domingo, 28 de outubro de 2012

Como ser Santo nesta Terra tão Impura


Ser santo hoje em dia é como um homem que só usa roupa branca e deve mantê-la limpa mesmo morando e caminhando em meio à lama. Impossível? Não, apenas trabalhoso e de extremo cuidado. Talvez este homem às vezes tenha a barra de sua calça suja ou gotas de barros expirem em sua roupa. Portanto é necessário sempre olhar para si mesmo. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo,” (1 Coríntios 11:28).  Vigiando e perseverando na busca por manter-se limpo este homem ao perceber a menor gota de barro, imediatamente busca limpá-la e meditar sobre qual o ato ou local onde colocou seus pés que lhe causou aquela mancha, para evitar que volte a cometer o mesmo ato e se suje novamente.

Assim somos nós que desejamos ser santos como aquele que nos chamou é.  Mesmo vivendo em meio a tanta impureza, pornografia, violência, preconceito, egoísmo, luxúria, etc. É preciso vigiar e ao menor sinal de contaminação, se limpar e evitar cometer o mesmo erro.

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:15-16)

Manter-se limpo não é nada fácil, precisamos vigiar onde colocamos nossos olhos, o que estamos ouvindo, pois é através das janelas dos olhos e dos ouvidos que muitas vezes somos contaminados. Para assistir a TV, hoje em dia, é necessário ter os olhos bem atentos, até nas propagandas há imoralidade, apelos sexuais, incentivo ao consumismo exagerado entre outras influências malígnas, além de nos levar a crer em falsas alegrias como a suposta felicidade em um carro ou em uma bebida alcoólica. A sociedade nos ensina que para sermos sociáveis temos de ser modernos e portanto aceitar como normal aquilo que Deus nos ensina como sendo práticas imorais e impuras. Não tem como ser santo e moderno? Quem disse que santidade é careta? Na verdade não existe nada mais moderno do que aquilo que está por vir, ou seja, SER SANTO É SER VISIONÁRIO, é estar bem à frente de todos. Sabe por quê? Porque o fim de todas as coisas virá em breve e só permanecerá o que é santo e portanto incorruptível (Isaías 65:17 II Pedro 3:10-13 Isaías 66:22).

“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:18

Mas, a questão é: Será que já se purificou? Pois falamos em mantermos puros, porém nunca nos purificamos, pensamos estarmos puros porque não conhecemos a verdadeira santidade, olhe para si e compare-se com Cristo, é puro como Ele? Quais as diferenças? São estas diferenças que devem sair de sua vida. Para ser realmente santo e puro deve se limpar do seu próprio “eu”, sair por completo de dentro do "mundo" e nascer para Deus, sendo separado, santidade é também separação, exclusão, abrir mão de sua vida que tende a ser impura e viver a vida de Cristo, que é o Santo dos santos. 

“..., quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:22-32

E com isto voltamos ao grande mandamento: “Amar a Deus sobre todos as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo”.


Melhore-se





quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Como ser um Cristão Genuíno


Houve um tempo que se alguém dissesse que era cristão este era preso, torturado e até morto. Hoje em diante é bastante comum e natural ouvirmos pessoas se autodenominarem “cristãs”. Em alguns países ainda existe esta perseguição aos cristãos, porém aqui no Brasil estamos livres disto. 

Mas afinal o que significa ser “cristão”? 

Para algumas pessoas ser cristão significa ter uma religião ao qual cristo é reconhecido como Deus, crê-se na trindade. No dicionário a palavra “cristão” significa: professar o cristianismo. E cristianismo por sua vez é a religião de Cristo. Ou seja, aquele que é Cristão deve praticar aquilo que Cristo ensinou. Isto é na teoria, mas na prática sabemos que muitos dos denominados “cristãos” na verdade mal conhecem a religião de Cristo. Vemos hoje igrejas cristãs que utilizam regras e práticas que não existem na bíblia ou existe e são tidas como abomináveis, tais igrejas nem se quer utilizam a bíblia em suas reuniões, apenas seu líder a possui e mesmo assim se baseia mais em seus livros doutrinários do que nela, com isto os devotos não têm acesso a verdade de cristo e pensam estar seguindo seus passos. Estes são os que o Cristo diz serem condutores cegos que guiam outros cegos. 

“Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.” Mateus 15:14

Algumas outra igrejas cristãs todos os membros utilizam a bíblia, ou pelo menos em suas reuniões. Porém são igrejas que não possuem a mente de Cristo e sim os olhos no material, pregam somente sobre prosperidade e bênçãos e não pregam o que Cristo nos ensina sobre cada um levar a sua própria cruz (Mateus 10:38), ou seja, cada um ter uma vida de abnegação como Ele teve (Mateus 10:39). Afinal, o Filho de Deus desce de seu trono celestial onde era servido e com certeza havia conforto, alegria, tranquilidade, para vir para a terra como sendo um mero mortal, metade homem e metade Deus (João 1:1-4,14). Ele abre mão de seus poderes celestes e se limita a usar somente os poderes que qualquer “cristão genuíno” pode usar (João 14:12), nasceu em berço pobre, teve de trabalhar no pesado como marceneiro (Marcos 6:3), não vemos Ele com nenhum tipo de luxo ou conforto, Ele mesmo diz que não tem nem onde repousar a cabeça (Mateus 8:20). Sofreu perseguições, passou por momentos difíceis e teve uma morte terrível por amor as vidas, inclusive a vida daqueles que o odiavam (João 3:16).

Então o que prega nesta religião de Cristo? Vamos ver abaixo os dois grandes mandamentos da religião de Cristo:

E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” Marcos 12:29-31

O que é preciso para ser um “Cristão Genuíno”:

  • Confessar a Cristo diante dos homens (Mateus 10:38; Romanos 10:8,9) 
  • Pegar sua própria cruz e seguir a Cristo e abrindo mão de sua vida (Mateus 10:38,39) 
  • Amar a Cristo que é o mesmo que conhecer, amar e praticar a Sua Palavra e quem ama a Deus ama a seu irmão, caso contrário não é verdade que ama a Deus( I João 4:20.21 ; João 14:23). 
  • Praticar a justiça e não pecar  (I João 3:7-11)

Esta é à base da religião de Cristo e todo o prazer, benefícios e recompensas que se tem ao seguir verdadeiramente a Cristo são imensuráveis, tal como a certeza da salvação, a vida eterna, a paz, alegria, mansidão, etc.


Busque seguir a Cristo e estará em processo de melhoria continua trilhando para frente e para o alto com passos firmes mesmo onde não houver chão.



Melhore-se


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Motivação. Aprenda a Motivar-se.


O ser humano é um ser muito curioso, nos consideramos seres “racionais”, porém o que realmente nos move são as emoções e os sentimentos. Uma pessoa motivada é capaz de vencer todos os obstáculos na vida, e o que é motivação senão um conjunto de boas emoções e bons sentimentos como a confiança. Uma mãe ou um pai quando vêem seu filho em situação de risco conseguem triplicar suas forças física pelo sentimento do amor, quantos casos já vimos em noticiários onde os pais venceram animais ferozes para salvar o filho pequeno, como o caso do pai que retirou o filho da boca de um jacaré que é bem mais forte do que ele. Os sentimentos negativos e a desmotivação também nos afetam, assim são os que entram em quadros de depressão e angustia que podem até levá-los a morte. (Leia “Sentimentos e Doenças”).Porém, hoje quero falar sobre como sermos motivados e conseqüentemente felizes. 

Precisamos compreender que “motivação” é como um combustível, sem ela não sairíamos da cama. Logo que tive meu filho e até os dias de hoje, ele tem sido uma das minhas maiores motivações. Desejo ganhar mais para lhe dar um estudo melhor, para lhe comprar algo e garantir conforto. Filhos normalmente são motivação, porém para alguns é depressão. Mas, porque cada um reage diferente do outro? É simples, são seus sentimentos, o que é motivado por ter filho acredita ser capaz de, mesmo com algum esforço, alcançar seu objetivo, que no caso, é de lhe dar o melhor. Já o outro vê o filho como uma responsabilidade ao qual ele não acredita ser capaz de cumprir, ele não tem “esperança”, não tem “fé” (Leia “Compreendendo a Fé").

Portanto, seus bens, suas contas e sua família podem ser motivos de preocupação ou fonte de motivação, isso dependerá de como as enxerga. Se tiver fé que tudo tem uma solução, tudo pode melhorar, então não somente as contas e a responsabilidade com a família serão motivações para você lutar mais e alcançar posições mais elevadas na vida, como também todos os teus problemas se transformarão em motivação e seu crescimento como ser humano, profissional e espiritual será gradual e contínuo. Veja a história de Jó, todos nós conhecemos o dito popular que diz “paciência de Jó”, porém, não conhecemos muito sua história. Vou resumi-la: Jó tinha tudo de bom, uma linda família e muitos bens, de repente perdeu tudo até sua saúde, então, dominado por sentimento de injustiça, dor e desesperança, entrou em “depressão” e ficou ali só se lamentando, até que percebeu que ele se julgava muito justo chegando a crer que era mais justo do que o próprio Deus, e mudou de atitude, ele passou a ter fé que tudo poderia ser mudado, desde que Deus agisse e foi isso que aconteceu, Deus mudou sua história e seu último estado foi ainda melhor do que o primeiro. Paciência? Não. Apenas mudança de sentimentos, após ter uma experiência com Deus. 
 
Se você tem uma planta e ela está feia e você acredita que ela vai morrer, você mesmo sem perceber a abandonará e com certeza morrerá. Porém, se acreditar que ela pode melhorar, usará sua fé como motivação para buscar esta melhora, ou irá a uma loja de jardinagem ou pesquisará sobre os cuidados com aquela planta para que ela sare e fará isso e se esta atitude for a tempo hábil, a planta sobreviverá. Então, não perca tempo e motive-se agora para conseguir encontrar soluções e colocá-las em prática para vencer todas as dificuldades na vida. (Leia “Como Vencer as Dificuldades”). 

Porém a motivação não é combustível apenas para nos dar força para lutar contra as dificuldades, ela é também o nosso combustível para irmos mais longe. Normalmente os filhos ultrapassam os pais, por quê? Porque eles já tem certeza absoluta que chegar aonde os pais chegaram é fácil de mais. Às vezes a vontade de receber reconhecimento dos pais é uma grande motivação para ir mais longe, porque assim os pais o admirará muito mais. Muitas vezes isto acontece só em nosso subconsciente (inconsciente), mas quando aprendermos a nos motivar, nada nos impedirá. Eu conheço um rapaz que, por ser chamado de “gordinho” por um colega se motivou a emagrecer e perdeu 20kg em poucos dias. Conheço um homem que malhou se bronzeou e até operou as vistas para não usar mais óculos, tudo por amor a uma mulher, esta foi sua motivação e ele conseguiu alcançar seu objetivo. Então se motive agora. 

*Crie objetivos e metas atingíveis. Se teu sonho é muito fantasioso, reveja, pois se existir um imenso abismo entre ele e você será pouco provável ter fé e poderá se tornar frustrado. Exemplo: Uma pessoa que não trabalha, não tem profissão e de família humilde, sonha em ser bilionária. Isso não é sonho, é fantasia, pois o que realmente esta pessoa deseja é sair da situação de dificuldade financeira, mas está sem visão, não percebe que existem diversas formas de melhorar a situação sem tanto radicalismo. Se ela rever o que a faz acreditar que sua felicidade está no excesso de dinheiro ela descobrirá seu verdadeiro sonho que talvez a desesperança o enterrou debaixo desta ilusão. 

*Crie uma ponte entre seu sonho e você: Se teu sonho é grande e parece muito distante, trace metas como se fossem degraus, por exemplo: Quero ser engenheiro, mas nem terminei o colegial e já tenho 20 anos. Faça um mapa e coloque como primeiro objetivo terminar o colegial, depois fazer um curso preparatório e só depois a tão sonhada faculdade. 

*Crie meios de atingir o objetivo: De posse do seu plano e visando seu objetivo final, veja o que é necessário para chegar lá. É um curso, ele custa tanto por mês e dura tanto tempo. E então veja uma forma de realizá-lo, lembrando que haverão esforços e até sacrifícios. Por exemplo, não ter dinheiro para as viagens e passeios que está acostumado. Mas, motive-se com o resultado final e siga em frente. 

*Acredite que é possível: Este é o verdadeiro segredo da motivação, é crer, os três passos anteriores servem para trazer fé. Aquele que tem fé em Deus chega mais longe ainda, porque pra ele não há impossíveis. “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” Filipenses 4:13. A fé para o cristão é a grande motivação para tudo. Se ele deseja um crescimento profissional ele crê que Deus abençoará e isso faz com que nada o intimide, sua mente se abre para novos caminhos, novas possibilidades. 

Os cristãos da igreja primitiva, e hoje em dia ainda existem alguns assim, tinham por motivação a fé na vida eterna, e seu desejo e objetivo eram apenas estes: fazer a obra de evangelismo iniciada por Jesus, abrindo mão de todos os prazeres desta vida, visando viver uma vida eterna com Cristo em Seu Reino, desfrutando de paz e alegria eternas. E esta motivação fez com que eles vencessem todas as dificuldades, e nem açoites, prisões, ameaças de morte o detiveram e alguns entregaram até suas vidas por isto, e com certeza venceram a si mesmos e ao mundo.  

“Quem perder sua vida por amor de mim, achá-la-á” Mateus 10:39

Portanto, seja qual for seu objetivo, aqui na vida finita ou na eterna, tenha motivação que, se tiver fé em Deus, que é o Grande retentor de todo poder, nada o impedirá de vencer.

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” Romanos 8:37

 Melhore-se.


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Compreendendo a Fé


Fé, esta é uma das menores palavras da nossa língua portuguesa, porém de grande importância. Uma pessoa para ter sucesso na vida precisa ter fé, em sí mesma, em seu negócio e em seu plano de vida. Só através da fé que atingimos objetivos e temos conquistas. É necessário ter fé para agradar a Deus, viver Seus Milagres e ver Sua Glória.

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11:6


“Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” João 11:40

A importância da fé é algo inquestionável, pois quando a pessoa perde a fé em sua vida, em sua história, em seu deus, ela se torna depressiva e até suicida. A fé move montanhas (Mateus 17:20). Mas, o que é fé?

Veja abaixo os principais significados desta palavra, segundo dicionário:

1. Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro.
2. Sentimento de quem acredita em determinados ideais ou princípios religiosos. = crença
3. Religião, culto (ex.: fé cristã, fé islâmica).
4. Estado ou atitude de quem acredita ou tem esperança em algo. = confiança, esperança
5. Testemunho autêntico dado por oficial de justiça.
à fé: por certo, certamente.
fazer fé: merecer crédito (ex.: a fazer fé no que ele diz, isto é muito grave).
dou fé: expressão jurídica utilizada para confirmar a veracidade de determinado documento.

A frase “dou fé” significa dar por certo, verdadeiro. Portanto fé é crer que algo é verdadeiro. Também significa “adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro”, ou seja, “mergulhar de cabeça” naquilo em que se acredita.  Também observamos no significado da palavra “fé” que a mesma anda junto com a verdade, com aquilo que é certo, inevitável. Mas, o que dizer daqueles que são enganados? Uma pessoa enganar a outra para atingir seus próprios interesses, por exemplo; um vendedor vende um imóvel que não lhe pertence. A pessoa que adquiriu teve fé naquele negócio. E se a fé move montanhas, faz tudo acontecer, então porque a pessoa enganada não ficará com o imóvel? O fato é que existem diversos tipos de fé. Ela creu, porém teve fé na mentira, sua fé foi infundada, sem razão de ser.

Vejamos alguns tipos de Fé:

Fé Natural: Esta fé é aquela que todos nós já nascemos. A criança tem fé que andará e logo estará andando. Depositamos fé em nosso médico, mecânico, banco, etc. A fé natural se baseia em soluções naturais. Esta fé se limita a tomar providências naturais. Esta é uma fé que nos faz tomar remédio, procurar amigos, ir ao médico, viajar de avião, etc. Todos possuem, mas não alcançamos milagres por ela.

Fé Infundada: Outro exemplo desta fé é a de Eva, ela creu nas promessas da serpente que dizia que ela seria como Deus se comesse do fruto proibido (Gênesis 1:1-7). A fé de Eva foi infundada, porque não havia sentido dela acreditar mais em um animal que fora criado por Deus, que não possui poder algum, nem tão pouco a formou, do que crer no Deus Todo Poderoso que a criara e a tudo quanto ela via. Isto é fé infundada.

Fé Condicional: A pessoa crê nas promessas de Deus, desde que, seja do jeito e nas condições que criou em sua mente. Ou seja, ela crê que receberá a cura se receber um objeto ungido, se tiver de pagar um voto, se ....(houver condições). Marta acreditava que Lázaro seria curado, se Jesus tivesse chego antes de sua morte (João 11:21); Sara também cria na promessa de ter filho, se fosse através da escrava (Gênesis 16). Os judeus criam no Cristo, se ele fosse rei, ou da família real da época e fosse rico. Esta fé é complicada, pois ou nós faz perdermos a benção ou nos leva a “forçá-la” trazendo erro sobre nossas vidas.

Fé Escatológica ou Futurista: Quem tem este tipo de fé, crê nas coisas espirituais somente após a morte física ou no fim dos tempos. Ou seja, no juízo final, na vida após a morte, etc. Como se o espiritual só existisse e/ou tivesse poder no pós-vida. Marta nos dá um exemplo desta fé quando o Senhor diz que ressuscitará Lázaro e ela diz que sabe que isto acontecerá na ressurreição do último dia (João 11:23,24) . 

Fé Morta: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” Tiago 2:17-18.

Fé Fraca: Portanto quem tem fé genuína tem atitudes de fé, veja o exemplo de Pedro. Os discípulos estavam dentro do barco em alto mar quando iniciou uma forte ventania, logo viram alguém andando sobre as águas, pensaram ser um fantasma, mas era Jesus. Pedro pediu que fosse andar sobre as águas com Jesus, e Jesus permitiu. Pedro andou, porém ao soprar o vento ele temeu e afundou. Jesus então o resgatou e comentou sua falta de fé. (Mateus 14:22-31)

Fé Forte: Podemos dizer que uma fé forte é quando não é necessário muita coisa para se crer, como no caso do centurião de Cafarnaum. Ele cria tanto no poder de Cristo e se sentia tão indigno de estar em sua presença, que ele, tento enfermo em casa um servo à qual muito estimava, enviou uns anciãos dos judeus para pedir a Jesus que ordenasse aos anjos que seu servo fosse curado. Ele cria tanto que não precisa nem de Jesus ir até o enfermo, ou enviar um lenço ungido, ou algo assim, bastava uma palavra de Jesus, e assim foi, Jesus declarou a cura do servo moribundo e este ficou são imediatamente. (Lucas 7:1-10). Crer no sobrenatural é uma característica da fé forte.

Paulo diz em sua carta aos Hebreus 11:1 que: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.

Quem crê em Deus precisa crêr também em Sua Palavra, pois não se pode crer em Deus se não sabe quem Ele é, o que Ele pensa e o que Ele tem pra quem crer, e tudo isto só conhecemos através de Sua Palavra. Ter fé em Cristo é extremamente recompensador, pois quem crer ainda que esteja morto viverá (João 11:25), será salvo juntamente com toda sua família (Atos 16:31), verá a Glória de Deus (João 11:40),  nunca morrerá (João 11:26), terá a vida eterna (João 3:15), fará as mesmas obras de Cristo e ainda maiores (João 14:12); enfim, são inúmeras recompensas por ter  fé em Cristo e isto fará com que você e sua familia vivam melhor a cada dia, vivendo de fé em fé.

“E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” Marcos 9:23


Melhore-se.