domingo, 30 de abril de 2017

Amar e Ser Amado

Todo ser humano tem dentro de si o desejo de amar e ser amado. Isto é tão intenso, forte e real, que
dentro do útero materno o pequeno já ama e sente se é amado. Não é atoa que o coração é primeiro órgão a se formar, já nos primeiros dias de fecundação ele, o coração, ainda que não totalmente formado, já bate.

Este pequeno ser que tem o tamanho de uma semente de maçã, já se emociona, seu coração, acelera ou reduz os batimentos conforme os impulsos nervosos que recebe do corpo. Mas, qual corpo? 



Como ilustrado na imagem, na primeira semana que a mulher atrasa seu ciclo, o feto é desforme, mas já possui sistema nervoso e coração, portanto as emoções já existem. E o corpo que lhe envia estes impulsos, é o da mãe. 

Deus nos criou por seu Amor, para: "Frutificar e multiplicar" Gen.1.22 

Alguns acreditam que frutificar e multiplicar é a mesma coisa, porém há uma diferença. "Frutos", é tudo quanto produzimos, são atos, ações, Em Mateus 7 Jesus diz para acautelarmos dos falsos profetas e observar seus frutos, 


"Por seus frutos os conhecereis" Mat. 7:16


Multiplicar é repetir muitas vezes a "produção" de algo. O Senhor Jesus multiplicou os pães e peixes ao menos duas vezes. Ou seja, de pouco ele gerou e distribuiu muito.    É isto o que temos de fazer, ainda que tenhamos recebido pouco amor quando estávamos ali no corpo de nossa mãe, mesmo que tenhamos recebido pouco amor quando viemos a vida, deste pouco devemos tornar muitos e distribuir a muitos. Sabemos que não podemos dar o que não temos, não podemos se quer multiplicar o que não existe. O Senhor não multiplicou os alimentos do nada, primeiro ele os recebeu, depois multiplicou, já os frutos sim, podemos frutificar sem nada, porque fruto nós realizamos. 

Mas, o que "frutificar e multiplicar" tem haver com "amar e ser amado?" talvez a que vos escreve se perdeu no texto, ou no assunto. Mas, não é isto. Em Gálatas 5 podemos ler que há duas formas de produzirmos frutos, sendo estas:

1- Frutos da carneadultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, etc. (vrs19-21)

2- Frutos do Espírito: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (vrs 22)

Sabemos quais as formas de produzir frutos, uma é andar na carne e a outra andar em Espirito. Jesus diz que ele é a Videira (produz como fruto a uva, simbolo da alegria) Verdadeira e nós, somos varas enxertadas nele. E aquele que não produz frutos (afinal na videira só é possível produzir frutos do Espírito), deve ser arrancado e lançado fora e os que produzem bons frutos, devem ser limpos para que produzam mais frutos ainda. 

"Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto." João 15:2

Chegamos ao ponto, agora sim, é possível entender o título "Amar e ser Amado", pois se formos as varas enxertadas em Cristo, somos enxertados no Amor, pois "Deus é Amor" 1. João 4.8

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." 1 João 4:7


Amar é tudo, amar faz bem para nós para quem nós amamos. Se amamos a Deus amamos ao próximo. Se amamos é porque Ele nos amou primeiro. 

E o amor entre um homem e uma mulher,é tremendo, é a fonte da família, família que nasceu no coração do Pai, onde em Gen. foi dito por Ele: 


"Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."  Gen,2:21-24

O primeiro Amor, foi o de Deus por nós, por nos ter criado, foi prova de seu amor, Cristo morrer por nós foi grande prova de Amor. "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna".
Ame, para ser amado. 
Cristo te amou primeiro, então AME-O
Ame a sí mesmo 
Ame ao teu próximo
Ame seus inimigos 
Ame a Vida 
Ame a Palavra 
Ame amar 

E se hoje está só, sem um(a) esposo(a), ame a si, confie no Senhor, e em tempo oportuno lhe dará um(a) ajudador(a) idôneo(a), porque se nós que somos maus sabemos dar boas coisas aos nossos filhos, quem dirá Ele, que é Bom, que tudo vê, saberá nos dar o que nos será bom, pois nosso coração é enganoso.

Mas, se Deus te chamou para ser solteiro, se sentirá bem desta forma, e com amor ganhará a muitos, e terá filhos, que são heranças do Senhor, filhos espirituais, como Paulo. 

Ame e será amado, pois amamos a Cristo, pois Ele nos amou primeiro. 




Melhore-se 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente