domingo, 11 de agosto de 2013

Como se Livrar do Passado

Olhar para trás é um ato comum em muitos de nós, especialmente naqueles que já não estão mais na adolescência. Olhamos quando estamos em momentos difíceis e pensamos que antigamente era tudo melhor. Porém, o que devemos aprender a fazer é registrar os aprendizados e seguir olhando pra frente. Quem olha pra trás está sujeito a trombar com algo em sua frente e então, tropeçar e cair. Deus não se agrada daquele que olha pra trás e diz que antigamente tudo era melhor, pois não faz isto com sabedoria, o sábio olha somente para o hoje, visando o amanhã. Assim suas ações atuais trarão bons frutos para colher amanhã. 

“Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.” Eclesiastes 7:10

Em Genesis 19 encontramos a história de Ló que fugira da cidade de Sodoma para não ser destruído juntamente com todos os moradores impuros daquele lugar. Os anjos do Senhor lhes avisaram para que, ao fugirem, Ló e sua família, que não olhassem pra trás. Sua esposa olhou para trás e se converteu em uma estátua de sal. E o que significa isto? Ló e sua família (duas filhas e esposa) eram o povo escolhido por Deus para serem separados e com isto, livres da condenação. Hoje podemos dizer que este povo é formado por aqueles que aceitam a Jesus como Senhor e Salvador, conforme sua Palavra diz em Atos 16:31: “ Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” Portanto, a esposa de Ló representa um cristão que olha para trás, e é por isso que a estátua é de sal e não de outro material, afinal poderia ser um estátua de areia, de barro ou qualquer outro material, e porque sal? 

Vós sois o sal da terra...” Mateus 5:13

Conforme o versículo acima e todo seu contexto descrito no capítulo 5 de Mateus, notamos que os cristãos são considerados o sal da terra. Portanto a mulher de Ló, representando o povo escolhido e separado (os verdadeiros cristãos), ao olhar pra trás se transformou em uma estátua de sal. E eu e você não estamos livres disto. Como assim? 

Se nós, cristãos, olharmos para a vida que tínhamos (principalmente antes da conversão), nos tornaremos imóveis e já não seremos o sal que salga a terra, mas sim o sal que não tem utilidade, descritos no versículo 14 de Mateus 5. Nas igrejas, serviremos apenas para decorar e embelezar o templo. A vida é representada pelo movimento. A água parada é morta e serve de ninho para insetos, bactérias e germes, já a água corrente é viva e serve para saciar a sede, lavar e cozer alimentos entre outras utilidades saudáveis. 

Ao olharmos para o passado como quem o deseja, somos obrigados a parar de caminhar, viramos as costas para as oportunidades e bênçãos atuais e, portanto as perdemos. Eu conheço uma mulher que sua vida piora a cada dia que passa. Isto porque ela sempre enxerga o momento anterior como sendo melhor que os dias atuais. Quando ela se casou, morou em uma casa por um tempo e depois mudou-se para outra casa, ali ela vivia dizendo que a primeira casa era melhor, que antes sim era tudo de bom, que não tinha aqueles problemas que ela estava passando ali. Ela não percebera, mas não era a vida dela que estava piorando a cada dia, mas era ela. Pois, de uma mulher que cuidava da casa, dos filhos e marido com sorriso no rosto, ela passou a ser uma mulher que não tinha os cuidados devidos com a casa e a família e vivia reclamando e murmurando. E quem é que gosta da companhia de alguém ranzinza? 

O tempo foi passando e esta mulher pediu a Deus para mudar de casa e dizia que queria ir para qualquer lugar, menos ficar ali. Então Deus lhe concedeu o seu pedido e ela ganhou do governo (já que vivia em casas de familiares) um apartamento popular. O apartamento precisava de reformas e o bairro era novo, então imagine esta mulher ali. Suas reclamações aumentaram porque sua mente ainda estava presa ao passado, sua alma estava na primeira casa onde morou e passou os primeiros anos de casamento, que todos nós sabemos que sempre são os melhores anos do casal. 

Assim como o povo israelita que, ao serem libertos da escravidão do Egito, ficaram reclamando no deserto sem olharem para o que estava por vir, assim era esta mulher. Porque o corpo estava livre, mas a mente era escrava. Não podemos permitir ficarmos presos ao passado, porque isto nos impede de vivermos o hoje, com esta atitude nós nos tornamos vegetativos, nos tornamos verdadeiramente uma estátua que não sai do lugar, que não enxerga a verdade. Esta mulher recebera de Deus uma grande benção, um apartamento que lhe daria independência dos familiares, uma oportunidade de recomeço, ainda que ficasse ali por algum tempo e depois vendesse o apartamento para adquirir outro em um bairro que fosse melhor, já era um início, porém a sua prisão no passado fez com que isto fosse o fim e não o começo. O marido lhe abandonou com os filhos, sua vida se tornara pior e mais miserável, porque não conseguiu se livrar do passado. 

A vida de todos nós é assim, horas estamos bem e horas em dificuldades e problemas, até os mais abastados passam por crises e problemas. Assim diz o Senhor em João 16:33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Alguns de nós se tornam escravos do passado através dos sentimentos de culpa. Quando deita em sua cama para dormir, vêm as acusações e lembranças. Lembra-se de cada erro passado e ficar ali por horas, imaginando como seria sua vida se ao invés de ter agido assim, tivesse agido de forma diferente. Estas lembranças o acusam e o faz sentir, além de culpado, indigno de passar por momentos bons e de receber as bênçãos do Senhor. E como se livrar do peso do passado? 

Neste caso temos de entender que não é possível nós mudarmos o nosso passado, porém Deus
pode mudá-lo. Ou seja, primeiro confesse a Ele seu pecado e culpa que tanto te perseguem. Depois peça perdão e declare em voz alta que você se perdoa por aquele erro, que entende que não tinha entendimento e por isso pecou daquela forma (mesmo que tenha cometido àqueles erros quando já era convertido, afinal se errou ainda não tinha o conhecimento e a libertação necessária para ter agido de forma diferente). E se o teu erro foi extremamente grave, como por exemplo, tiver assassinado alguém, se Deus te perdoou, quem é você para não se perdoar? Moises matou um egípcio, e ainda assim Deus o usou para salvar uma nação inteira. Paulo matou e perseguiu cristãos e depois salvou a multidões, além de ter sido um dos mais perseguidos cristãos, que inclusive morreu por pregar o evangelho. 

Não estou dizendo que o que você fez não foi grave, mas Cristo morreu por você para que você viva a sua vida. Cristo se fez pecador e amaldiçoado para que você e eu fossemos justificados e transformados em santos e puros. Portanto, se você não se perdoar, estará tornando inútil todo o sacrifício de Cristo. 

Outra atitude que te ajudará a superar a culpa é jogá-la sobre Cristo, pois é isso mesmo, Ele levou sobre si as nossas transgressões. Faça disto um exercício constante, todas as noites ou mesmo dias, em que o teu passado voltar como culpa, confesse ao Senhor, peça perdão, tente lembrar-se do fato e ao invés de se enxergar cometendo o erro, veja Jesus ali. Faça quantas vezes for necessário, mas você tem de se libertar do passado para viver o hoje, para colher as bênçãos do Senhor e verdadeiramente se tornar uma nova criatura em Cristo Jesus. 

O novo nascimento não é apenas a primeira mudança que ocorre em sua vida após aceitar a Cristo como teu Senhor e Salvador, mas o novo nascimento é (independente do tempo que leve esta transformação) ser uma pessoa totalmente diferente daquela que era antes de conhecer a Cristo. Ler a Palavra de Deus irá transformar sua mente a cada dia e lhe dará uma nova vida. 

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

Siga por este caminho, conheça a verdade e ela te libertará, Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Se Ele é a verdade e a verdade é a Palavra de Deus, leia a bíblia, conheça a verdade que é Cristo e seja liberto por Ele, renovando sua mente e então terá vida e vida com abundância. 

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2 

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”João 8:32

Disse Jesus: “o ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10

Damos graças a Ele por que hoje, somos melhores do que ontem e amanha seremos melhores ainda. 


Melhore-se






Um comentário:

Comente