quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Deus usa a quem Ele quer


Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?”  Isaias 6:8

Deus precisa de homens e mulheres para falar por Ele ao povo, Ele escolheu agir desta forma devido as nossas próprias limitações. Não estamos preparados para ouvir sua voz. Mas nós muitas vezes pensamos que Deus só usa pessoas extraordinárias, ledo engano, pois Ele usa a pessoas comuns, inclusive até infiéis.

Em certa ocasião Josué enviou dois espias para a terra de Jericó, a intenção era analisar a situação para então invadir e conquistar aquela cidade. Estes homens foram escondidos e protegidos por uma mulher do povo inimigo, veja a situação, esta pessoa usada por Deus para proteger seu povo israelita, era: do povo inimigo, mulher (pois naquela época havia grande preconceito em relação a mulheres) e prostituta. Deus não poderia ter usado um homem valoroso? 

Deus usa até mesmo um animal, em Números 22:30 vemos que Ele usou uma jumenta para falar com o profeta Balaão. Também vemos que Jesus, o Santo, o homem mais puro, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, nunca fez nenhum tipo de acepção de pessoas, a começar por aqueles a quem Ele escolheu para serem seus discípulos, a maioria homens simples e incultos. Jesus não temia nem mesmo o que os outros diriam a respeito dele quando ele, diante da multidão se convidou para almoçar na casa de Zaqueu, um cobrador de impostos, sujeito odiado e mal visto por muitos, devido a sua desonestidade (Lucas 19:1-9), em outro momento ele foi jantar na casa de um leproso e uma prostituta o ungiu (Marcos 14:3-9). Até o momento não citamos nenhuma pessoa extraordinária, não do ponto de vista humano.

Deus quer usar a você, Ele sabe suas dificuldades e limitações, mas Ele é quem capacita aos que escolhe para sua obra. Muitos dos grandes homens de Deus também olharam para si e não encontraram qualidades que justificasse ao chamado de Deus. Jeremias foi chamado por Deus para ser profeta e ele disse a Deus que era incapacitado, não sabia falar e era como um menino, porém Deus não aceitou suas desculpas e o repreendeu dizendo para não falar aquilo, pois ele iria sim e falaria com todos os que Deus o ordenasse. Depois o Senhor o capacitou dizendo: ”Eis que ponho as minhas palavras na tua boca” Jr.1:9.

Moises também ao ser chamado pelo Senhor olhou para si e disse não ter condições de falar em nome de Deus a Faraó para libertar o povo israelita, ele diz para o Senhor: “Quem sou eu...”  depois diz: ”O que lhes direi?”, e ainda disse mais Moises a Deus, que mesmo os israelitas não creriam nele e nem se quer o ouviria. Então Deus o muniu de informações e de sinais, a vara transformaria em cobra, sua mão ficaria com lepra e depois curada só ao colocar por dentro do casaco e a agua que ele pegasse do rio e jogasse na terra se transformaria em sangue. Isso para muitos já seria o suficiente, mas Moises ainda se sentia despreparado e disse a Deus: “Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.” Êxodo 4:10

Deus em sua infinita misericórdia foi extremamente paciente com Moises e colocou Arão para lhe ajudar, não que ele precisasse desta ajuda de verdade, mas por sua covardia e então Moises se contentou e iniciou a grande obra de Deus para libertar seu povo com grandes sinais e maravilhas.

Isaias também não se sentia preparado, Deus o queria por profeta e ele disse que estava perdido porque era homem de lábios impuros e habitava no meio de um povo de impuros lábios. Is. 6:5

Muitas vezes pensamos que para fazer a obra de Deus, é necessário ter vários dons, alguns de nós pensamos que só quem tem dom de revelação pode fazer a obra, outros acham que tem de ter o dom de cura ou de milagres, mas quem opera em nós e através de nós é aquele que distribui os dons (Ef.4:8-12) e com certeza você possui os dons que Ele determinou, porém quanto mais fizer sua obra, mais multiplicará teus dons. Uma coisa é certa; para falar do amor de Deus e orar pelas vidas não é necessário nada além de fé, obediência e amor e isso Ele te deu logo ao aceita-lo como seu Senhor.

Mas, Deus é quem escolhe as pessoas, e Ele tem uma missão para todos quanto o recebem como Senhor e Salvador, afinal, o Senhor precisa dos préstimos de seus servos. Quantos homens e mulheres despreparados, encontramos na Palavra de Deus que receberam do Senhor a unção que vem junto com o chamado e realizaram grandes obras?

A escolha é de Deus, e Ele escolheu a mim e a você e não devemos olhar para nós, porque toda a capacidade vem Dele (2 Coríntios 3:5), portanto não devemos nos gloriar de nossos feitos, porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas (Romanos 11:36). Não devemos nos preocupar julgando-nos incapazes para realizar algo, porque Deus nos capacita para cumprir o Seu propósito. Quando Deus chama, Ele capacita e, quando Ele capacita, Ele envia. Deus não vê como os homens, Ele sonda os corações. Por isso, Ele escolhe aqueles que parecem incapazes e fracos, porque "Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes" (1 Coríntios 1:27).

Portanto, para permitir que Deus te use, basta dizer “eis-me aqui, envia-me a mim” como fez Isaias.
“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaías 6:8


Melhore-se




10 comentários:

  1. DEUS SEJA LOUVADO MINHA QUERIDA VC FOI USADA POR DEUS TALVEZ VC NAO TENHA IDEIA O QUANTO O SENHOR TE USOU .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te abençõe e não permita que nada nem ninguém te cale. Antes porém seja a tua boca uma ferramenta útil para Deus. Obrigada pelo comentário

      Excluir
  2. Muito edificante, me abençoou bastante querida <3

    ResponderExcluir
  3. Que o Espírito Santo , possa a cada dia te capacitar para louvor da glória do nome que está acima de todo nome Jesus Cristo, hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  4. Amém louvado seja o senhor por essa palavra Forte i tremenda a Paz do senhor Jesus.....

    ResponderExcluir
  5. Linda e importante mensagem.
    Toda glória e honra ao SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
  6. Santificado seja o teu nome Jesus🙌🙏

    ResponderExcluir
  7. Amém gloria a Deus só tem uma coisa que eu não concordo creio que Deus usa quem ele quer porém não significa que porque estou sendo usado eu tenho garantia da salvação então acho que prédios de uma grande transformação e obediência principalmente em ouvir a voz do senhor e obedecer e apascentar suas ovelhas com amor,porque muitos dizem eu sou muito usado por Deus mad não vejo testemunho de Jesus em sua vida não vejo mudança eu creio que Deus usa quem ele quer quando quer abençoar quem ele ama,mas eu ser usada por Deus não significa ser amada por Deus porque quando ele quer ele usa até as pedras então vamos pensar nisso e pedir a Deus transformação da nossa vida e do nosso caráter pra alcançamos o caráter de Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem Cleci. Ser usado por Deus não é sinonimo de salvação, com certeza. Mas, amados por Deus, todos somos, até os impios e pecadores, mas nem todos recebem este amor.

      "Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nosso lar. Quem não me ama não obedece às minhas palavras; e a Palavra que vós estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou" João 14.23 e 24.

      Excluir

Comente