sábado, 16 de junho de 2012

Liderança

Quando lemos este tema imediatamente pensamos em trabalho, mas somos lideres em diversos momentos da vida. Um adulto é sempre o líder de alguém mais novo. Às vezes até sem perceber. Eu já presenciei adolescente dizendo que se espelhava em um adulto que nem parente era. Por algum motivo aquele adulto lhe transmitia algum tipo de liderança.

Um ídolo é um tipo de líder, onde seus liderados se esforçam para ir a seu encontro e copiam seus gestos, roupas, estilo e alguns chegam até a acreditar que fazem parte da vida de seu ídolo. Tendo consciência disto alguns famosos tentam passar boas mensagens e alguns políticos até envolvem estes em suas campanhas ou mesmo em seus partidos, porque todo liderado (genuíno) confia em seu líder.
Quando digo liderado “genuíno” é porque existem pessoas que possuem cargos de liderança, mas não são líderes autênticos. Estes são chefes, patrões, superiores, mas o verdadeiro líder, cativa seu(s) liderado(s). Líder no dicionário quer dizer: “Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.”

Pensando assim observe sua vida. Alguns de nós desde pequenos já exercemos influência, seja sobre o irmão mais novo o coleguinha da escola, um vizinho, primo etc.  Depois nos tornamos  líderes de nossos filhos, enteados, afilhados, sobrinhos, ou seja, todos nós, independente de exercer ou não cargos de liderança, somos líderes em determinadas fases  da vida.

No livro “O pequeno príncipe” tem uma frase muito correta que diz “Você é responsável por tudo o que cativa”. Você é responsável (até certo ponto) sobre seus liderados. Por exemplo: Uma cantora de funk que expõe seu corpo canta músicas que incentivam ao sexo ilícito e realiza danças que simulam atos sexuais. Ela é uma líder e se uma criança a vê e a imita ela é responsável por isso até certo ponto, porque os líderes imediatos de uma criança são seus pais, que neste caso deveriam privar sua filha deste tipo de influência.

Se toda liderança é importante, quanto mais a liderança espiritual que tem a responsabilidade direta pela alma da pessoa. Em I Timóteo 3, 2-7 diz: “...seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo.Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo.”

Porém, infelizmente não é isso que encontramos em todos os líderes espirituais. Certa vez conheci uma garota de uma determinada igreja e ela tinha muita dificuldade em se santificar na área sexual. Você dirá que isso é muito comum em todas as igrejas porque estamos em uma época que explora o sexo ao máximo. Mas, havia algo misterioso porque ela conseguia em outras igrejas. Então você dirá que talvez seja porque nesta igreja havia mais homens interessantes. Errado de novo. Em sua igreja anterior havia mais homens de sua idade e de aparência mais agradáveis ao gosto desta garota. Não passou muito tempo e outra garota, com o mesmo problema, me procurou e depois uma jovem senhora que dizia amar muito seu lindo marido e todas, eram da mesma igreja. Logo chegou a meu conhecimento que uma profetiza daquela igreja havia tido a revelação de um demônio atuando na liderança, ela falou com os pastores que não a ouviram. Assim foi por um ano e então chegou ao meu conhecimento que os pastores estavam se prostituindo e outros líderes também e eram atos e pecados recorrentes e antigos.  Ou seja, ainda que seus pecados fossem ocultados, os liderados sofriam influencias. Como ser santificado se a água da purificação vem batizada com a água da sedução? Ninguém se limpa com água suja.

Sei que parece radicalismo, mas pecar é humano e um líder, mesmo espiritual está sujeito ao erro, mas ter uma vida de pecado já é outra história bem diferente. Veja quanto tempo Deus deu para estes líderes se corrigirem? Foram anos. Até que Deus, vendo que o pecado de seus líderes já afligia a congregação precisou expor a estes líderes, forçando uma purificação ou mudança de liderança.  

O líder de um líder espiritual (todos devem ter seus líderes, inclusive os líderes) precisa ser Deus, porque é isto que seus liderados buscam nele, a representação de Deus. Portanto o líder é a cabeça de sua congregação e Deus é a cabeça do líder. Porém se este líder passa a ter como cabeça a um espírito de prostituição ele faz daquela congregação, seguidores deste espírito, ainda que sem conhecimento disto.

Levítico 4.3 “se for o sacerdote ungido que pecar, assim tornando o povo culpado,”

Como o pecado do ungido pode fazer o povo culpado? Será que Deus não vê o que cada um pratica? Claro que sim, porém a influência espiritual fará com que o povo também se contamine. Em algumas igrejas cantam um cântico mais ou menos assim “somos corpo assim bem ajustados, totalmente ligados...” . Se uma parte do corpo adoece e começa a gangrenar essa precisa ser amputada, caso contrário todo o corpo falecerá juntamente e lentamente.

Se Deus é a cabeça do líder que é a cabeça da congregação, seria o mesmo que dizer que Deus é o presidente, o líder (pastor responsável) é diretor, os outros líderes são os gerentes, supervisores etc. E, portanto se este diretor se nega a seguir as orientações do presidente e começa a seguir as orientações de seu concorrente, isso é traição. Este trai não somente a confiança do presidente como também a confiança de seus liderados. Deus sempre dá oportunidades para se corrigir, neste caso Ele enviou a profetisa que não fora ouvida. Estavam feridos, negaram se tratar e por isso gangrenou e contaminou aos demais. Mas, aquelas que foram tentadas e resistiram, estas se tornaram mais fortes, venceram e são saudáveis.

Portanto amados, busquem liderar com sabedoria, ajam como se estivessem em um reality show, 24hrs filmados. Tenha a verdade como escudo e não faça nada que precise ser escondido, pois só escondemos nossos erros. Honrem aos seus líderes que estão em dura posição, porém de grande galardão ao qual herdaram a coroa de glória e lembre-se que Deus é quem julga e a Ele cabe avisar, corrigir e até punir se for o caso, portanto confie em Deus.

E aos pastores e líderes espirituais, fica a orientação de Pedro.

“Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória.” I Pedro 5.1-4


Melhore-se como líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente