quinta-feira, 19 de março de 2020

Um instante pode mudar tudo

Em um instante muita coisa pode acontecer, um simples instante é o tempo necessário para que a história não seja mais a mesma. Num instante a vida passa e nada fica.  Não precisamos mais de um instante para mudar tudo para sempre. 

Você já teve a sensação que ficou ausente de sua própria vida? Que ao retornar, percebe que muito tempo passou, seus pais envelheceram, os filhos cresceram e até sua aparência mudou? Muitas vezes nossa vida toma um rumo de rotinas frenéticas para a subsistência, que como um ratinho numa roda, nós corremos o tempo todo, mas não saímos do lugar.  Vejamos o exemplo dos apóstolos, muitas vezes eles trabalhavam para se manterem e não pesarem para os membros das igrejas, porém, isto não os impedia de fazer a obra, de ganhar almas, pregar o evangelho, fazer milagres e sinais que devem seguir aos que servem ao Senhor Jesus. (Marcos 16:17-20). O segredo é priorizar a obra, priorizar o Reino de Deus, e para isto, o Senhor tem de estar no centro da nossa vontade, nosso tesouro precisa estar no céu, pois ali estará também nosso coração.

Lemos em Mateus 25.14-30 a parábola do senhor, que antes de viajar entrega algumas moedas para cada um de seus trabalhadores, para um cinco (5) moedas, para o outro dois (2) moedas e para o terceiro apenas uma (1). Se imaginássemos que este senhor é Deus, e os seus servos, somos nós e as moedas são nossos dias de vida. Uns vivem muitos anos, outros vivem a média e alguns vivem pouco. Na parábola o senhor avisa seus servos que prestarão contas deste dinheiro quando ele voltar de viagem. O único que não dobrou a quantia foi o que ganhou apenas uma moeda (um talento), pois teve medo de perdê-la e a enterrou e quando o senhor voltou, ele recompensou aos que souberam usar suas moedas convidando-os a participar da alegria com ele, e ao que a enterrou a moeda, ele a tomou o deixando sem. Assim somos nós, quando tememos por nossa vida, quando não queremos perder nossa vida, ai é que a perdemos. "Porquanto quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, encontrará a verdadeira vida" Mat.16:25


Imagem relacionada
Mas, se aprendermos a remir o tempo, ou seja, usá-lo com sabedoria, faremos muito com o pouco. Então haverá o dia onde prestaremos conta de que forma usamos nosso tempo de vida.

Trabalhar, constituir família, herança, não é obrigatório, mas, se o fizer, não exagere em sua dedicação a tudo isto, a ponto de não fazer a obra de Deus. Muitos de nós, trabalhamos para viver e vivemos para trabalhar, e não nos "sobra" tempo para os eventos da família, para brincar com os filhos, conversar com os avós sem pressa e nem preocupação. As vezes eu me pergunto onde eu estava que não vi o tempo passar, o filho crescer, meus pais envelhecerem, onde eu estava enquanto meu corpo enferrujava, meu vigor se reduzia, onde eu estava que não vi o tempo passar?

Sei que estava me enganando, fingindo que era eterna, nunca envelheceria, nunca perderia a força e a energia, que pra cada oportunidade que passava, várias outras viriam. Eu achava que podia adiar minhas decisões, os problemas, adiar a benção e até mesmo a vida.  Como se pudesse dar "pausa" na vida e quando resolvesse voltar, daquele mesmo ponto continuaria. 

Mas, não é assim, o tempo continua sua caminhada ininterruptamente, sem se cansar, ao contrário, como um corredor que reserva suas forças para acelerar quando está próximo a linha de chegada (fim da corrida), assim o tempo está fazendo agora, acelerando, pois estamos perto da volta de Cristo. E, se apenas um instante já era de tamanha valia, imagine agora, perto do fim dos dias.

 Se você estiver deitado o tempo está passando, se estiver correndo, ele passará da mesma forma.


Aquele que proporcionou à uma idosa a oportunidade de gerar um filho em seu próprio ventre e seios firmes para o alimentar, este sim controla o tempo. (ref. história de Sara em Gen.21).


"Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.)" Salmos 39:5


"Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus" Efésios 5:14-16


Aproveitemos todo o tempo disponível, para amar ao próximo, levar as boas novas da salvação e enriquecer o tesouro no céu. Que não sejamos mornos, nem frios, mas quentes para agradar Nosso Pai que em breve nos buscará.


Melhore-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente