domingo, 6 de janeiro de 2013

Para Sermos Conquistadores em 2013


Às vezes temos medo de acreditar em nós mesmos, pois pensamos que crendo em nós, em nosso potencial estamos deixando de confiar em Deus. Mas, observando a Davi ele confiava nele, não em sua força, inteligência, destreza ou qualquer qualidade, mas ele sabia quem ele era em Deus e que Deus era com ele.

“Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; Ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.” 1 Samuel 17:34-37

Davi confiava que tudo quanto ele fosse fazer, desde que fosse algo correto, Deus o livraria e seria com ele e sempre foi assim em toda a sua vida, por isso ele foi um homem de muitas conquistas. Ele foi fundamental para tornar Israel uma grande potência. Antes dele as pessoas habitavam em tendas, Davi os levou a morar em casas. Criou a cidade de Davi e conquistou tantos terrenos ao redor, que Israel foi crescendo e prosperando.

Davi era iluminado pelo Senhor ao elaborar seus planos, ele nunca agia sem a direção de Deus. Precisamos aprender a ouvir a voz do Senhor e seguir suas orientações para que sejamos conquistadores como Davi. Mas, muitas vezes o que nos ensurdece são nossas razões humanas e nossos medos, tentamos limitar o poder de Deus, descrendo em seus milagres. O agir de Deus é diferente, suas estratégias nos parecem loucuras muitas vezes.

Certa vez o povo de Israel precisava conquistar a Jericó, mas esta cidade era fortificada e tinha grandes muralhas, a estratégia que Deus deu foi diferente de todas as estratégias humanas para uma guerra. Ele os orientou que marchassem ao redor da cidade, todos em silêncio por sete dias e no sétimo dia rodeassem por sete vezes e no final os sete sacerdotes tocariam suas trombetas e todo o povo bradaria. Temos de entender que esta não é uma estratégia fácil de aceitar, exceto pela fé e obediência. Mas, o povo aceitou, fizeram suas partes e receberam o milagre da queda daqueles muros enormes e largos, e então conquistaram Jericó.

Talvez Deus tenha promessas em sua vida e tudo parece confuso e maluco, mas faça a sua parte, se disponibilize a trabalhar, a crer e obedecer ao Senhor. Assim como Ele nunca desamparou a ninguém que o cresse, Ele não te desamparará. Davi sabia que a vitória era deles, mesmo vendo que no exército de Israel ninguém tinha experiência ou força semelhante à do gigante filisteu, mas ele sabia que Israel tinha de fazer sua parte, que era a de lutar contra o gigante e se não havia homem nenhum que se dispusesse, ele iria, pois alguém tinha de fazer, afinal esta era a parte que cabia ao homem. Ele foi com suas roupas de menino, algumas pedras e um tipo de estilingue (funda), isso porque ele era pequeno e não aguentava o peso das roupas e armas de guerra.

O que você tem em mãos para viver as promessas de Deus? Aparentemente nada? Então tenha confiança, fé e obediência.Talvez se Davi olhasse para ele mesmo, nunca teria ido enfrentar o gigante, afinal ele, aos olhos humanos, não estava preparado, não teve treinamento de guerra, as roupas de soldado não lhe servia e ele não aguentava com o peso das armas. Mas, ele não olhou para si ou para suas limitações e dificuldades, nem tão pouco olhou para o que teria de enfrentar, ou seja, o gigante. Davi também não se abateu pelos comentários de seus irmãos e demais soldados que o zombaram por ser tão pequeno. Davi olhou fixamente para Deus e para sua promessa de vitória sobre todos os que se levantassem contra seu povo.

Há momentos que temos de nos posicionar, fazer nossa parte independente de enxergarmos ou não capacitação em nós mesmos. É nosso Deus quem garante a vitória. Nosso Deus é aquele que criou todas as coisas, fez e faz grandes milagres, é aquele que retém todo o poder, pois é Onipotente. Nosso Deus é vencedor invicto e sempre será, pois Ele não conhece e nunca conhecerá a derrota.

Portanto meu amado e minha amada, sejamos como Davi que confiava em si porque sabia quem ele era em Deus e conhecia a fidelidade de seu Senhor.

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” Romanos 8:37

Melhore-se





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente