quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Porque não deu certo

Porque? Porque deu tudo errado? Porque Deus permitiu que isso acontecesse? Essas são as perguntas que fazemos quando perdemos algo, ou quando esperávamos ter um resultado  e temos outro. A tendência do ser humano é sempre de buscar culpados. Alguns jogam a culpa para outros, e outros jogam a culpa para Deus. 

Não envolvem Deus na construção do Plano, não o consulta no desenrolar das ações, mas acredita ser OBRIGAÇÃO de Deus fazer que tudo dê certo. 

Sonhamos acordados, desejamos algo de forma extrema. Criamos planos, traçamos caminhos, estratégias, e pedimos a Deus que nos conceda a vitória. Então tudo dará certo. Faz sentido? 

Só que não é bem assim. Infelizmente o coração do homem é enganoso. Então a auto-sabotagem acontece, vem o erro, a precipitação, a decepção e o fracasso. 

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." Jeremias 17:9,10

Quando falamos de coração, nos referimos aos nossos sentimentos. Quem se deixa levar por sentimentos é como um carro sem controle, pode bater, explodir, capotar, enfim, fica entregue a sorte. 

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Prov. 4.23

Sansão deixou-se levar pelo coração, não ouviu a razão nem aos ensinamentos de Deus. Fez de tudo para ficar com Dalila, do povo inimigo. Pagou um alto preço, pois foi traído, humilhado, espancado, torturado, perdeu a visão espiritual e carnal.

"Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus" Juízes 16:18

A história de Sansão e Dalila,  relatada no livro de Juízes é um caso característico de quem prefere ouvir seu coração que ao Próprio Deus. Quantas vezes cometemos este mesmo erro. Julgamos de forma errada as pessoas, falamos o que não devia, nos expomos, criamos um lindo castelo de areia e depois choramos quando a maré alta o derruba. Porque Deus permitiu isso? 

"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá". - Gálatas 6:7

Sansão gostava de sair com prostitutas, principalmente as do povo inimigo. Seus pais os avisava que precisava ter uma esposa, mas uma mulher de seu povo. Ele era nazireu desde o nascimento. Ou seja, consagrado para Deus. Se essa era a sua condição, então porque desobedeceu aos mandamentos? 

Dalila não fora seu primeiro erro, já havia se interessado por outra mulher do povo inimigo, que em seguida fora entregue para ser esposa de outro homem, decepcionando demasiadamente ao coração de Sansão. Quando isto acontece,  reclamamos, murmuramos, nos sentimos vítimas da situação, e culpamos a Deus, o entristecendo e o provocando, até mesmo o tentamos.

"Quantas vezes o provocaram no deserto, e o entristeceram na solidão! Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Santo de Israel."  Salmo 78
Ao reagirmos de forma negativa com Deus, acabamos por voltar atrás, espiritualmente falando, e limitamos Seu Poder. Deus escolheu agir segundo nossa fé, como Cristo muitas vezes, disse: "seja feito segundo sua fé", e quando o colocamos por figura de vilão na história, não somente limitamos seu poder, como o entristecemos e esquecemos quem é Ele.

Mas, como devemos agir então? É simples de explicar e um pouco difícil para colocar em prática, mas, se você anda segundo a vontade de Deus, então é preciso entender que se não aconteceu como nós gostaríamos, é porque Deus não estava no negócio. 

"Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono." Salmos 127:1,2

Para evitarmos tal situação, é necessário buscar ao Reino de Deus em primeiro lugar, assim Ele reinará em nós, no lugar do nosso ego, e a Sua Vontade, será a nossa vontade. Assim sendo, oraremos antes de tomar alguma decisão e seremos guiados por Ele, desta forma não haverá erro. 

Confiar no Senhor, é saber que, ainda que tudo vai mal, ainda que saímos perdendo em determinada situação, ainda assim, não deu errado, porque não terminou, a última palavra é a de Deus. Nosso Deus é Bom, digno de toda honra e de toda glória, um exímio navegador do mar da vida, portanto, você pode errar, virar onde não era pra virar, parar no meio do caminho, que bastará você reconhece-lo em sua vida e Ele endireitará suas veredas . 

"Reconhece o SENHOR em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas" Prov. 3.6s 

Deus nunca te abandonou, se você não o reconhece em teu caminho, olhe com atenção, veja e peça para que Ele abra teus olhos, pois se algo não era de Deus e você não o recebeu, não foi uma perda ou derrota, mas, provavelmente foi um livramento. Certa vez um moça estava namorando um rapaz, ambos da casa do Senhor, então o rapaz a pediu em casamento e era algo que ela muito queria, mas pediu para o rapaz para orarem sobre aquilo, então pediu a Deus um sinal e este foi dado para que não aceitasse o pedido, ao dizer para o rapaz, o mesmo ficou indignado e terminou o namoro, não quis aguardar como a moça sugeria. A mesma entristeceu-se, ficou na dúvida se havia feito o certo. "E se foi coisa da minha mente?" dizia a moça. Poucos meses depois veio a notícia, o rapaz havia engravidado duas mulheres ao mesmo tempo, e se casou com uma terceira. Ficou mais que evidenciado que o "NÃO" de Deus fora para a livrar de dor, vergonha, decepção e sofrimento, que seriam muito maiores do que o término de um namoro.

"Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais Ele fará." Salmos 37:5


Muitas vezes entregamos nossa vida apenas no sentido de nossa fé e adoração, mas temos de entregar tudo para o Senhor. Entregar nosso caminho a Deus é permitir que Ele nos guie, que Sua Palavra seja lampadas para nossos pés, e que, assim como a moça do exemplo acima, suas escolhas e decisões sejam conduzidas por Ele. Vamos confiar, pois se Ele deu a vida de Seu Unigênito em seu lugar, é porque muito te ama e quer te poupar de sofrimentos e dores que não acrescentarão fé e crescimento.

Quando Cristo nos diz para sermos como crianças, entre alguns significados, podemos destacar que é a confiança que uma pequena criança tem em seu pai, e dorme em seu colo sem saber ou se preocupar onde o pai está a levando, porque ela sabe que, estando com seu pai, ele a protegerá, então pode descansar tranquilamente.

Vamos nos tornar como as crianças de bons pais, e descansar nos braços do Senhor, confiar que o mesmo nos guia para pastos verdejantes, pois além de Pai é nosso Pastor e nada nos faltará.


"e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus." Mateus 18:3

"E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida." Lucas 12:22


Melhore-se

domingo, 3 de novembro de 2019

Prosperidade à Luz da Bíblia

Muito se fala em "prosperidade", principalmente no meio do povo cristão, existem igrejas cuja base doutrinária é a "teoria da prosperidade". Ser próspero é algo divino, mas a prosperidade à luz da bíblia, tem um significado muito mais nobre que riquezas materiais. Segundo os dicionários, prosperar é: sentir-se realizado, criar um plano, executá-lo com eficácia e alcançar os objetivos. É crescer, evoluir, ser capaz de produzir riquezas.

Conforme o significado do dicionário, seja qual for o seu objetivo, alcançá-lo ou se aproximar dele, é prosperar. Já, para sermos prósperos em Deus, é necessário estar no centro da Sua vontade. 

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;" Salmos 127.1

O versículo acima, demonstra o quanto somos dependentes de Deus para prosperar no que buscamos. Mesmo aqueles que não o teme, nem o serve, e nem mesmo crê que Ele exista, aqueles que maquinam o mal, desejam riquezas corrompidas, só prosperam, se assim o Senhor lhes permitir. Isto se chama "vontade permissiva do Pai'. Porém, são falsas prosperidades e temporais. E para estes, cabe lermos o versículo abaixo: 

"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;"Apocalipse 3:17

Pensa ter algo, acredita que tem, acha que conquistou, mas na verdade, não possui nada. Pois, a vida não consiste nos bens que a pessoa possui na terra, mas na prática do bem para enriquecer o tesouro no céu.

 "E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui."Lucas 12:15

É fato que, alguns pregadores, usam a Palavra de forma que lhe convém, principalmente ao se tratar de "prosperidade", eles buscam versículos de prosperidade e os associam as coisas materiais. 

"Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis" 2 Crônicas 20:20

O versículo acima, muitas vezes é usado para angariar boas ofertas, pedem ofertas em dinheiro e dizem diretamente, ou nos levam a pensar que, a pessoa que contribuir vai receber em dinheiro e bens materiais como prosperidade por ouvir ao profeta. Mas, na verdade, este versículo diz respeito a ouvir aos profetas em tudo, porque Deus usa pessoas para nos alertar sobre escolhas erradas, perigos que possamos correr, para nos dar  palavras de exortação, e se nós ouvirmos à tudo isto, e praticarmos, seremos mais assertivos em nossas escolhas e então prosperaremos em nossos objetivos. 

Mas, vamos entender um pouco mais sobre a prosperidade, com base na bíblia que é a Palavra de Deus. 

No novo testamento, tempo onde nos é chegado o Reino de Deus, "prosperar" ou "enriquecer", está ligado a ganhar almas, permanecer na fé, evoluir e crescer espiritualmente. 
  • Enriquecer em boas obras: "Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;" 1Timóteo 6:18
  • Enriquecer em Deus, na Palavra e no Conhecimento: "Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento"1Coríntios 1:5 
  • Enriquecer na plenitude da inteligência: "Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo," Colossenses 2:2
Precisamos prosperar na fé, enriquecer no céu e ali termos um grande tesouro, pois, onde estiver nosso tesouro ali também estará nossos corações. (ref. Mat.6.21).

Todo cristão tem uma carreira a ser completada, nós somos chamados para combater o bom combate e vencermos o mundo. Nosso ofício é darmos testemunho do evangelho da Graça de Deus, sejam quais forem nossos dons, nosso ministério e até mesmo nossa “tribo” ou seja, nosso gosto pessoal, pois uns gostam de rock, outros de pregações com ministrações cheias de gritos e manifestações, enquanto outros são mais discretos e menos emotivos, tudo isto não importa, pois Deus nos criou com toda essa diversidade, mas uma única missão; “IDE por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).

O que falar sobre a carreira e prosperidade de João Batista? Uma coisa é certa, ele completou sua carreira, ele foi prospero.

"Mas João (batista), quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés."Atos 13:25

A carreira de João Batista era a de preparar o caminho do Senhor Jesus, proclamando que era chegado o Reino de Deus e pregando o batismo de arrependimento e fazendo discípulos. Jesus, Nosso Salvador, também veio com sua carreira a ser cumprida. Ele morreu por nós, venceu ao mundo, venceu a morte, proclamou o Reino de Deus, cumpriu o velho testamento, e foi o grande gerador de todo o novo testamento, porém há quem diga que Ele não prosperou, pois não teve coroa, não teve riquezas, nem fama como a de um Pop Star, ao contrário, Ele foi pobre, sofredor, sua fama o condenou a uma morte de cruz, foi humilhado e teria seu corpo jogado numa vala, se não fosse a intervenção de seu amigo José de Arimateia.

Com todos estes testemunhos, fica evidenciado, a luz da Bíblia, que prosperidade pouco tem a ver com dinheiro, mas com a carreira de cada um de nós.

"nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta," Hebreus 12:1

“Aos quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Senhores, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade;” Atos 19:25

"Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." Atos 20:24 (apóstolo Paulo)

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:21

Portanto, convido a todos irmãos de fé, a buscarmos juntamente, nossa prosperidade, buscarmos ressaltar os verdadeiros valores, a nos enriquecermos no céu e na boa obra, corrermos a nossa carreira e sobretudo, prosperar até o fim, para assentarmos com Cristo e com o Pai, em Seu trono de glória.


Melhore-se





domingo, 2 de junho de 2019

Acreditarão em Fábulas e não na Bíblia

"Desviarão os ouvidos da verdade e se aplicarão às fábulas" .2 Timóteo 4:4

A Verdade, é sempre a melhor escolha, ela liberta e transforma, mas raramente a buscamos. 

"conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. "- João 8:32. 

Imagem relacionadaAtravés da Verdade somos libertos das mentiras, sofismas, enganos, fortalezas demoníacas, laços e tudo que nos aprisiona. A pior das prisões é aquela que nos cega a alma, e portanto, não percebemos que estamos presos, ou que somos manipulados. 


"Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado." – João 8:34

Quando estamos aprisionados pelo pecado, não enxergamos, não temos ciência de que somos escravos, assim como um adicto (dependente em álcool e/ou drogas), só reconhece seu problema quando perdeu tudo (com raras exceções).  Assim nosso entendimento fica ofuscado, como se houvessem véus que tapam nossa visão. 

nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” 2 Cor.4.4

É muito comum ouvirmos pessoas dizerem que não conseguem ler a bíblia, pois lhe dá muito sono ou não entende nada. Inclusive há igrejas onde membros só usam a bíblia para ir a igreja e ler o que lá for lido. Isso limita demais sua visão, seu entendimento, e consequentemente, sua libertação. 

Alguns religiosos são cegos como Saulo de Tarso, ele amava tanto sua crença, se apegou tanto à ela, que isso impediu de enxergar que era Cristo o Jesus a qual tanto perseguia. E em uma de suas perseguições se encontrou com o Próprio o qual sua Luz, tão intensa, o cegou por completo (Atos 9). 
Já recebeu a luz do sol em seus olhos, vinda através do reflexo de um espelho? Eu já, e parecia cegueira total, era muita luz, meus olhos não estavam preparados. Assim foi com Saulo, que após este lindo e impactante encontro, teve finalmente o véu ,que já havia endurecido em sua visão, e parecia como escamas, retirados de seus olhos, passou a verdadeiramente ver e transformado foi em Paulo. 

"E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou de imediato a vista; e levantando-se, foi batizado" Atos 9.18

Algo superinteressante é saber que, a libertação através da Palavra não é necessariamente ler ou estudar sobre o tema que nos aprisiona, por exemplo: estudar sobre prostituição, adultério porque realizamos tais práticas. Isso é muito válido e necessário também, mas a Palavra é um bálsamo que por si só nos limpa e nos transforma por completo, quanto mais lemos, mais estudamos e principalmente praticamos, mais libertos seremos. Então se uma pessoa ligada à algum vício quer se libertar, ela estuda a Palavra como um todo, ela aprenderá tudo o que o Senhor Deus nos deixou por escrito, por testamento e buscará praticá-la, cada dia mais e mais, e então as mudanças ocorrerão, a transformação virá de dentro pra fora, já não será preso porque a Verdade, personificada na bíblica, mas que é o próprio Cristo, os libertará.

 "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim" João 14.6

Somos tão presos, temos tantas prisões que nem imaginamos, mas o segredo é andar por este Caminho, seguir os passos de Jesus, horas cairá, horas desanimará, mas se não desistir, então será um dos tais (assim eram chamados os seguidores de Cristo, ref. Marcos 14.69).


"mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo." Marcos 13.13

A humanidade precisa de um povo santo e fiel na terra, porque estamos entrando em tempos de trevas, onde o inimigo reina sobre grande parcela de vidas. Onde os seguidores de Satanás, são organizados, prudentes e firmes no proposito de preparar o caminho para o anticristo que está a porta. Onde está este povo? talvez sejamos nós, que aqui nos encontramos de alguma forma, as vezes em tempo quase real, as vezes muitos dias depois. Mas, se está lendo este texto, não tenha dúvida, você é um convocado do Senhor a tomar as armas espirituais, a se posicionar como cidadão do céu e resgatar vidas para aquele que entrou seu Filho Unigênito, para morrer, morte de cruz, vida de luta e ressurreição em Glória (muito desacreditada). 

Resultado de imagem para mas a quem enviareiTemos centenas de ativistas do inferno em todas as áreas, ceifando almas desde pequenas, transformando pais em carrascos, quebrando o que fora criado por Deus onde o homem é o protetor e a mulher a cuidadora, desvirtuando tudo o que Deus nos ensina, e investem alto nisso, dedicam tempo, dinheiro e se entregam totalmente para este fim. Mas, não são essas pessoas que são nossos inimigos, mas os poderios das trevas que reinam nelas, porque são  totalmente cegas, as vezes trocam sua alma eterna por um sucesso momentâneo. Falta-lhes a libertação através da Verdade. Mas, ainda assim, temos de vigiar, sermos sentinelas, proteger nossas crianças, orientar a todos, distribuir a Palavra que liberta, porque assim venceremos o mal. Cristo, conta conosco. Ele quer nos abençoar? sim. Benção materiais terrenas? talvez, isso dependerá do resultado que isto trará pra sua vida e as que dependem de você para serem salvas. A visão de Deus é infinitamente maior que a nossa, os melhores tesouros e sentimentos e alegrias que Ele tem pra nós, estão no céu, onde moraremos se crermos até o fim. Aqui na terra, é apenas uma fagulha de tempo que teremos na vida eterna. 

Abramos nossos olhos, deixemos que a Verdade nos cure de toda cegueira. Somos mais que vencedores em Cristo. Como ser mais que vencedor? Talvez pelo fato de um vencedor terreno ter apenas momentos de "vitórias", e nós alcançaremos a vitória eterna. 

"Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou" Romanos 8.37

É fato que mesmo com todas as provas reais de que Cristo dividiu a humanidade em dois tempos, Antes de Cristo e Depois de Cristo, mesmo com tantas provas, documentos, relatos, e muitos sinais e maravilhas que seguem aos cristãos, muitos preferem não crer. Escolhem viver na mentira, para seu deleite terreno e momentâneo, sem saber qual poderá ser seu fim. 

Na luz, ou na verdade, vem a tona tudo o que somos, nossas falhas e erros, e perceber que somos fracos, imperfeitos, nos faz sentirmos vulneráveis e expostos. Preferimos usar a máscara de "boa gente" e varrer para debaixo do tapete da vida, todos nossos pecados. Viver na ilusão de que tudo está certo e interpretarmos o papel de quem tem uma vida perfeita, é algo que nos agrada. 


Uma cena na ficção que ilustra bem isto é encontrada no filme Matrix, onde o personagem Cypher, é um tipo de Judas que, mesmo conhecendo a verdade, faz pacto com o inimigo para voltar a vida de mentira, e entrega seus parceiros para serem mortos. 

Em 2 Timóteo somos advertidos que nos últimos tempos, boa parte da humanidade escolherá crer em fábulas ao invés de conhecer a Verdade. Preferirão viver na ilusão, mentindo para si mesmas. Esse tempo chegou, temos um grande número de pessoas que vivem e creem em fábulas (mitos, fantasias, histórias não comprovadas, horóscopos, lendas, mitologias, entre outros). 

As vezes é uma escolha feita, pura e simplesmente, por ser mais fácil, é oferecido um falso alívio e falsas esperanças. Estas fábulas nos mostram caminhos "fáceis" para ter a consolação em nossos corações.  No momento da saudade, nos é oferecido, muitas vezes, conversas com alguém que partiu, ou ao menos, com alguém que diz ser o falecido. Para reduzir nossas ansiedades, são fornecidas as consultas e previsões do futuro ou do oculto. Preferimos crer que, o ente querido morto por afogamento, foi levado por uma "deusa" do mar, ao invés de crermos no que a bíblia diz, que o tempo de nossa morte é definido por Deus, e que é ordenado ao homem que viva uma vez apenas, e depois disto será o juízo final. 


Alguns buscam objetos que tragam algo desejado, como um amuleto, seja para sua proteção, prosperidade, milagre e outros motivos. Pedras, plantas, elementos da natureza, tornam-se armas de poder e proteção (seria muito bom e mágico algo assim, tão fácil e simples). Mas, ao escrever isto me lembrei do versículo que diz:

"Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que levam à perdição, e muitos são os que entram por esse caminho" Mat.7.13



Jogos que remetem a nós, e nossos filhos a assumirmos o papel de personagens de fábulas, inteligentes, mas perigosas para nosso subconsciente.  O famoso RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. Prende a mente e a vida da pessoa, que sempre desejará mais poder, mais conquistas, e se sentem naquele universo.  


Quem duvida, nos tempos atuais, do poder do subconsciente? estudos mostram que ali é nosso quartinho da bagunça, vamos depositando as coisas ali e as esquecemos. Em algum momento a porta se rompe e vem tudo a tona, mas quebrado, embaralhado e atormentador.  Ou, permanecem ali, para sempre, como as fortalezas demoníacas em nossas mentes. (leia: Batalha Espiritual - Fortalezas , neste blog). 

Aprendemos tantas fábulas em nossa vida, que mal damos conta que são fábulas. Arruda para benzer, vela pra trazer luz, imagens que representam santos (que morreram e não ressuscitaram, foram e são importantes no Reino do Céu, mas nenhum deles é o Caminho, nem a Verdade, e nem a Vida, e não nos levam ao Pai. Falar com eles é o mesmo que falar com mortos, o tempo da ressurreição plena ainda não chegou. Muitos textos bíblicos são distorcidos para fazer jus a intenção dos adoradores de imagens, mas são meias verdades, como as que Satanás usou para debater com Jesus Cristo no deserto (Mateus 4, Lucas 4-5, João 1.15). 

"E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.  Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus."   Mateus 4:6,7


Não quero afrontar a ninguém, eu mesma já busquei tudo o que se pode buscar para encontrar respostas, eu mesma invoquei mortos de inúmeras formas diferentes, imagens, roupas de pessoas falecidas, consultas a médiuns e outros. Não julgo, mas preciso dividir o que sinto ser fundamental que todos nós, desejosos de viver a Plenitude de Deus na Terra, precisamos saber, e tudo está na Bíblia. ‎Leia: Êxodo 20:3-6; Salmo 115:4-8 ;·1 João 5:21 · (algumas referencias, não todas)

O povo brasileiro tem várias outras fábulas, como as que gato preto dão azar, passar por debaixo de uma escada, comer lentilha no natal, guardar uma nota de um dólar na carteira, estatua de elefante com a traseira virada pra porta, etc. Tudo isto, também são fábulas.

Imagem relacionada
"Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade" 1 Timóteo 4:7
"Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade."Tito 1:14
"Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora."1 Timóteo 1:4
"Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade." 2 Pedro 1:16

Nos consolamos com fábulas e mentiras, tratamos nossas feridas de forma superficial e ariscada, pois uma ferida mal curada pode trazer várias complicações de saúde, gerando, inclusive, a morte (falo de forma espiritual, e falo não por crítica ou desrespeito, mas por vivência, eu passei por tudo isto).

Em contra partida está o caminho  da Verdade, Ele nos ensina a enfrentar a dor, compreender e aceitar as perdas, valorizarmos mais o espirito e a alma, que o corpo físico e a matéria. Temos de nos livrar de tudo, não carregar nada conosco, desapegar de tudo, somos obrigados a não carregar nada conosco, mas despojarmos de tudo para então, passarmos pela grande batalha, vencer com o Vencedor e triunfar, não aqui, mas na eternidade. 
 A Verdade é inesgotável, quanto mais buscar conhece-la, mas abertos teus olhos serão e entenderá cada vez mais e mais, infinitamente. Toda a Verdade, será revelada no juízo final, então todos os olhos verão e todos os lábios confessarão que Jesus Cristo é o Senhor. (Romanos 14;11).

Soldados, sois convocados, não por serem bons e perfeitos, mas loucos e fracos.

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;" 1 Coríntios 1:27 




Melhore-se, 




domingo, 20 de janeiro de 2019

O Tempo está se Acabando

"Tempo", não conseguimos controlá-lo, em um dia somos adolescentes, em outro somos idosos. "O homem é semelhante a um sopro; seus dias, como a sombra que passa." Salmo 144.4

A questão é que esquecemos, ou não priorizamos, aquilo que realmente tem valor. Enquanto dedicamos nosso tempo diário para trabalhar, pagar as contas e se manter, deixamos passar despercebido o verdadeiro significado da vida, "a escolha de onde passar a eternidade."


Neste curto período de tempo, perdemos tanto com nada, seguindo em frente, sem ao menos saber pra onde vamos, e quando finalmente nos damos conta, estamos há décadas rodando em círculo no meio do deserto, como o povo de Israel, após serem libertos da escravidão do Egito, ao invés de chegarem na terra prometida em 40 dias, levaram 40 anos. O que houve? Deus se atrasou? 

Não, Deus não se atrasou, a verdade é que este povo só saiu do Egito por causa do libertador Moisés, ele sim não se conformava com o que via, as vezes lutava da forma errada, pelo impulso (até cometeu um assassinato), mas mesmo sendo criado como um príncipe, possuía alma de guerreiro. Já o povo, aquela geração estava acomodada a uma vida de fazer o que lhes mandavam, de não lutar e apenas aceitar o que viesse sem luta. Muitas vezes somos assim, nos acostumamos às dificuldades, ou à determinadas situações e acabamos por não querer sair da zona de conforto, mesmo sendo uma situação de escravidão. Esta pode não ser uma escolha consciente, mas é uma escolha, e podemos até chamar de auto-sabotagem. 

Certa vez, Deus me mostrou em sonho, que o período de dificuldades que eu estava vivendo há anos, havia terminado. Em meu entendimento, os sonhos que eu tinha, que eram normalmente subindo ladeiras com buracos, pedras, pernas amarradas, e tudo isto significava as muitas dificuldades que eu vivia. Até, que, em sonho, eu chego ao fim da escalada, e no topo da montanha, uma rua muito bonita, agradável e com pessoas felizes e simpáticas, e no próprio sonho minha reação foi a de virar as costas pra benção. No sonho eu havia chego no topo da montanha e ali o terreno era plano, arborizado, refrescante e pessoas calmas e tranquilas circulavam por ali. Ao me deparar com tudo aquilo eu temi, meu temor era o desconhecido, então no sonho eu pensava que o caminho estava errado porque eu nunca havia estado ali e voltei pra trás. Acordei inconformada, porque eu não cri? porque não fiquei feliz de ter chego onde era o meu objetivo chegar? O desconhecido nos assusta, falamos da glória, da vida eterna, de morar no céu, mas atravessar a ponte (morrer fisicamente) nos assusta, porque nunca morremos. 

Aquele povo estava acostumado a trabalhar até adoecer e morrer em tenra idade, por falta de cuidados médicos, portanto, sofrimento não era problema. Mas, ter de depender de Deus, ao qual eles não tinham relacionamento, nem se quer ouviam Sua Voz, era desesperador. Isto era o desconhecido. Conseguiram sair do Egito porque não tiveram de lutar, quem lutou foi Deus por eles.

Há lutas que Deus luta por nós. "Nesta peleja, não tereis de pelejar"  2 Crônicas 20:17
"Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus." 2 Crônicas 20:15


Porém, ao chegar na terra prometida, ali a luta era do homem e não de Deus. A vitória era certa, mas o povo era quem teria de lutar. Porém o desconhecido, a falta de prática em lutas, a falta de armamento adequado, os intimidaram, não se sentiram preparados pra aquilo, então como dizem, nadaram e nadaram, mas morreram na praia. Auto-sabotagem. 

Mas, então podemos achar que Deus não cumpriu o que disse e voltou atrás com Sua Palavra. Só que não, Deus não voltou atrás com sua promessa, o povo herdou aquela terra, mas, aquele povo de alma escrava, teve de morrer primeiro, e a nova geração junto com Josué e Calebe (os remanescentes da antiga geração), entraram e conquistaram Canaã, a terra da promessa, que  é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo.

A promessa sempre é maior e melhor que podemos imaginar. Ali eles imaginavam uma cidade, mas hoje sabemos que é praticamente um continente. Cumprindo também a promessa à Abraão de ser pai de nações.

Portanto, Deus é Fiel, e havendo uma promessa, como a que temos, que Cristo buscará sua igreja, mesmo sendo algo nunca vivido, mesmo sendo aterrorizador imaginar que as pessoas simplesmente desaparecerão e que, se não estivermos prontos para viver o Novo de Deus, seremos deixados para trás. Deus cumprirá. Precisamos estar prontos, deixar nossas lamparinas com azeite, não deixar nada para depois, porque depois poderá ser tarde demais pra nós. Em Mateus 25 Jesus conta a parábola das 10 virgens, 5 se mantinham sempre prontas e as outras 5 dormiam. O Noivo veio e apenas as prudentes que estavam prontas entraram para as bodas. Então Jesus conclui a parábola com o versículo 13 que diz: "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir."

"Fé" é a palavra certa, "crer", "confiar", saber que a qualquer momento ou instante Cristo tocará a trombeta e temos de estar acordados, o tempo está acabando para nós. As catástrofes climáticas, as instabilidades das estações, Antártida derretendo, o efeito estufa, a camada de ozônio se desfazendo, o ser humano cada vez mais egoísta e maldoso. "Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo" (Mateus 24:12-13).


Se Ele garantiu a vitória, então a vitória é certa. Mas, o que cabe ao homem fazer, Deus não fará. Cabe ao homem a parte de tomar posse da benção.

Temos de escolher não fazer a vontade do nosso ego porque esta escolha nos fará passar a eternidade se arrependendo, mas, se escolhermos entregar  nossa vida à Cristo, abrindo mão de nossas vontades (do nosso ego) para fazer a vontade de Deus e viver Sua Vida, então teremos a vida eterna e rejubilaremos ao lado do Pai. Nosso andar hoje, determinará onde chegaremos amanhã. 

"Olhai, portanto, cuidadosamente como andais, não como tolos, mas como sábios, resgatando o tempo, porque os dias são maus" Efésios 5:15,16

O modo de vida da sociedade atual, "viver o hoje", nos rouba a percepção de tempo. Corremos tanto atrás de algo passageiro e se quer observamos que os sinais dos fins dos tempos, estão ai, cada vez mais claros, cada vez mais fortes, mas preferimos deixar para amanhã a entrega total à Cristo.

Vivemos tempos terríveis, pais contra filhos, filhos contra pais, noras contra sogras e tanta maldade no ser humano para com os mais inocentes e indefesos. Animais torturados por "diversão", crianças no auge de sua pureza tendo seus corpos violados e que, quando não as matam, as tornam escravas destas marcas na alma (pesquisas indicam que os abusos sexuais são realizados, na maioria das vezes, por adultos membros da família, como pai, padastro, irmãos, primos e tios, pessoas que deveriam proteger e amar suas crianças, as usam para desejos insanos, depravados e devastadores). Que tempo é esse? 

Este é o tempo próximo à volta de Cristo, tempos terríveis, mas, embora com dificuldades, com dores e lamurias, precisamos mais que nunca, ficarmos firmes. 

"Se o Senhor não abreviasse aqueles dias, ninguém seria salvo; mas por causa dos eleitos, que ele escolheu, os abreviou." Marcos 13:20

Não é a toa que temos a sensação que o tempo passa cada dia mais rápido, mas sim, porque nosso Pai amoroso e zeloso está abreviando este tempo para que sobrevivamos à ele. 

"Pois o Senhor cumprirá a sua palavra sobre a terra, consumando-a e abreviando-a;" Romanos 9:28


Deus não acaba com o planeta de uma só vez, porque quer que todos tenham as mesmas chances, todos tenham as mesmas oportunidades de reconhecer que é pecador, se arrepender e se entregar para Cristo, aceitando Seu sacrifício na cruz, por nós. E assim sermos salvos. Hoje vivemos tempos onde há muitas evidências que o fim está próximo e o mata ao lado classifica as regiões de maior risco de sofrer desastres climáticos.

O Brasil também é monitorado, e embora não esteja na faixa de muito alto o risco mundial, esta´como "baixo", porém isto, para nós, que vivemos neste pais pode ser considerado alto do ponto de vista pessoal. Para termos ideia da gravidade do aquecimento global (que não é mais uma previsão e sim um fato real que acontece e se intensifica a cada ano), o objetivo de todos os planos de ações 

"Desviarão os ouvidos da verdade e se aplicarão às fábulas" (existem diversos tipos) 2 Timóteo 4:4

"Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu". Lucas 21:11

"A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras".2 Tessalonicenses 2:9



Precisamos nos preparar, parar de fingir que não é de verdade ou que não será agora, Cristo está a caminho, temos de fazer nossa parte. Ir e pregar a Salvação, alertar que o tempo é chegado. 


Temos que, além de nos preparar espiritualmente e fisicamente também, o calor intenso, a falta de água, alimento, pessoas mais irritadas por causa do calor. Acidentes e desastres da natureza. Enfim, precisamos entender, que como cristão que somos, sofreremos todos os incômodos do inicio do fim, e nos prepararmos para não sermos deixados pra trás, mas sim, subirmos com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


                                                            IGREJA PERSEGUIDA 

Melhore-se sempre,

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Natal Roubado

"Natal", ao falarmos esta palavra, nossa mente nos arremete automaticamente num mundo de sonhos, famílias felizes e unidas, mesa farta, presentes, festas e todos se parabenizando e desejando um feliz natal. Para as crianças, "Natal" é "a festa do papai Noel". E pra você o que é o Natal? o que lhe vem à mente ao ouvir esta palavra?

Já para pessoas de religiões diversas, como os judeus e os muçulmanos, o dia 25 de dezembro é um dia comum. palavra "natalsignifica "do nascimento". Portanto, a igreja adotou esta data como representação do nascimento de Jesus, aquele que é, era e sempre será.

Se este dia (data exata) fosse importante para guardarmos, esta informação estaria em um dos evangelhos, ou ao menos, em algum dos 27 livros do novo testamento. Pra mim, é de suma importância saber que Jesus marcou a história de toda a humanidade, numa época sem globalização, internet e muito menos redes sociais, e por esta razão, estamos vivendo os últimos dias do ano 2018 DC (Depois de Cristo), já para aqueles que não têm Jesus como sendo o Cristo, já passaram do ano 5 mil, porém, precisam conviver com o calendário universal que é o cristão.

Então, se não foi uma ordem de Deus, se não havia necessidade de marcar esta data, se tínhamos tantas outras alternativas, e os estudiosos alegam uma grande possibilidade de Jesus ter  nascido em meados do mês de abril. então porque o dia 25 de dezembro?

A história nos revela que haviam muitas festas pagãs nesta época do ano. Em dezembro era comemorado o festival do Sol Invicto, uma espécie de comemoração ao ressurgimento do Sol após alguns  dias de longas noites. Também havia a Saturnália, que durava uma semana e servia para homenagear Saturno, senhor da agricultura. “O ponto inicial dessa comemoração eram os sacrifícios aos deuses. Enquanto isso, dentro das casas, todos se felicitavam, comiam e trocavam presentes. Já os gregos aproveitavam o solstício para cultuar Dionísio, o deus do vinho e da vida mansa, enquanto os egípcios relembravam a passagem do deus Osíris para o mundo dos mortosA comemoração em Roma, então, era só mais um reflexo de tudo isso. Cultuar Mitra, o deus da luz, no 25 de dezembro, 

Após séculos de perseguição, os cristãos passam a ter o direito à liberdade de culto. A religião cristã nasceu durante o Império Romano. Por séculos se expandiu, conquistando poder e grande número de adeptos. Em 313 obteve do governo romano o direito á liberdade de culto; em 391 foi transformada em religião oficial do império.a igreja cristã adotou a data como sendo o aniversário de Cristo, representando seu nascimento. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. A intenção era "roubar" a popularidade das festas daqueles dias, e fortalecer a igreja. Porém, não há relatos de como o povo reagiu a isto, afinal, foi imposto a sociedade. 

A verdade é que, mesmo com esta jogada política da igreja romana, o "natal" não ficou com Jesus, principalmente após a invenção do papai noel, realizada pela Coca-Cola. Com isto, a data que deveria ser em homenagem a Mitra, passou para Cristo que passou para Noel, e perdeu o sentido.

Tudo o que precisamos saber é que Cristo é Real, Vivo e há aproximadamente 2018 anos atrás morreu por nós, e hoje temos acesso ao Pai, porque o véu que separava já não separa mais. Ele é o Sol da Justiça


melhore-se