sábado, 27 de julho de 2013

A Reforma da Igreja Começa em Você

Deus quer que seu povo separado, ou seja, a igreja de Cristo seja um povo unido, um povo santo e que se liberte de todas suas contaminações e abominações.

Ezequiel 11:17-21
“Portanto, dize: Assim diz o Senhor DEUS: Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra de Israel. E virão ali, e tirarão dela todas as suas coisas detestáveis e todas as suas abominações. E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus. Mas, quanto àqueles cujo coração andar conforme o coração das suas coisas detestáveis, e as suas abominações, farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor DEUS.”

Deus quer que seu povo tenha um só coração. Isto significa que todos terão os mesmos desejos. “Oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Salmo 133:1). Porém este único coração, deve ser um coração de adorador, os desejos devem ser de buscar, engrandecer e exaltar o Seu Nome.  E aqueles que permanecerem com seus corações azedos, buscando a sua própria glória e contaminando aos irmãos, estes Deus lhes fará cair sobre suas cabeças o seu próprio mal.

É tempo de nos entregarmos verdadeiramente ao Senhor, porque podemos esconder de outra pessoa o nosso verdadeiro sentimento e pensamento sobre ele, porém à Deus ninguém engana.

Algumas pessoas se rebelam contra as doutrinas da igreja em que Deus o colocou e alega que Deus só se importa com seu coração. Deus se importa sim com seu coração, Ele deseja que tenha um coração puro, sincero, imaculado. Mas, quando nós estamos em rebelião contra os líderes que Deus nos deu, o nosso coração está manchado, é preciso ser tratado. E porque te preocupas em não obedecer a doutrina que te impõem? Será que tem deixado de sacrificar o seu ego? Porque se verdadeiramente tem crucificado o seu eu para que Cristo viva em ti, então não se importará com aquilo que é aparência, não se importará em vestir uma roupa com pelo de animal e comer apenas grilo e mel silvestre. Porque não mais se importa em fazer as suas vontades e sim as vontades de Deus.

E você meu irmão não julgue ao outro por sua aparência, porque Deus é quem conhece e sonda os corações. E lembre-se que Deus usará os mesmos pesos que você usa para te julgar. Se estiver sendo rigoroso com teu irmão, assim Deus será contigo (Mat.7:2). Samuel foi designado para ir a casa de Jessé que ali, entre seus filhos, Deus escolheria o novo rei.  Chegando lá, Samuel encontrou homens fortes e com toda aparência de rei, porém a nenhum deles o Senhor escolhera. Porque dissera a Samuel que Deus não vê como o homem vê, mas Ele olha para o coração (Ler 1 samuel 16:6,7).

Às vezes o povo de Deus julga pela aparência, e escolhem líderes por ser de boa aparência, ou por ser do sexo masculino ou ser eloquente, e rejeita ao humilde, ao que não sabe ler, e pode com isto muitas vezes matar um irmão. Deus não faz acepção de pessoas, Ele usa a quem Ele quer e digo mais ele usa a quem não é para confundir os que são (1Cor.1:27-31).

Não queira irmão ter um cargo na igreja ou uma função importante para que assim se sinta importante, mas queira estar no centro da vontade de Deus, que nos quer humildes, simples e de coração puro.

E o que é ter um coração puro? Nós falamos que o coração é onde estão nossos sentimentos, não é verdade? Porque na verdade o coração é um órgão, um músculo de nosso corpo, mas por ele acelerar ou acalmar conforme nossos sentimentos e emoções, associamos os sentimentos a ele. Portanto ter um coração puro é ter sentimentos sinceros. Davi era um homem segundo o coração de Deus e por que isso se Davi era mulherengo e até assassino? Porque Davi tinha sinceridade em seu coração, ele se arrependia de verdade e não por fingimento, ele se preocupava em fazer a vontade de Deus e tudo o que iria fazer ele consultava ao Senhor.

Alguns irmãos aceitaram a Cristo, se batizaram e nunca se converteram. Aceitar a Jesus não é se converter. Aceitar a Jesus é confessar que Ele é Senhor e Salvador de tua vida, é declarar com os lábios diante de outras pessoas que entende que Ele morreu por você. Mas, conversão gera muitas mudanças, quando você está em um carro e faz uma conversão, você muda totalmente seu destino, seu caminho passa a ser outro e  você troca de estrada. Alguns aceitam a Cristo e a única mudança na vida deles é que eles passam a frequentar a igreja e ler a Palavra. Então você conversa com uma destas pessoas e ela diz que dentro dela também mudou porque agora ela sente uma paz a qual não sentia. Ela apenas conheceu um pouco de  Cristo e isto gera realmente alguma mudança, porém ainda não é conversão, podemos dizer que esta pessoa apenas desviou de um buraco no caminho, mas permanece na mesma estrada.

Quando um viciado, um ladrão, um alcoólatra ou um homossexual se converte fica claro a
conversão porque deixam de praticar o vicio, o roupo e o homossexualismo, porém quando uma pessoa comum aceita a Cristo, há poucas mudanças nela, isto porque ela não vê seus defeitos, porque não são tão grandes e gritantes como usar drogas ou praticar crimes. Mas isto é um erro, por isso Deus diz que a quem muito é perdoado é maior a gratidão, e também que onde abundou o pecado, superabundará a graça (Rom.5:20). Mas, é preciso se converter de verdade, todos devem ter o novo nascimento seja o grande pecador ou o pequeno pecador.

A transformação na sua vida deve ser grande e contínua, para isto você deve ler, meditar e principalmente PRATICAR A PALAVRA DE DEUS.

1Reis 8:61
“E seja o vosso coração inteiro para com o SENHOR nosso Deus, para andardes nos seus estatutos, e guardardes os seus mandamentos.”

Alguns entregam apenas um pedaço do coração a Deus, e por isso guardam dentro de si, magoas, feridas, chagas, raiva, ódio, e tantos outros sentimentos que são contrários a vontade de Deus. Será que este é um coração que agrada a Deus? Abra teu coração totalmente ao Senhor, não adianta você não confessar sua mágoa ou raiva ao Senhor, porque Ele sabe muito bem o que tem guardado no seu coração.

Será que sorrir e dar a paz do Senhor ao irmão a quem você não gosta é uma atitude agradável a Deus? Então você diz: mas Deus sabe que eu não queria sentir isso por aquele irmão, Ele sabe que não consigo mudar isto. É verdade irmão, você não consegue, mas Deus pode fazer isto por você, basta confessar isto a Ele e pedir que Ele te liberte. Porque eu conheço a história de uma mulher que tinha apenas um filho e este foi brutalmente assassinado por um outro rapaz. Esta mulher orou, orou, orou até que seu coração fora restaurado completamente por Deus a ponto de conseguir liberar o perdão para o assassino de seu filho e como se não bastasse esta atitude gloriosa, ela ainda o evangelizou e após sua soltura o adotou, levando-o para morar em sua casa.

Isto não parece justo, o assassino desfrutar de tudo que era da sua vítima. Sua casa, seus bens, e até o amor de seus pais. Assim fez Deus conosco, Seu Filho foi morto por nós, mas Ele adota a todo aquele que se arrepende e o aceita, e lhe concede tudo o que é de Cristo, tanto que reinaremos com Ele. 

Foi justo Jesus, o mais inocente e puro dos homens, ser humilhado, torturado e morto para que homens impuros, ladrões e assassinos fossem perdoados? Aos nossos olhos temos grande dificuldade para entender isto, mas Deus é o Justo Juiz e não comete injustiça NUNCA, Ele não vê como o homem vê e, portanto Jesus pagou este preço para conquistar o direito definitivo pelas almas de todos os homens que o aceitar, ali Ele venceu a morte. Portanto se tem alguém que pecou contra você e não se arrependeu, ainda assim é necessário que o perdoe, sabe por que? Para que seja curado.

Você duvida irmão que esta mágoa que te causaram tenha cura? Mas vivo está aquele que pode todas as coisas, Cristo Jesus, que limpa, molda e transforma as vidas, o Senhor dos senhores ao qual devemos nos entregar totalmente, sem reservas, sem limitações, dando a Ele acesso a todas as áreas de nossas vidas para que venha fazer a sua vontade e nos transformar em quem Ele quer que nós sejamos, porque tudo deve ser para honra e glória do Seu santo nome.


Melhore-se






quarta-feira, 3 de julho de 2013

Abreviando o Tempo no Deserto

Há momentos em nossas vidas que passamos por situações difíceis, chamamos este período de deserto. O povo de Israel após ser resgatado da escravidão no Egito, através de Moises que foi usado poderosamente por Deus, passou por um período assim. Eles não tinham uma habitação segura, mas improvisavam tendas para lhes proteger em seus períodos de descanso. Não sabiam ao certo para onde iriam, apenas tinham a promessa de Deus que seria para uma terra muito boa, “terra que mana leite e mel”.

Certa vez uma senhora me disse que, se você tem uma promessa de Deus para determinada área de sua vida, prepare-se para ser provado exatamente nesta área. Por exemplo, uma pessoa que tem uma promessa de prosperidade financeira, passará um período por um deserto nesta área, ou seja, terá dificuldade financeira. Isto porque Deus prepara a pessoa para receber a benção.

O povo de Israel tinha uma promessa, a de morar em uma terra abundante, portanto tiveram de passar um período por uma terra seca. Ali Deus trabalharia a obediência e fé daquele povo, para eles aprenderem a depender Dele em tudo.

Deus não nos joga no deserto para morrermos, Ele prometeu que sempre estará com aquele que o ama.

“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Isaías 43:2


Deus está com você no deserto! O povo de Israel ao peregrinar no deserto não sofreu o calor do sol em sua totalidade nem o frio da noite, porque Deus os guiava com uma coluna de nuvem de dia e com uma coluna de fogo de noite (Ex.13:21,22). Você pensa que está difícil, mas repare em outras pessoas, com certeza sua situação está melhor. Você pode estar no deserto, mas não está só e Aquele que te guia tem te poupado de muita coisa, pode ter certeza.

Deus tem promessa na vida de meu filho e um tempo atrás ele adoeceu do dia pra noite, ficou totalmente paralisado e fora desenganado pela equipe médica da UTI onde estava. Foram momentos terríveis, um deserto total, mas veja como Deus amenizou toda a situação: Por ele ser menor de quinze anos a UTI era infantil e por isso eu poderia ficar junto dele. Embora sua doença não fosse contagiosa ele foi alojado na sala separada que seria para doenças contagiosas, ali o espaço e a privacidade eram muito melhores do que a UTI normal que tinha uma cama ao lado da outra com uma poltrona do lado para o acompanhante. Além disto, Deus havia me preparado para aquela situação, através de alguns sonhos e de uma palavra onde Ele dizia que iria livrar meu filho da morte. 

Após a alta da UTI meu filho deveria ir para um quarto coletivo porque o plano de saúde era simples. Mas, Deus tocou no coração de uma médica que nos deixou em um quarto particular e eu tinha um sofá para dormir (eu não pedi nada disto pra ninguém, tudo foi Deus provendo). Após o deserto, recebemos a benção, meu filho completamente curado, não por remédios, mas pelo poder de Deus. O deserto estava sendo deixado pra trás, mas os médicos, ainda atordoados com a cura, diziam que ele não voltaria a andar e que talvez em uns três anos ele poderia sentar para andar de cadeira de rodas. Agora era hora da benção e, portanto mais uma vez Deus superou minhas expectativas, porque eu já estava grata por ter meu filho vivo e aceitava a situação da paralisia, mas Deus, em apenas quinze dias reverteu a situação e meu filho saiu do hospital andando. Sua recuperação foi recorde mundial.

Se está no deserto, fique atento as pequenas coisas que Deus tem te dado e seja grato. O povo de Israel tinha sua fome saciada com pães vindos do céu (Ex.16:30,31)  e até carne eles receberam. Deus tirava água da pedra (Ex.17:6) para matar a sede deles e sabe como eles o agradeciam? Com murmurações, com idolatria a outros deuses e com covardia.


O povo reclamava de tudo, até da falta de cebola. Eles não reconheciam tudo que Deus estava fazendo por eles e nem tão pouco olhavam para aquilo que estava por vir. Temos de ter olhos espirituais sempre, mas no deserto isto é fundamental. Porque se crermos na promessa passaremos pelo deserto com mais ânimo e este período ficará menor.

Israel errou muito no deserto, além da ingratidão, murmuração, este povo traio a Deus. E isto foi em um momento mais sublime da história da humanidade, onde o próprio Deus escrevia em tábuas de pedra os dez mandamentos. Enquanto Moises estava com Deus, Israel construiu um bezerro de ouro e o adorou como se fosse ele o responsável por livrá-los do Egito.

Reconheça o que Deus faz em sua vida e não dê glória a outrem. No testemunho que dei do meu filho, eu reconheço e glorifico a Deus pela cura, mas já o pai de meu filho dá a glória ao destino ou a qualquer outra coisa porque está cego, não vê que o espiritual é muito mais real do que o mundo material, pois o que é matéria é perecível, e o que é espírito é eterno. Se você não consegue ver a atuação de Deus, peça para Ele descobrir os teus olhos e então verá. Como o ajudante de Eliseu que temia por estar cercado por soldados inimigos e não via saída, mas Eliseu pediu a Deus que abrisse seus olhos e então ele pode ver que havia ali também o exército de Deus e eram em número muito maior (2 Reis 6:15-17).

Quando reconhecemos a atuação de Deus em nossas vidas, sempre lucramos com isto.
"Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas." Prov. 3:6

Deus quer que tenhamos fé e coragem, por isso encontramos na bíblia a frase “Não temas”, 366 vezes, isto é uma frase desta para cada dia do ano e uma a mais para os anos bissextos. O povo de Israel falhou nisto também e por isso que a maioria deles não entraram na terra prometida, apenas os que creram receberam a vitória. Ao verem que havia um povo gigante na terra prometida eles se sentiram como gafanhotos. Assim nos vemos diante de nossos problemas, pequenos demais para suportá-los. Davi era um menino quando venceu o gigante, o segredo é não olhar para você e sim para aquele que te prometeu que é Fiel pra cumprir e Poderoso para qualquer situação.

Não se acovarde, não olhe para as dificuldades, porque se olhar elas tendem a aumentar, mas olhe para Deus e seu grande amor por você. Portanto, o segredo de encurtar o período no deserto e receber a promessa é:

ü  Gratidão no lugar de murmuração;
ü  Reconhecer a Deus e exaltá-lo, não dando Sua Glória a outrem;
ü  Olhar para Deus e não temer aquilo que você não pode vencer, porque Deus é quem vencerá por você.

Faça isto e verá a Glória de Deus em tua vida, até mesmo em meio ao deserto.

Leia também "Andando no Deserto".




Melhore-se