domingo, 3 de novembro de 2019

Prosperidade à Luz da Bíblia

Muito se fala em "prosperidade", principalmente no meio do povo cristão, existem igrejas cuja base doutrinária é a "teoria da prosperidade". Ser próspero é algo divino, mas a prosperidade à luz da bíblia, tem um significado muito mais nobre que riquezas materiais. Segundo os dicionários, prosperar é: sentir-se realizado, criar um plano, executá-lo com eficácia e alcançar os objetivos. É crescer, evoluir, ser capaz de produzir riquezas.

Conforme o significado do dicionário, seja qual for o seu objetivo, alcançá-lo ou se aproximar dele, é prosperar. Já, para sermos prósperos em Deus, é necessário estar no centro da Sua vontade. 

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;" Salmos 127.1

O versículo acima, demonstra o quanto somos dependentes de Deus para prosperar no que buscamos. Mesmo aqueles que não o teme, nem o serve, e nem mesmo crê que Ele exista, aqueles que maquinam o mal, desejam riquezas corrompidas, só prosperam, se assim o Senhor lhes permitir. Isto se chama "vontade permissiva do Pai'. Porém, são falsas prosperidades e temporais. E para estes, cabe lermos o versículo abaixo: 

"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;"Apocalipse 3:17

Pensa ter algo, acredita que tem, acha que conquistou, mas na verdade, não possui nada. Pois, a vida não consiste nos bens que a pessoa possui na terra, mas na prática do bem para enriquecer o tesouro no céu.

 "E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui."Lucas 12:15

É fato que, alguns pregadores, usam a Palavra de forma que lhe convém, principalmente ao se tratar de "prosperidade", eles buscam versículos de prosperidade e os associam as coisas materiais. 

"Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis" 2 Crônicas 20:20

O versículo acima, muitas vezes é usado para angariar boas ofertas, pedem ofertas em dinheiro e dizem diretamente, ou nos levam a pensar que, a pessoa que contribuir vai receber em dinheiro e bens materiais como prosperidade por ouvir ao profeta. Mas, na verdade, este versículo diz respeito a ouvir aos profetas em tudo, porque Deus usa pessoas para nos alertar sobre escolhas erradas, perigos que possamos correr, para nos dar  palavras de exortação, e se nós ouvirmos à tudo isto, e praticarmos, seremos mais assertivos em nossas escolhas e então prosperaremos em nossos objetivos. 

Mas, vamos entender um pouco mais sobre a prosperidade, com base na bíblia que é a Palavra de Deus. 

No novo testamento, tempo onde nos é chegado o Reino de Deus, "prosperar" ou "enriquecer", está ligado a ganhar almas, permanecer na fé, evoluir e crescer espiritualmente. 
  • Enriquecer em boas obras: "Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;" 1Timóteo 6:18
  • Enriquecer em Deus, na Palavra e no Conhecimento: "Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento"1Coríntios 1:5 
  • Enriquecer na plenitude da inteligência: "Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo," Colossenses 2:2
Precisamos prosperar na fé, enriquecer no céu e ali termos um grande tesouro, pois, onde estiver nosso tesouro ali também estará nossos corações. (ref. Mat.6.21).

Todo cristão tem uma carreira a ser completada, nós somos chamados para combater o bom combate e vencermos o mundo. Nosso ofício é darmos testemunho do evangelho da Graça de Deus, sejam quais forem nossos dons, nosso ministério e até mesmo nossa “tribo” ou seja, nosso gosto pessoal, pois uns gostam de rock, outros de pregações com ministrações cheias de gritos e manifestações, enquanto outros são mais discretos e menos emotivos, tudo isto não importa, pois Deus nos criou com toda essa diversidade, mas uma única missão; “IDE por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).

O que falar sobre a carreira e prosperidade de João Batista? Uma coisa é certa, ele completou sua carreira, ele foi prospero.

"Mas João (batista), quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés."Atos 13:25

A carreira de João Batista era a de preparar o caminho do Senhor Jesus, proclamando que era chegado o Reino de Deus e pregando o batismo de arrependimento e fazendo discípulos. Jesus, Nosso Salvador, também veio com sua carreira a ser cumprida. Ele morreu por nós, venceu ao mundo, venceu a morte, proclamou o Reino de Deus, cumpriu o velho testamento, e foi o grande gerador de todo o novo testamento, porém há quem diga que Ele não prosperou, pois não teve coroa, não teve riquezas, nem fama como a de um Pop Star, ao contrário, Ele foi pobre, sofredor, sua fama o condenou a uma morte de cruz, foi humilhado e teria seu corpo jogado numa vala, se não fosse a intervenção de seu amigo José de Arimateia.

Com todos estes testemunhos, fica evidenciado, a luz da Bíblia, que prosperidade pouco tem a ver com dinheiro, mas com a carreira de cada um de nós.

"nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta," Hebreus 12:1

“Aos quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Senhores, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade;” Atos 19:25

"Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." Atos 20:24 (apóstolo Paulo)

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:21

Portanto, convido a todos irmãos de fé, a buscarmos juntamente, nossa prosperidade, buscarmos ressaltar os verdadeiros valores, a nos enriquecermos no céu e na boa obra, corrermos a nossa carreira e sobretudo, prosperar até o fim, para assentarmos com Cristo e com o Pai, em Seu trono de glória.


Melhore-se





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente