para os braços do Senhor, confessando e lhe pedindo seu socorro. Por que o inimigo de nossas almas, que é nosso acusador (Ap.12:10) intensificará esta dor e sofrimento a ponto de nos imobilizar, entramos em um estado de coma e cada vez será mais difícil reagir, e a dor aumentará a tal ponto que chegaremos a óbito (espiritual) e não mais teremos coragem de entrar na presença de Deus. 

Davi também pecou, mesmo sendo ele um homem ungido e considerado "um homem segundo o coração de Deus" (1 Samuel 13:14), ele viu a mulher de Urias se banhando e se apaixonou por ela, a chamou para o seu aposento e adulterou (2 Samuel 11:4), depois de descobrir que ela estava grávida, forçou uma situação para Urias (seu esposo) se deitar com ela e pensar que o filho era dele, mas como não funcionou ele elaborou uma forma para que ele fosse morto em guerra. Esta conspiração deu certo, Urias morreu e Davi se casou com Bete-Seba. 

Deus sempre confronta nossos pecados, de uma forma ou de outra. Davi ao invés de confessar a Deus, se humilhar e corrigir o erro, ele fez tudo possível para esconder e fingir que nada de errado havia acontecido. Assim, o Senhor tomou medidas mais fortes para levar Davi ao arrependimento. O profeta Natã foi a Davi e o condenou por seu pecado. Ele advertiu a Davi que ele tinha cometido tanto adultério como assassinato e que o Senhor o puniria severamente: (1) a criança morreria; (2) a espada nunca se afastaria de sua família; (3) as suas próprias concubinas seriam violadas à vista de todos. 

Olhando para a situação de Saul e Davi, até este momento tudo parecia igual, ambos pecaram, ambos receberam o julgamento por um profeta. Porém a diferença foi que Saul manteve seu coração endurecido e orgulhoso, se afastando ainda mais de Deus enquanto Davi, após receber o julgamento, se arrependeu e se humilhou, buscando a reconciliação com Deus.  Davi disse: “Pequei contra o Senhor… contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos…” (2 Samuel 12:13; Salmos 51:4). Ele implorou perdão e restauração de sua relação com o Senhor (veja Salmo 51). Portanto, Deus perdoou a Davi (2 Samuel 12:13). 

Que diferença faz o arrependimento, Davi não ficou isento da punição, porém sua vida foi boa, conseguiu muitas conquistas e sucessos e até o relacionamento com Bete-Seba foi abençoado, pois geraram a Salomão e foi da geração de Salomão que nosso Salvador veio. Mas, Saul que não se arrependeu teve um fim triste e cheio de derrotas e vergonhas. 

Se arrependa, confesse seus pecados ao Senhor, Ele te socorrerá, te limpará e te colocará em pé. 
"Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário." Salmos 51:12

Sei que falar é fácil, mas difícil é viver um momento como este. Veja o povo israelita, eles se casaram com mulheres estranhas e alguns até tiveram filhos, mas como sempre o pecado fora confrontado e o profeta do Senhor, Esdras, veio com o julgamento e estes homens tiveram de despedir suas mulheres e filhos, oriundos de um relacionamento não abençoado por Deus. 

Que situação mais difícil  afinal se eles se casaram (os que não o fizeram por acordo financeiro) é porque se amavam. E como mandar embora a mulher que você ama, junto de seus filhos amados? terrível esta situação, mas abrir mão do pecado, muitas vezes é abrir mão de algo que gostamos, porque nossa carne é propensa ao que é mal, muitos pecados são agradáveis ao corpo e ao nosso ego, nos trazendo certo "prazer". Mas estes homens foram um grande exemplo para nós, além de seguirem esta orientação extremamente difícil  eles ofereceram um sacrifício ao Senhor para purificação de seus pecados. 

As vezes acontece, na caminhada cristã, em um período que pensamos que estamos fortes e firmes e prontos para a vitória, vem algo e nos chama a atenção. É uma tentação as vezes disfarçada de benção, e olhamos para o lado, pensamos que é só uma olhada ou é só por um momento, só para ver se é ou não a tal benção que esperamos, e quando percebemos, caímos num laço, numa armadilha, colocamos os pés na areia movediça e agora para sair só pela misericórdia de Deus. Mas, Deus é misericordioso e bondoso, busque sua ajuda, clame por Ele. 

"Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro". Salmos 121:1

O inimigo é astuto e ele sabe que você já está mais esperto, para te enganar tem de disfarçar, as vezes até usa pessoas que você admira e crê em sua espiritualidade. Ele fará tudo o que for preciso para te fazer cair, e infelizmente, as vezes conseguirá. 

Sei que é triste, gostaríamos de passar pela prova e sermos aprovados logo de cara, suportarmos a tentação e mostrarmos fieis a Deus, mas nem sempre isso acontece. E agora nós nos encontramos ali, caídos, sujos, tristes e envergonhados, como o filho pródigo ao se tornar falido e comedor de bolotas. Assim como ele, nós temos apenas duas escolhas, permanecermos nesta situação miserável como fez Saul, ou corrermos para o Pai, pedindo por sua misericórdia e perdão, confessando nossos pecados e pedindo para que Ele nos torne um de seus servos, mesmo que já éramos filhos e amigos íntimos.Fazendo assim, haverá esperança para nós, poderemos voltar a trilhar pelo caminho da Verdade e com a experiência adquirida, mais fortes e tementes a Deus. 

Com tudo isto aprenderemos que nunca devemos se quer olhar para a tentação, veja José do Egito, a esposa de Potifar estava ali disposta a ter momentos de prazer com ele, e ele carente e sozinho por tanto tempo, ao invés de pensar "vou só ficar um pouquinho" ele fugiu porque sabia que não queria pecar e que a carne é fraca. Façamos o mesmo, fujamos da tentação e do pecado para que o diabo possa fugir de nós (Tiago 4).

Melhore-se





16 comentários:

  1. Palavra abençoadora e libertadora do peso do pecado. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado me sinto melhor.

    ResponderExcluir
  3. Ame.... agradeço a Deus por cada palavra dita neste artigo.

    ResponderExcluir
  4. Nao sei se o grande instrumento de Deus vai ver esse comentário,pois percebi que o blog é antigo,mas eu quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos que Deus em Cristo Jesus possa continuar abençoando a você que disponibilizou esse artigo, pois foi de grande valor para me ajudar ,muito obrigado! Que a graça e a paz do nosso Amado e Salvador JESUS CRISTO possa ser com o amado imão! A paz do Senhor!.....

    ResponderExcluir
  5. ola apaz d Deus .eu estou em desepero, porq eu errei diante de Deus,nao envolveu sentimento ou algo assim, nao justico meu erro , eu errei, mas nao persiti,, e nao quero continuar errando nesssa parte, nao aguento de tanta angustia, me sinto doente..mas nao quero sair dos caminhos de Deus.. mas na minha igreja esse dias aconteceu algo semellhante e a moça confessou ao ministerio, ao inves de ajuda la ,,eles humilham mas e ela desitiu .. porisso nao quero falar pra eles, ate porq eu tenho q contar e reconhecer pra Deus porq ele sim ,caberia me julgar,, entao buscarei o perdao em silencio com Deus, claro q minha liberdade eu sei diante da doutrina eu nao tenho..mas espero q um dia eu fique liberta dessa culpa..me ajudem , estou errada em pensar e agir assim .. o q faço.. desde ja Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Paz do Senhor amada! O poder de decisão não é do pecado, é nosso! Pequei! E agora? O pecado não pode definir quem sou diante do Senhor, o poder de decidir de vou me levantar ou continuar prostrada é meu! Então, levante e cante ao Senhor: Liberdade! Eu sou livre! João vai dizer: Não pequem! Mais se pecarem a pecar, vocês tem o Advogado! Ele vai dizer também que Jesus conhece os seus. Ele sabe quem é você e ama mesmo assim. Então peça perdão, conte tudo a Ele e peça socorro, e faça isso todas as vezes que pecar até sua última respiração. Porque precisamos manter um relacionamento limpo com Ele. E saibas que a salvação não é situacional, ontem eu acertei, sou salva! hoje eu pequei: perdi a salvação! Irmã, o preço que Jesus pagou por nossa alma foi muito alto e não uma salvação de momento. Pecou? Se realmente foi salva, continua salva. Se arrependa confesse e deixe. e faça isso quantas vezes pecar. !joão 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. E quanto ao seu ministério, se Deus lhe reservou para um ministério ele vai acontecer de todo jeito. a apóstolo Paulo vai dizer: Que caia qualquer um, mais que não caia eu. Esqueça os irmãos da igreja, viva sua vida com Cristo, foi ele quem deu a vida por você.
      Deus lhe abençoe poderosamente e lhe conduza ao centro da vontade dele. Amém!?

      Excluir
  6. APAZ D DEUS....DEUS VOS ABENÇÇOE PELAS SABIAS PALAVRAS..SIM,ME AJUDASTE MUITOO..ESTOU ORANDO E O SENHOR JESUS ME AJUDARÁ.. OBRIDADOO..

    ResponderExcluir
  7. E prazeroso ter alguem que disponibilize tamanho tempo para agraciar estas palavras e que redirecione as vidas de volta ao caminho ( encontro de CRISTO).para mim foi como um banho da cabeça aos pés , pois me sentia sujo por meus pecados, me esquecendo de 1º joão 1:9 , mas com certeza quero dormir tranquilo confiante que DEUS me perdoou dos meus pecados .
    EU...VNC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito recompensador ler depoimentos como o seu. Obrigada meu irmão, Deus lhe fortaleça cada dia mais e mais.

      Excluir
  8. A Paz do Senhor, eu pequei, más estou muito arrependida e desesperada ao mesmo tempo, não sei o que fazer, q atitudes tomar, não sei como enfrentar a situação, eu era do mundo, já errei tantas e tantas vezes, tenho medo de não conseguir enfrendar tudo isso, estou me sentindo a pior pessoa do mundo.Oque posso fazer para mudar isso, o arrependimento está me matando!!
    Muito Obg! Que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, todos nós, mesmo com anos de evangelho, estamos sujeitos a cometer erros (pecados) o importante é não permanecer no erro. Paulo, já tinha quase 20 anos de evangelho quando escreveu "Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço." Romanos 7:15
      Então minha querida, saiba que Cristo já te perdoou e é preciso que você também se perdoe. Eu te entendo completamente, pois já, algumas vezes, passei por isto. Porém quando eu não me perdoei acabei me afastando do Senhor. Hoje eu sofro quando peco, evito e tento fugir das tentações, porém estou ciente que, se cair em algum laço, pecar eu me esforçarei ao máximo para sair do erro, vou mergulhar em oração, jejuns e participar de muitos cultos para me sentir purificada e vou me perdoar. Lembre-se que Jesus nos ensinou a sempre estarmos prontos para perdoar, se Ele nos ensina isto sabendo que somos carne e falhos, imagine Ele, que é perfeito e o próprio Amor, sempre está mais do que preparado para nos perdoar. Leia este artigo e ore pedindo a Deus que te ajude a se perdoar e a receber o perdão dEle. Não desista, pois nosso caminhar é assim mesmo. Fica na paz

      Excluir
  9. Sábias palavras, próprias de uma pessoa que é de Deus e que o têm em sua vida de comunhão. Em um mundo onde se perdeu totalmente a consciência do pecado, seus ensinamentos são um bálsamo que cura feridas. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz em receber este teu retorno, pois é uma confirmação que Deus também nos usa em meio a um mundo virtual e que dividir nossas experiências desta forma também é muito válido. Obrigada, Deus derrame mais e mais de Sua Glória sobre tua vida e de todos os teus.

      Excluir
  10. Paz do Senhor a todos. Quero dizer que ja passei por momentos horriveis em minha vida,pensando eu que não teria mas jeito. Porem.. Lembrei de uma passagem bibìica que diz assim. Aquele que confessa e deixa alcansa misericordia, mas o que esconde suas transgreçoes nunca prosperara. Fiz o que era certo ondeci a palavra sabendo que Deus e fiel.e poderoso para fazer muito alem daquilo.que pedimos coração quebrantado e contrito Deus não despresa. Fiquem na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir

Comente